13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

GT4 South European Series - Lutas intensas marcam qualificações

 

Realizaram-se hoje as qualificações para a corridas da ronda do Circuit de Jarama, Espanha, das GT4 South European Series, tendo a luta pelas pole-positions sido intensa, evidenciando a competitividade da competição.
 
O histórico traçado situado nos arredores de Madrid foi o palco de grandes lutas ao longo de mais de cinquenta anos e prevê-se que este ano, no regresso das grandes provas internacionais de GT, se volte a assistir a batalhas épicas.
 
Qualificação 1


A primeira qualificação do fim-de-semana, disputada pelos pilotos menos categorizados e que forma a grelha de partida para a corrida de abertura do programa, foi extremamente competitiva, tendo os cinco primeiros ficado separados por menos de um segundo e todas as classes ficado representadas.

 


 
Mariano Pires, que se estreia nas GT4 South European Series, esteve em excelente plano aos comandos do Ginetta G55 GT4 da ABM Grand Prix inscrito na Pro-Am Cup, terminando a sessão na pole-position com uma vantagem de apenas 0,137s para o segundo classificado.
 
Marmaduke Hall foi também uma das vedetas da sessão, conseguindo elevar o Ginetta G50 GT4 da Tockwith Motorsport ao segundo posto, o que lhe permitiu assegurar a melhor marca entre os concorrentes da concorrida GTC.
 
O jovem inglês sofreu forte oposição de Kosta Kanaroglou que esteve na luta pelo melhor registo entre os carros da anterior geração. O grego da E2P, também em Ginetta G50 GT4, mostrou uma rapidez notável, ficando a apenas três décimos de segundo do jovem da Tockwith Motorsport.
 
Os pilotos da E2P estiveram em muito bom plano, uma vez que Javier Escobar, no segundo Ginetta G50 GT4 da equipa, realizou o quinto posto da geral e o terceiro da GTC, ficando a menos de três décimos de segundo do seu colega.
 


Pelo meio ficou o mais forte da Am Cup – CO Jones. O inglês mostrou que o novo Aston Martin Vantage GT4 da Team Virage é uma máquina poderosa, tendo alcançado o quarto posto da geral a menos de um segundo do tempo da pole-position.
 
Jon Aizpurua, por seu lado, não teve uma sessão isenta de problemas, tendo sofrido uma ligeira saída de pista com a novíssima máquina da Team Virage, ainda que sem consequências de maior. O austríaco acabou no sexto posto, terceiro entre os concorrentes da Pro-Am Cup.
 
Mais difícil foi a qualificação do Ginetta G55 GT4 da NM Racing, uma vez que o carro britânico demonstrou algumas questões técnicas durante os treinos-livres, deixando os seus pilotos sem tempo para se ambientarem à sua montada em Jarama. A. Martín terminou a qualificação no sétimo lugar, segundo entre os pilotos inscritos em Am, batendo Juan Reina Martin, no Ginetta G50 GT4 da Plemar Sport inscrito na GTC.
 
Qualificação 2


Se a primeira qualificação foi disputada, na segunda assistiu-se a uma luta acirrada pela pole-position, tendo diversos carros passado pelo topo da tabela de tempos.
 
César Machado, Edward Moore e Nicholas Silva foram os grandes protagonistas, tendo todos eles chegado a estar em primeiro lugar. No final o americano do Aston Martin Vantage GT4 da Team Virage levou a melhor, batendo o português, Ginetta G55 GT4 da ABM Grand Prix, por menos de três décimos de segundo.

 


 
Edward Moore voltaria a colocar o Ginetta G50 GT4 da Tockwith Motorsport entre os melhores da GTC, repetindo o feito do seu colega de equipa na primeira qualificação.
 
Entre os Am verificou-se exactamente o mesmo, com Peter Peters a reflectir o feito do seu colega, elevando o Aston Martin Vantage GT4 #15 até ao quarto lugar da geral, melhor da Am Cup, ao perder apenas sete décimos de segundo para o melhor tempo da sessão.
 
Os homens da E2P ficaram nas posições seguintes, tendo Kosta Kanaroglou colocado o seu Ginetta G50 GT4 da classe GTC à frente do carro semelhante de Javier Escobar.
 
O ritmo do Ginetta G55 GT4 da NM Racing subiu na segunda qualificação, o que, porém, não representou uma subida na tabela de tempos. Jorge Cabezas acabou por ficar no sétimo posto, superiorizando-se ao Ginetta G50 GT4 Plemar Sport inscrito na classe GTC, que desta feita foi pilotado por Lorenzo López.
 
Miguel Cristóvão e Francisco Abreu, que foram os mais rápidos na primeira sessão de treinos-livres, viram-se impossibilitados de participar na qualificação, dado o Mercedes-AMG GT4 da Veloso Motorsport ter sofrido problemas no volante do motor após a primeira sessão de treinos-livres. Contudo, os homens da equipa portuguesa contam disputar as corridas de amanhã.
 
O KTM X-Bow da 2TYM Racing depois de participar em ambas os treinos-livres, não tomou parte em nenhuma das qualificações
 
A primeira corrida de amanhã terá o seu início às 11h30 e a segunda às 16h15, Hora de Portugal Continental. Ambas terão a duração de cinquenta minutos e poderão ser seguidas em directo através do Porto Canal e da página oficial de Facebook das GT4 South European Series.
 
Declarações


Qualificação 1 – Mariano Pires (1º classe Pro-Am)
Foi uma boa qualificação! É a minha primeira prova de GT4 e fazer a pole-position é algo muito importante, dado que não tenho muita experiência de corridas de carros. Saímos de primeiro para a primeira corrida de amanhã e vamos tentar vencer.
 
Qualificação 1 - Marmaduke Hall (1º classe GTC)
Estou muito satisfeito! Fui o segundo mais rápido da geral e o Edward o terceiro, portanto, só temos motivos para estar satisfeitos. De manhã só tivemos meia hora de pista cada um, dado que o motor estava a falhar, mas estamos muito satisfeitos.
 
Qualificação 2 – Nicholas Silva (1º Classe Pro-Am)
Foi fantástico! O carro estava fabuloso a fazer exactamente o que lhe pedia. Tivemos de recuperar de uma ligeira saída de pista na primeira qualificação e a equipa foi extraordinária. Penso que sem o seu trabalho, não teríamos participado na segunda. Acabou tudo por correr bem e, sem o esforço da equipa, não teríamos a pole-position.

 
Qualificação 2 – Edward Moore (1º Classe GTC)
Foi muito bom! É um circuito difícil de manhã tivemos pouco tempo de pista e isso não nos ajudou. Mas estamos satisfeitos e vamos ver como corre amanhã”.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2019 – 20:46:55

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...