18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Elisabete Jacinto em 2º à frente de dois Kamaz

 

 

Elisabete Jacinto esteve em destaque na etapa hoje do Africa Eco Race ao conseguir o segundo lugar entre os camiões sendo mais rápida que os dois pilotos russos da KAMAZ que lideram a classe T4. A longa especial de 445 quilómetros cronometrados, que ligou Aout a Akjoujt, foi muito disputada e ao longo do percurso verificaram-se várias alterações nas posições dos quatro primeiros camiões. A equipa OLEOBAN® superou com maior agilidade as dificuldades do percurso e conseguiu terminar atrás do checo Tomas Tomecek, um piloto com muita experiência neste tipo de piso, que foi o grande vencedor do dia da categoria camião.


Nesta nona etapada prova o trio português, formado por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho, viu-se uma vez mais perante um piso menos favorável ao seu MAN TGS uma vez que a etapa atravessou uma grande zona de dunas. No entanto, a formação lusa aproveitou bem o atraso dos pilotos russos, cujos camiões ficaram presos na areia mole, para conseguir uma boa performance: “hoje foi mais uma etapa típica da Mauritânia. O percurso era composto por dunas muito difíceis e zonas com muita erva. Era uma especial bastante lenta e trabalhosa. Como fomos os oitavos a partir e os sextos a entrar nas dunas não tínhamos muitos traçados à nossa frente e a areia estava pouco compacta. Assim, decidimos seguir pelos trilhos dos carros. Mas, não foi uma boa opção porque acabámos por ficar enterrados. Estivemos muito tempo parados a cavar, o que nos atrasou bastante. Depois fizemos tudo com muita cautela. Tivemos que fazer muitas manobras com o camião, no entanto, conseguimos passar os últimos quilómetros de dunas sem problemas. Os KAMAZ também ficaram presos na areia mole e, com esse revés dos russos, nós avançámos e conseguimos chegar em segundo da nossa categoria”, afirmou Elisabete Jacinto

 

A equipa OLEOBAN® parte para a etapa de amanhã, a penúltima pontuável para a classificação final, no terceiro posto entre os camiões e na 14ª posição da tabela conjunta auto/camião. Elisabete Jacinto conta com 44 minutos de vantagem para Tomas Tomecek, que assume o quarto posto da classe. Anton Shibalov, piloto da formação KAMAZ, continua a ser o T4 mais rápido figurando agora na sétima posição da classificação geral. Logo de seguida, em nono da geral, está o seu colega de equipa Sergey Kuprianov.

 

Amanhã disputa-se a décima etapa do Africa ECO Race, que será feita em boucle com partida e chegada a Akjoujt. Os 379 quilómetros cronometrados não serão fáceis para os concorrentes uma vez que a especial será marcada pela presença de areia e dunas ao longo de todo o percurso. Será mais uma etapa muito característica da Mauritânia.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 20:06:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...