13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Citroën Racing no Rali da Catalunha/Espanha - Dia 3: Sébastien Loeb como nos velhos tempos

 

Sébastien Loeb e Daniel Elena realizaram hoje mais uma magnífica exibição, fazendo esquecer a sua falta de experiência em asfalto molhado, nos últimos tempos. A dupla manteve-se firme na luta pelos lugares do pódio. Craig Breen e Scott Martin terminaram o dia na nona posição, com tempo perdido devido a dois piões. Quanto a Khalid Al Qassimi e Chris Patterson, encerraram a jornada em 19º, tendo-se focado em melhorar o seu rendimento em piso molhado.

 

Embora seja habitual haver diferenças de tempo muito pequenas nas Especiais em asfalto na Catalunha, as previsões de chuva para a segunda Etapa disputada hoje (121,80 km em sete Especiais), indicava às equipas que teriam pela frente um dia recheado de incidentes, em que a escolha de pneus podia ser decisiva.

 

Ausente de um rali “à chuva” há cinco anos, Sébastien Loeb começou por recorrer à sua vasta experiência durante a manhã para voltar a habituar-se às condições, embora sem dispor do set-up  de pneus ideal (cinco Michelin slick macios). Uma vez à vontade na condução, o nónuplo Campeão Mundial de Ralis decidiu manter a mesma escolha de pneus durante a parte da tarde, apesar de o estado das estradas variar entre pisos húmidos, piso escorregadios

e pisos totalmente ensopados. Uma vez mais, Loeb mostrou a sua incrível capacidade de adaptação a todo o tipo de condições! “Seb” ascendeu ao terceiro lugar graças à vitória na ES12 (21,26 km), com a luta pelo título a decorrer à sua volta, e terminou o dia a apenas 3,3 segundos do segundo classificado, e a 8,0 segundos do líder, com a última Etapa já no horizonte.

 

Começando bem a primeira Especial do dia, tendo em conta que as parcas diferenças de tempo entre os concorrentes não são para ignorar, Craig Breen acabou, infelizmente, por danificar o seu spoiler num pião, o que o impediu, na Especial seguinte, de demonstrar todas as suas capacidades. Depois de ter sido mais rápido do que o seu colega de equipa na primeira Especial da tarde, dando indicações de que estava a caminho de recuperar algum terreno perdido, o irlandês fez outro pião (ES12), o que atirou para o 9º lugar no final do segundo dia de prova.

 

Pouco familiarizado com condições traiçoeiras e de baixa aderência, raramente presentes durante as suas anteriores participações no asfalto da Catalunha, Khalid Al Qassimi concentrou-se em manter-se afastado de problemas e adquirir mais experiência, terminando a Etapa no 19º lugar.

 

Com pouco mais de 12 segundos a separar os cinco primeiros classificados, a última Etapa de amanhã – também disputada em asfalto, mas em estradas mais estreias e sinuosas – promete altas emoções para a fase final do evento. O último dia consta de quatro Especiais disputadas ao longo de 61,70 km, com as previsões meteorológicas a apontar para tempo instável …

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

Pierre Budar: "Embora o seu talento e o seu incrível currículo não sejam novidade para nós, o Sébastien consegue sempre surpreender-nos, tanto pela sua capacidade de adaptação às condições como de análise dos níveis de aderência! Hoje, o ‘Seb’ voltou a realizar uma excelente exibição, e amanhã penso que ele vai manter o mesmo empenho. O Craig também mostrou um belo andamento, dando mais provas da competitividade do nosso C3 WRC, mas foi apanhado duas vezes pelas condições meteorológicas, que foram hoje muito difíceis. "

 

 

Sébastien Loeb: "Naturalmente, estou muito satisfeitos com o meu dia, embora tenha sido desgastante e complicado porque todos estávamos a contar que as estradas fossem secando mais. Mas estou satisfeito com a minha condução, apesar de, da parte da manhã, ter precisado de algum tempo para recuperar o meu ritmo. Dei o meu máximo durante toda a Etapa, sem cometer erros apesar das condições muito difíceis. Continuamos no grupo da frente e isso é o mais importante. Vamos continuar ao ataque porque as diferenças de tempo nos lugares cimeiros são muito curtas, e tudo pode acontecer."

 

 

Craig Breen: "O dia não correu como esperávamos, embora o andamento estivesse todo lá. Infelizmente, os nossos dois piões custaram-nos bastante carro. Amanhã, vou dar tudo para tentar chegar ao fim numa nota positiva."

 

 

Kalid Al Qassimi: "De manhã, foi muito difícil conduzir em piso molhado com pneus ‘slick’ macios. Na parte da tarde, senti mais confiança com os pneus de chuva, muito embora a lama que aparecia de vez em quando não tenha facilitado a vida. Estou satisfeito por não cometido quaisquer erros hoje, e aprendi bastante durante todo o dia."

 

RALI DE ESPANHA CATALUNHA 2018 - CLASSIFICAÇÃO DA 2ª ETAPA

1. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) 2:35:01.8

2. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +4.7

3. Loeb / Elena (Citroën C3 WRC) +8.0

4. Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) +9.8

5. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +12.7

6. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +16.5

7. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) +46.5

8. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +1:00.7

9. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) +1:37.9

10. Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +2:07.3

19. Al Qassimi / Patterson (Citroën C3 WRC) +17:52.6

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 26 de maio de 2019 – 17:56:54

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...