18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Citroën C3 R5 causa sensação no Rali do Var

 

 

Evoluindo nos troços do Rali do Var, última prova do Campeonato de França de Ralis, o novo Citroën C3 R5 atraiu sobre si todas as atenções.

Aos seus comandos, Yoann Bonato e Benjamin Boulloud aproveitaram a totalidade das 3 etapas da prova para dar continuidade aos testes de desenvolvimento.

 

 

Após diferentes sessões de testes realizadas em pisos de asfalto e em terra, o Citroën C3 R5 fez a sua primeira aparição pública abrindo os troços do Rali do Var, prova pontuável para o campeonato francês da modalidade. Tendo-se já sagrado Campeões de França, após alcançarem quatro vitórias aos comandos de um DS 3 R5, Yoann Bonato e Benjamin Boulloud comemoraram os seus títulos estreando o novo produto da competição cliente da Citroën Racing.

 

 

Na rampa de partida, ao longo das especiais ou no Parque de Assistência, o novo Citroën C3 R5 esteve no centro das atenções, sendo bastante aplaudido pelo público, seduzido por sua inovadora decoração, bem como e em especial, pelos profissionais dos ralis – entre preparadores, pilotos, navegadores e jornalistas – que se aglomeravam para ver em detalhe a nova proposta da Citroën Racing para a categoria R5.

 

Tecnicamente, o C3 R5 viu-se dotado, pela primeira vez, do comando de transmissão manual, imposto por uma recente mudança no regulamento, novidade que satisfez Yohann Bonato, permitindo-lhe terminar as 14 classificativas da prova sem registar o menor problema.

 

Após esta bem sucedida participação, o trabalho de desenvolvimento de engenheiros e pilotos irá continuar com novas sessões de testes, destinadas a apurar a sua fiabilidade e performance, antes da submissão do modelo ao processo de homologação da FIA.

 

 

 

O QUE ELES DISSERAM

 

Yves Matton, Diretor da Citroën Racing: “Após a excelente temporada que fez no Campeonato de França era lógico que Yoann Bonato estivesse ao volante do R5 C3 nesta sua primeira aparição pública. Trocando-se a habitual 'camuflagem' por uma decoração que enfatizou o design do carro, desencadeamos uma onda de entusiasmo entre o público, bem como entre os muitos potenciais clientes, que se mostraram muito interessados neste produto. Estes três dias de testes em grande escala ajudaram a confirmar os ensinamentos obtidos nos anteriores testes de desenvolvimento, alcançando-se um novo e importante patamar. A equipe técnica irá, agora, continuar a trabalhar na mesma direção, para que possamos propor um produto totalmente à medida dos nossos clientes.”

 

Pierre Budar, Diretor de Desenvolvimento de Veículos Competição-Cliente: “Para além do interesse suscitado junto do público e entre a comunidade do automobilismo, esta participação no Rali de Var trouxe-nos uma enorme satisfação em termos técnicos. Sem encontrar problemas de fiabilidade, fomos capazes de trabalhar com serenidade em diferentes configurações, adaptando o carro aos diferentes tipos de estrada, umas vezes suaves, outras muito acidentadas. A variedade de condições e as situações específicas da competição permitiram-nos testar e também validar os vários pontos com uma determinada certeza. O primeiro vislumbre do seu nível de performance, em comparação com os outros modelos da categoria R5, também é positivo.

 

Yoann Bonato: “Não tivemos qualquer pressão da concorrência, pelo que nos divertimos muito ao volante do Citroën C3 R5 no fim de semana. O produto já se encontra muito desenvolvido e a variedade de estradas do Rali do Var permitiu-nos experimentar diferentes regulações. O carro responde de modo consistente às alterações feitas, um ponto muito importante num produto de competição cliente. Estou muito orgulhoso ter sido escolhido pela Citroën Racing para esta operação e estou ansioso por ver o C3 R5 nos próximos testes".

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 17:10:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...