18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nissan V8 desenvolvida por BAMP para Dakar 2015

Testes bem sucedidos em África deixam equipa otimista

 

O projeto lusófono BAMP (Brasil Angola Moçambique Portugal), que consiste no desenvolvimento de uma viatura destinada às principais competições internacionais de todo-o-terreno produzida com a colaboração de empresas, tecnologias e universidades dos quatro países lusófonos, terá a sua primeira versão na próxima edição do Rali Dakar Argentina Bolívia Chile.

 

A máquina que será pilotada por Ricardo Leal dos Santosé a Nissan Navara cuja base foi construída pela sul-africana Red-Lined. Com um motor a gasolina V8 de 5025cc, que equipa o Infinity, esta máquina mantém de origem, para além do motor, as transmissões e o diferencial, criados pelo construtor nipónico.

 

Já a frente e a traseira da estrutura tubular são novas, com a assinatura BAMP, bem como o roll bar que foi alterado, mantendo-se a estrutura central do chassis e os pontos de ancoramento. Desenvolvidos pela BAMP foram ainda os triângulos, uma nova suspensão,  bem como o interior e todo o habitáculo. Com o objetivo de baixar o centro de gravidade da Nissan Navara foram ainda alterados diversos componentes e reposicionados outros.

 

Foi um trabalho extenso e muito intensivo, já que cerca de um terço do carro foi modificado. Nesta versão para o Dakar 2015 a preocupação foi melhorar sem alterar alguns componentes vitais, cuja resistência não teríamos tempo de testar. Deixámos algumas alterações profundas já equacionadas e estudadas para o próximo ano. Nos testes comprovei que o comportamento do carro, que já era bom de base, foi ainda melhorado; o que me deixa muito otimista para o Dakar”, declara o piloto.

 

Quando a máquina chegar à Argentina serão ainda instalados alguns elementos de refrigeração e travões, e será introduzida uma nova admissão de ar ao motor, com peças desenvolvidas pelo Instituto Politécnico de Coimbra – em cujo estudo estiveram envolvidos professores e estudantes, enquadrados no Desafio Universitário promovido pelo BAMP.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:45:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...