18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Trail Linhas de Torres - 23 Março

O “Trail Linhas de Torres” cumpre-se este sábado dia 23 de Março com partida no Convento Nacional de Mafra e termina em Torres Vedras na Expo Torres .
 
Este “Challenge” conta com um conjunto de provas de corrida de rail e em estrada, passando pelos concelhos que fazem parte da Rota Histórica das Linhas de Torres - Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
 
Os Atletas têm várias escolhas para participar na prova - 6k Caminhada Solidária, que tem início na Tapada Militar de Mafra; 10k Trail, em Torres Vedras; 42k Trail Maratona (Convento Nacional de Mafra – Ermida N.S. do Socorro – Expo Torres em Torres Vedras); e duas competições organizadas no âmbito do Desporto Militar: o Campeonato Nacional Militar de Trail e o CISM World Military Trail Championship.
 
Esta competição desportiva internacional coloca frente a frente as Seleções Nacionais Militares dos Países membros do CISM (Conseil International du Sport Militaire), do qual Portugal é membro desde 1956.
 
Presentes nesta competição além de Portugal estão atletas de Espanha, França, Chipre Reino Unido e Roménia.
 
Portugal está presente com equipas da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.
 
Participam nos 42K TRAIL MARATONA com o máximo de 3 atletas masculinos e 3 femininos em cada um dos seguintes escalões: Seniores (20 a 34 anos), Veteranos I (35 a 39 anos), Veteranos II (40 aos 44 anos), Veteranos III (45 a 49 anos), e, nos Veteranos IV (50 ou mais anos) -  www.turismomilitar.gov.pt 
 
Nesta edição de 2024, está também presente o Desporto Escolar com a participação de jovens alunos no 2k Trail Escolar, uma prova que se cumpre no Parque Verde da Várzea em Torres Vedras.
 
Na chegada ao Parque da Expo Torres há uma amostra do muito material militar utilizado pelas Forças Armadas lusas. Neste dia comemora-se também o Dia da Defesa Nacional.
 
Para os mais jovens está presente a Escola sobre Rodas que promove a prática do ciclismo de forma mais abrangente, nos diferentes aspetos em que contribui para o desenvolvimento harmonioso das comunidades escolares e, em particular, dos alunos.
 
PROGRAMA
8H30 - MARATONA TRAIL – DISTÂNCIA APROXINADA DE 47KMS
(PARTIDA NO CONVENTO NACIONAL DE MAFRA/ESCOLA DAS ARMAS DO EXÉRCITO/TAPADA NACIONAL DE MAFRA/FORTE DA ENXADA/ ERMIDA N. S. SOCORRO/CENTRO DO ZAMBUJAL/META EXPOTORRES)
9h30 – Caminhada - Partida e chegada no Convento Nacional de Mafra.
10h00 - Prova de PROVA DE CORRIDA 10kms maioritariamente por trilhos e estrada, na histórica rota das Linhas de Torres, com partida e chegada na ExpoTorres,
(numa extensão aproximada de 10 Km e um D+ de 187m.)
11h30 – Provas Jovens (DESPORTO ESCOLAR) – Partida e Chegada na Expotorres (até aos 16 anos)
 
A HISTÓRIA
“As Linhas de Torres Vedras foram um sistema militar defensivo, erguido a norte de Lisboa, entre 1809 e 1810. No mais profundo secretismo, o futuro duque de Wellington, traçou uma estratégia de defesa que consistiu em fortificar pontos colocados no topo de colinas, para controlar os caminhos de acesso à capital de Portugal, reforçando os obstáculos naturais do terreno. Este sistema, constituído por três linhas defensivas, estendia-se entre o oceano Atlântico e o rio Tejo, por mais de 85 km.
 
Quando concluído contava com 152 obras militares, armadas com 600 peças de artilharia e defendidas por cerca de 140 000 homens, tornando-se no sistema de defesa mais eficaz, mas também o mais barato da história militar.
 
Frente a elas decorreram, em outubro 1810, os combates de Sobral (12), Dois Portos (13) e de Seramena (14). Estes confrontos decisivos, entre as tropas francesas e o exército anglo-luso, foram também os mais curtos e menos sangrentos desde que o exército napoleónico invadiu Portugal.
 
Depois deles, as tropas de Napoleão perderam o ímpeto atacante, reconhecendo a intransponibilidade das Linhas de Torres Vedras enquanto aguardavam reabastecimentos e reforços que não apareceram, graças à ação de “guerrilha” portuguesa.
 
A 15 de novembro de 1810, o marechal Massena ordena a retirada das tropas francesas, tendo início a derrota de Napoleão Bonaparte, concretizada a 18 de junho de 1815 na batalha de Waterloo.
Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida confinado à ilha de Santa Helena e a Europa encetou um novo ciclo na História.”
Na apresentação da prova estiveram presentes as seguintes entidades: Laura Rodrigues presidente da Câmara de Torres Vedras, a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres, vice-presidente, Ana Umbelino; a DGE - José Carvalho; a Câmara Municipal de Mafra, chefe de Divisão do Desporto, Nuno Benedito; o Estado Maior General das Forças Armadas,  Brigadeiro General Francisco Duarte; a Federação Portuguesa de Atletismo, presidente, Jorge Vieira; a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, presidente Coronel José Nuno Santa Clara Gomes; e a Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, diretor geral, Vasco Hilário. Na sessão estava também presente António Teixeira Duarte, considerado o mentor do evento.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 11 de setembro de 2024 – 20:42:17

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...