GT4 South European Series - Corridas quentes e vencedores diferentes

 

Disputaram-se hoje as corridas da etapa do Circuit del Jarama das GT4 South European Series, a segunda da temporada, e, após muita emotividade, Mariano Pires / César Machado e Miguel Cristóvão / Francisco Abreu dividiram os triunfos.
 
Foi sob um sol glorioso e frente a muito público, mais de dez mil pessoas, que os concorrentes da competição organizada pela Race Ready com o apoio do SRO Motorsport Group disputaram as corridas da ronda do traçado situado nos arredores de Madrid.
 
Corrida 1 – Defesa até à última volta


A primeira linha da grelha de partida para a corrida de abertura do fim-de-semana era dividida por Mariano Pires, o mais rápido da Pro-Am Cup, e Marmaduke Hall, o melhor da GTC, dois jovens que prometiam emoção nos momentos iniciais de prova.
 
As expectativas confirmaram-se, e o inglês do Ginetta G50 GT4 da Tockwith Motorsport a assumir o comando da corrida, mas o português do G55 GT4 da ABM Grand Prix rapidamente passou ao modo de ataque para recuperar o primeiro posto.
 
Entretanto, Miguel Cristóvão, que ontem não fizera a qualificação devido a problemas técnicos no seu Mercedes-AMG GT4, iniciava uma recuperação impressionante desde o último lugar, desenvencilhando-se rapidamente da maior parte dos carros que circulavam à sua frente.
 
Com o decorrer da corrida, a luta pelo primeiro lugar ia subindo de intensidade, apesar da forma segura como Marmaduke Hall se ia defendendo, e com doze minutos de prova não conseguiu conter mais das investidas de Mariano Pires, que ascendeu à liderança depois de uma ultrapassagem decidida.
 
Miguel Cristóvão, por seu turno, era já terceiro da geral, ainda que a mais de cinco segundos do duo da frente, mas com um ritmo mais forte, deixando no ar a ideia de os poder alcançar.
 
O desafio do homem do Mercedes-AMG GT4 da Veloso Motorsport acabaria por ser facilitado, quando, com quinze minutos de corrida, Jon Aizpurua, no Aston Martin Vantage GT4 que divide com Nicholas Silva, saiu de pista violentamente na saída de Varzi. O carro inglês passou pela escapatória a alta velocidade, embatendo com grande energia nas barreiras de protecção de Le Mans.
 
A frente do Aston Martin Vantage GT4 ficou completamente destruída, espalhando detritos por toda a pista, e com o carro do Team Virage no meio da trajectória, o Safety-Car entrou em pista reagrupando o pelotão.
 
Com dificuldades em retirar o automóvel britânico do circuito, a prova foi interrompida, rumando todos os concorrentes às boxes, onde permaneceram até que a corrida fosse retomada depois de concluídos todos os trabalhos em pista.
 
O reinício foi realizado com o Safety-Car em pista, tendo a duração da corrida, cinquenta minutos, sido estendida em oito.
 
Assim que o Safety-Car regressou às boxes, iniciaram-se as paragens nas boxes, tendo Miguel Cristóvão sido dos primeiros a parar para a troca de pilotos. O duo da frente manteve-se em pista por mais algumas voltas e, quando pararam para ceder os seus carros, César Machado (Ginetta G55 GT4) tinha a mais de três segundos o Mercedes-AMG GT4 de Francisco Abreu, ao passo que Edward Moore tinha caído para segundo da GTC.
 
O piloto da Madeira começou imediatamente a recuperar terreno face ao líder, reduzindo a sua desvantagem consistentemente até encostar nos escapes do carro inglês da ABM Grand Prix. Francisco Abreu tudo tentou para suplantar César Machado, montando um ataque incisivo na última volta, no entanto este defendeu-se bem, garantindo o triunfo na primeira corrida de GT4, naquela que foi a primeira corrida de GT do seu companheiro de equipa.
 
Francisco Abreu e Miguel Cristóvão acompanharam o duo do Ginetta G55 GT4 na subida ao pódio da Pro-Am Cup.
 
Edward Moore, depois de ter perdido o comando da GTC durante as boxes, recuperou bem, assegurando triunfo da classe, tendo Javier Escobar, no Ginetta G50 GT4 da E2P, e Juan Reina Martín / Lorenzo López, em carro idêntico da Plemar Sport, completado o pódio.
 
Entre os concorrentes da Am Cup, depois de ter dominado a primeira parte da corrida, CO Jones não desligou correctamente o seu Aston Martin Vantage GT4, obrigado a realizar um reset ao carro, o que permitiu que o Ginetta da NM Racing Team, dividido por Jorge Cabezas e A. Martín, ascendesse ao comando da classe, ganhando-a.
 
Corrida 2 – De último para a vitória


A segunda corrida do fim-de-semana teve o seu início sem o autor da pole-position no seu lugar, uma vez que o Aston Martin Vantage GT4 de Nicholas Silva, o mais rápido na segunda qualificação de ontem, ficou bastante danificado no despiste protagonizado por Jon Alzpurua na corrida da manhã.
 
Foi então César Machado quem liderou o pelotão para o arranque e, tal como da parte da manhã, o Ginetta G50 GT4 da Tockwith Motorsport surpreendeu no arranque, conquistando o comando. Contudo, desta feita, o piloto do Ginetta G55 GT4 da ABM Grand Prix estava determinado e recuperou a liderança rapidamente, suplantando-o.
 
Entretanto, Francisco Abreu assinava uma recuperação impressionante, figurando no terceiro lugar no final da primeira volta. O jovem do Mercedes-AMG GT4 passou a pressionar o Edward Moore e aos seis minutos subiu ao segundo lugar, lançando-se na perseguição César Machado.
 
O jovem da Madeira foi-se aproximando insistentemente do piloto da ABM Grand Prix e, quando estavam disputados quinze minutos de prova, atacou a liderança, ultrapassando o seu rival na travagem para a Fangio.
 
A partir daí, Francisco Abreu imprimiu um ritmo extremamente rápido, entregando o Mercedes-AMG GT4 a Miguel Cristóvão como mais de oito segundos de vantagem para o seu perseguidor.
 
O piloto de Cascais foi esticando a sua vantagem para Mariano Pires, que ocupara o lugar de César Machado aos comandos do Ginetta G55 GT4 da ABM Grand Prix, mas com trinta e cinco minutos de prova, o Safety-Car entrou em pista devido ao incidente que envolveu Marmaduke Hall e Kosta Kanaroglou na travagem para Fangio, no final da recta da meta.
 
Envolvidos na luta pela GTC, o jovem inglês travou num ressalto da pista na tentativa de recuperar a liderança da classe, mas o seu Ginetta G50 GT4 fugiu-lhe ao controlo, indo embater no carro semelhante do grego, o que ditou o abandono de ambos.
 
Com dois carros na escapatória, o Safety-Car entrou em pista, desvanecendo-se a vantagem que a dupla do Mercedes-AMG GT4 da Veloso Motorsport tinha construído ao longo de trinta e cinco minutos de corrida.
 
Isso, contudo, não afectou o Miguel Cristóvão que, assim que a prova foi retomada, foi abrindo uma vantagem para Mariano Pires, tendo cruzado a linha de meta com uma vantagem de mais de seis segundos e vencendo a Pro-Am Cup.
 
Como já foi dito, a GTC foi muito disputada, mas Marmaduke Hall / Edward Moore e Kosta Kanaroglou abandonaram quando lutavam pela liderança, entregando o triunfo a Javier Escobar, seguido de Juan Reina Martín e Lorenzo Lopez.
 
Entres os concorrentes da Am Cup, A. Martín e Jorge Cabezas, no Ginetta G55 GT4 da NM Racing Team, voltaram a triunfar, superiorizando-se ao Aston Martin Vantage GT4 da Team Virage divido por CO Jones e Peter Peters.
 
A próxima ronda das GT4 South European Series disputam-se no Circuit de Barcelona – Catalunya nos próximos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro.
 
Corrida 1 – Marmaduke Hall (1º GTC)
“Tínhamos pouco tempo de pista, portanto, não sabíamos o que esperar. A qualificação correu muito bem, mas não sabíamos se poderíamos ter o mesmo ritmo em corrida. Foi fantástico poder liderar e manter os outros carros atrás de mim. É um resultado fabuloso para nós. Estamos muito felizes por chegar aqui e estar dentro do ritmo.”
 
Corrida 1 – Mariano Pires (1º Pro-Am Cup)
“Não podia esperar um resultado destes na minha estreia nos GT4! Não tinha qualquer experiência neste tipo de carros. Arranquei da pole-position e, apesar de o Ginetta da Tockwith Motorsport nos ter ultrapassado, recuperámos a liderança mais tarde. Depois do Safety-Car, conseguimos manter o Mercedes atrás de nós e o César esteve fantástico no final, com três voltas muito excitantes.”
 
Corrida 1 – Jorge Cabezas (1º Am Cup)
“Foi um desafio! Devido a pequenos problemas técnicos no sábado, não rodámos em nenhuma das sessões de treinos-livres e fui para a corrida sem qualquer experiência no Ginetta G55 GT4. Mas fui melhorando os meus tempos consistentemente e, depois das paragens nas boxes, conseguimos a liderança na nossa classe. É um grande resultado.”
 
Corrida 2 – Francisco Abreu (1º Pro-Am Cup)
“Antes de mais, queria dar os parabéns à equipa, dado que trabalharam durante a noite para termos o carro pronto para hoje. Sabíamos que não ia ser fácil, dado que só rodámos na primeira sessão de treinos-livres, mas conseguimos adaptar-nos bem. Na corrida arranquei bem e estávamos com bom ritmo e conseguimos chegar a primeiro. O Miguel fez um bom turno e conseguimos a vitória de que vínhamos à procura há já algum tempo. Quero agradecer à Sports & You por nos ter emprestado o volante do motor, o que foi determinante para que estivéssemos a correr aqui. O nosso objectivo é o campeonato e conseguimos aqui muitos pontos e lideramos a competição de pilotos.”
 
Corrida 2 – Javier Escobar (1º GTC)
“Gostei muito, dado que a performance dos carros é muito semelhante, o que é pouco comum no desporto automóvel. Foi uma corrida muito disputada para todos, adeptos e pilotos. Por outro lado, foi muito exigente fisicamente devido às altas temperaturas em Jarama. A minha vitória na classe deveu-se a muito trabalho e a evitar incidentes e, muito embora tenha tido muito desgaste de pneus nas duas últimas voltas, conquistei a vitória da GTC.”
 
Corrida 2 – Alberto de Martín (1º Am Cup)
“Foi um início de corrida muito excitante! Ganhei quatro lugares no arranque, mas o Aston Martin tocou-me na Pegaso ele furou, perdendo uma volta. Depois, perdi o meu ritmo e fui passado por dois Ginetta. O Jorge realizou um excelente ‘stint’, acabámos em quarto da geral, primeiros da Am Cup. Foi um bom fim-de-semana!”

 

 

 

 

 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...