18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Proeza de Gustavo Menezes em filme raro de automobilismo

No Bahrein, palco da última ronda do Campeonato do Mundo de Resistência FIA 2022, a PEUGEOT produziu um vídeo que teve como protagonista Gustavo Menezes, piloto do Team Peugeot TotalEnergies, numa acrobacia que sublinha o seu novo slogan, “Allure Born to Race”. Bem acima do solo do Circuito Internacional do Bahrein, o piloto americano saltou de para-quedas de um helicóptero da Polícia Aérea do Ministério do Interior do Bahrein, para logo aterrar na pista e arrancar ao volante do 9X8 Hypercar da PEUGEOT.

 

A operação permitiu que Menezes abraçasse as suas duas paixões, o automobilismo e o para-quedismo. "Quando fazes o que amas, nada te pode conter!", exultou.

 

Durante o salto, Jokke Sommer, verdadeira lenda dos céus, captou estas extraordinárias imagens. "O Jokke é um bom amigo e um verdadeiro profissional, capaz de fazer saltos loucos que eu nunca tentaria, e tenho o maior respeito pelo que ele faz. É um dos melhores, por isso foi um verdadeiro privilégio poder saltar com ele", refere Menezes, piloto profissional de corridas, que compete no 9X8 #94 do Team Peugeot TotalEnergies, e que tem uma licença de para-quedismo, passatempo espetacular que Menezes partilha e divulga.

 

Gustavo, quando começaste a fazer para-quedismo?

"Há uns anos, lembro-me de ter ficado impressionado por alguns vídeos que vi sobre para-quedismo e fiquei com imensa vontade de experimentar. Desde o meu primeiro salto em 2019 tive a sorte de aprender com alguns dos melhores instrutores nesta área. Viajei por todo o mundo e fiz para-quedismo em lugares incríveis. Adoro a sensação de saltar, que é semelhante à sensação que tenho quando arranco para uma volta de qualificação no 9X8."

Como piloto de corridas, o teu objetivo é naturalmente vencer. Qual é o teu objetivo no para-quedismo?

"Na minha vida profissional, sim, a minha motivação é obviamente sempre ganhar. É simultaneamente um objetivo e um prazer quando o consigo. Quando salto, o meu momento favorito é a saída do avião ou do helicóptero. Quando salto, deixo tudo o resto para trás. É exatamente a mesma sensação e a mesma adrenalina quando arranco das boxes para a pista no 9X8, na qualificação, onde só importa a velocidade pura. Estamos completamente focados nesse único objetivo, explorando todo o potencial do carro para desbloquear cada milésimo de segundo. São realmente sensações muito semelhantes. A grande diferença no meu caso é que quando estou no carro estou a competir e quando faço para-quedismo é prazer em estado puro. Quando saltas com amigos tens uma visão daquilo que queres fazer durante o salto, e quando o consegues é muito gratificante."

 

Um piloto de corridas precisa, claramente, de treinar, mas como se prepara para um salto?

"Como farias para qualquer atividade desportiva, tens aulas que te permitem progredir passo a passo. Aprende-se sobre o vento, a abertura do para-quedas, como se posiciona o corpo e como voar. Pratica-se num túnel de vento antes do primeiro salto real, sozinho, mas ligado a um instrutor através de um rádio no capacete que te guia através de aspetos como a altitude, os ângulos que deves tomar ou o momento de abrir o para-quedas."

 

Quanto tempo dura um salto e o que é mais rápido, a queda livre ou a aceleração do 9X8?

"A aceleração do 9X8 e a velocidade quando se está em queda livre são, na verdade, bastante semelhantes, e atinge-se quase a mesma velocidade máxima. A duração depende da altitude, que determina quanto tempo se tem entre deixar o avião e abrir o para-quedas. Pode variar de 30 segundos até um minuto. O salto em si exige uma concentração intensa, mas quando o para-quedas se abre, de repente, tudo se torna muito mais suave. Podemos ver a vista e tudo o que nos rodeia enquanto flutuamos serenamente em direção ao solo."

 

É fácil encontrar os limites?

"Como desportista estás sempre a explorar os limites. Tenta-se atingir o máximo roçando os limites, a marca dos melhores. Esta acrobacia prova que quando gostamos do que fazemos, tudo é possível..."

 

Para a PEUGEOT, Gustavo Menezes personifica, na perfeição, os valores-chave tanto da marca como dos seus clientes: a emoção e a excelência, aliadas ao desejo de acrescentar um pouco de emoção ao quotidiano.

Phil York, Responsável de Marketing e Comunicação da PEUGEOT, referiu: "Quando ouvi falar desta proeza pela primeira vez, devo admitir que pensei ser uma ideia um pouco louca, um dos nossos pilotos saltar de um helicóptero e aterrar numa pista de corrida, mas também a adorei desde o primeiro momento! O filme demonstra como a Emoção é muito mais do que apenas uma palavra para a PEUGEOT, é inerente ao ADN da marca. Queremos ultrapassar os limites e ir um pouco mais longe, mas divertindo-nos sempre, e foi precisamente isso que conseguimos com este filme raro de automobilismo. O nosso PEUGEOT 9X8 Hypercar reflete completamente a nossa filosofia “Allure Born to Race”. Agradeço ao Gustavo Menezes por este feito maravilhoso, que representa perfeitamente esta mistura de excitação e sedução."

 

Para realizar esta proeza com sucesso foi necessário o apoio e a assistência do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, do Circuito Internacional do Bahrein, Polícia Aérea do Ministério do Interior do Bahrein, do Major Abdulla Alabsi e de Jokke Sommer. Sem eles, nada disto teria sido possível. A PEUGEOT e o Team Peugeot TotalEnergies apresentam a sua sincera gratidão a todos eles.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 04:06:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...