14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Citroën Racing no Rally Italia Sardegna (Dia 3) - Ostberg na luta pelo 4º lugar

 

Com Mats Østberg/Torstein Eriksen empenhados numa renhida luta pelos lugares cimeiros, Craig Breen/Scott Martin, prejudicados pelo facto de terem sido os segundos a sair, ontem, para a estrada, focaram-se em reforçar a sua experiência e subiram ao sexto posto.

 

Depois da chuva intensa da véspera, o sol voltou ontem a brilhar nos céus da Sardenha. Embora algumas secções estivessem ainda enlameadas, as condições normais mantiveram-se durante grande parte das sete Especiais do dia, a etapa mais longa do rali. De facto, à medida que os carros iam passando pelos troços, foi muita a poeira que ficou a pairar no ar durante bastante tempo. Isto foi uma indicação de que as estradas estavam a ficar limpas e que os níveis de aderência iam melhor gradualmente consoante os pilotos saiam para a estrada.

 

Arrancando da segunda posição na ordem de partida, Craig Breen tinha, por isso, poucas esperanças de se bater com os pilotos melhor colocados. Mesmo assim, soube aproveitar a oportunidade para reforçar o seu conhecimento de um evento no qual participa apenas pela segunda vez ao volante de um WRC. Breen encerrou o dia com a conquista de um lugar acima na classificação, posicionando-se agora em sexto à Geral.

 

Ligeiramente menos prejudicado pelo seu lugar na ordem de partida (quarto), Mads Ostberg foi um dos protagonistas do dia ao bater-se fortemente pelo quarto posto, com escassos segundos a separá-lo do seu rival mais direto. Embora tenha inicialmente dilatado a sua vantagem face ao sexto classificado (de 3,2 para 5,5 segundos), Ostberg acabou por ser ultrapassado e viu-se confrontado com uma diferença de 4,9 segundos em relação ao seu adversário. Contudo, o norueguês recusou-se a perder esta batalha e recuperou tempo, ficando a apenas 2,1 segundos do seu rival direto. E conseguiu este feito apesar de ter o carro mais pesado, pois optou por jogar pelo seguro e levou dois pneus suplentes para as passagens da tarde, o que não é nada fácil nos troços tão apertadas e sinuosas como os que hoje foram percorridos na Sardenha. O facto de Ostberg ter conseguido aproximar-se do seu rival deixa antever que ele será um dos pilotos a ter em conta na última Etapa, principalmente porque uma desistência num dos lugares mais acima significaque a luta é agora pelo quarto lugar.

 

A última Etapa de hoje, domingo, leva as equipas a cumprir apenas 42,04 km cronometrados (em quatro Especiais), mas é mais que certo que será tudo disputado ao milésimo de segundo…

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

Pierre Budar, Diretor de Equipa da Citroën Racing: "Com a sua posição na ordem de saída para estrada, o Craig não podia realmente ter esperanças em subir na classificação, mas fez o que tinha o fazer e trouxe o C3 WRC intacto até à Assistência, e, além disso, recolheu uma boa dose de experiência para o futuro. Quanto ao Mads, bateu-se firme e incansavelmente pelo quinto lugar e conseguiu mesmo aguentar essa posição apesar de estar em clara desvantagem ao ter optado deliberadamente, e ao contrário do seu rival, por levar mais um pneu suplente para a segunda passagem."

 

 

Craig Breen: “Apesar das desvantagens do nosso lugar na ordem de partida, alguns dos nossos tempos foram bem encorajadores, mas depois partimos o apoio da barra estabilizadora, o que nos tornou mais lentos ao passar nos sulcos durante as duas longas Especiais da tarde.

 

 

Mats Ostberg: “Embora tenhamos jogado pelo seguro durante a tarde ao levarmos dois pneus suplentes, conseguimos mantermo-nos na luta por um bom lugar no final do Etapa. Gostei imenso do dia de hoje, com o tempo a mostrar-se normal, mais parecido com aquilo que esperávamos neste rali. Amanhã, domingo, tudo aponta para ser mais um dia excitante e intenso, e estou ansioso por voltar à luta!”

 

RALLY ITALIA SARDEGNA 2018

CLASSIFICAÇÃO NO FINAL DO DIA 3

1. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 3:02:16.9

2. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +3.9

3. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) + 54.2

4. Paddon / Marshall (Hyundai i20 WRC) + 2:01.8

5. Ostberg / Eriksen (Citroën C3 WRC) + 2:03.9

6. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) + 3:13.6

7. Kopecky / Dresler (Skoda Fabia R5) + 10:41.4

8. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) + 12:27.4

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 7 de dezembro de 2019 – 17:23:31

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...