13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Peneda-Gerês Trail Adventure

Peneda-Gerês Trail Adventure - mais que uma prova de trail, uma experiência de vida!

 

"Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles."

Miguel Torga

 

 

O Peneda-Gerês Trail Adventure® é um evento de Trail Running que se realiza por etapas num enquadramento paisagístico único – uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, naquele que é o único Parque Nacional do país (Parque Nacional da Peneda-Gerês - PNPG), também Reserva da Biosfera classificado pela Unesco em 2009, assumindo-se como um forte veículo de promoção do território além fronteiras.

 

É muito mais que uma prova de corrida em natureza, é uma experiência diferente, única e inesquecível para todos os participantes e respetivas famílias que encheram por completo a Vila do Gerês ao longo dos últimos 4 dias do evento para o fim de uma aventura de 8 dias que havia começado no dia 26 em Arcos de Valdevez com um Trail Solidário. Foram quase 2000 os participantes ao longo dos 8 dias de prova.

 

Sabendo-se que o PNPG abrange territórios de enorme riqueza e sensibilidade nos ecossistemas, os percursos foram pensados de forma a desfrutar, preservando; usufruir, optimizando. Os mesmos foram alvo de análise e autorização do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desta forma os atletas percorreram alguns dos trilhos mais espetaculares de Portugal.

 

O evento atravessou todo o território do Parque Nacional, nomeadamente os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, guiando os participantes por alguns dos mais belos e inóspitos recantos do Parque Nacional Peneda-Gerês…! Fauna, flora, gastronomia, artesanato, gentes, aldeias comunitárias, cultura, história, termas... um Mundo para descobrir e que o Peneda-Gerês Trail Adventure® quis dar a conhecer! Um pacote completo, difícil de explicar!

 

Foi, seguramente, mais do que uma semana de prova, foram umas “mini férias” completas com tudo o que o território tem para oferecer!

 

Nesta edição participaram atletas de cerca de duas dezenas de países, alguns tão distantes como Singapura, Chile, Estados Unidos, Canadá, Brasil, ou Cambodja, para citar apenas os países que saem da esfera do continente europeu.

 

Cerca de 40% dos participantes foram estrangeiros e mesmo antes da prova terminar estavam já inscritos para a edição de 2016 atletas de Espanha, Bélgica, Suécia, Brasil, Estados Unidos, Chile, África do Sul, Áustria e Alemanha, alguns deles atletas de renome mundial.

 

Além da presença dos melhores atletas nacionais, como Nuno Silva, Ester Alves, Lucinda Sousa, João Colaço, entre muitos outros, marcaram presença também alguns dos nomes mais consagrados, do panorama mundial. Para destacar apenas alguns (muito poucos) desses nomes:

 

 

Reino Unido

Danny Kendal (5º na MDS 2014, 8º na MDS 2015))

Robbie Britton (medalha de Bronze nos campeonatos do Mundo das 24 horas a correr - 2015)

 

Espanha

Iker Karrera (2º no UTMB 2014)

Samuel Obaya (4º no Desafiosomiedo 2014)

Santigo Obaya (5º na Transgrancanaria 2013)

Silvia Trigueros (Campeã Espanhola de Ultra Trail 2014)

Salvador Calvo (2º Tor de Geants 2010) – uma das maiores lendas vivas o trail mundial

 

França

Christophe Le Saux (3º no Tor des Géants 2014)

 (…)

A imprensa estrangeira também marcou presença, com jornalistas a chegarem dos Estados Unidos, Espanha, Chile, Alemanha e Singapura, estando no momento publicações internacionais a elaborarem artigos sobre a prova, de latitudes tão longínquas como a Austrália, África do Sul ou Honk Kong...

 

A prova permitiu viver e sentir o que de melhor tem a modalidade, o espírito de camaradagem e companheirismo! Nem a chuva intensa que se abateu sobre o Gerês nos últimos quatro dias de prova fez esmoreceu o sentimento dos atletas que vibravam a cada etapa. A promessa do regresso em 2016 parecia palavra de ordem! Viveram-se momentos inesquecíveis, e formou-se uma grande família!

 

Na prova de 8 dias com 8 etapas e 280 km’s, venceu Amândio Antunes com 28:00:21 seguido do Chileno Moises Jimenez Leon com 28:29:24. IVÁN BATOR, de Andorra, completaria o pódio com 29:41:07. Brenda Williams do Canada seria a grande vencedora no setor feminino.

 

Por equipa, os espanhóis Santi Obaya e Samu Obaya da Race Land venceram com 29:15:28. Christophe le saux e Christophe Erceau  da Waa Team foram segundos com 29:59:58. Em terceiro lugar ficaria uma equipa luso-brasileira, com Rodrigo Souza e Pedro Conde com 35:33:17.

Na prova de 4 dias e 4 etapas, com 130 km’s, o basco Iker Karrera da Salomon Internacional venceu de forma inequívoca todas as etapas, totalizando 11:59:05. O vice-campeão nacional de Ultra Trail, Nuno Silva com 12:15:34 seria segundo, e o espanhol Manuel Sanchez-Capitan da  Mammut España com 12:59:48 fecharia o pódio da classificação individual.  No sector feminino Célia Sampaio e a Brasileira Carla Carvalho, foram as duas primeiras classificadas.

 

Por equipas Ricardo Silva e Jérôme Rodrigues da Edv-viana trail / Sistemas Eléctricos Seixo venceriam com 13:19:32, seguidos dos espanhóis PEPE SANTAMARIA MUÑOZ e SERGIO ESPIGA GOMEZ da equipa Burgos on fire. Telmo Veloso e Daniel Calleja formaram uma equipa ibérica, Unidos pelas 100 milhas, que ocuparia a terceira posição com 15:05:18.

 

Silvia Trigueros (campeã Espanhola de ultra trail) com Oscar de Nanclares (equipa Race Land) venceriam em equipa mistas, e as Manas Vieiras (Elisabete e Marisa Vieira) e sairiam vencedoras em equipas femininas.

 

Na prova de 4 dias com 70 km’s, a vitória masculina foi para o francês Philippe Linger, e no sector feminino para a campeã nacional de ultra trail, Ester Alves. No total dos pódios de todas as provas, 50% dos lugares foram para atletas nacionais, e os restantes para atletas estrangeiros.

 

Neste momento os vídeos da prova contam com mais de 180 000 visualizações, apenas uma semana após o seu término, e as inscrições para a prova de 8 dias, e de 5 dias em 2016, não param de chegar. As inscrições para a prova de 3 dias, abrem em breve!

 

Peneda-Gerês Trail Adventure, muito mais que uma prova de trail, a prova que conjuga fauna, flora, gastronomia, artesanato, gentes, aldeias comunitárias, cultura, história, termas... um Mundo para descobrir e que o Peneda-Gerês Trail Adventure® deu a conhecer! Um pacote completo, difícil de explicar!

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 19 de junho de 2019 – 08:54:47

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...