Elisabete Jacinto finalizou maior rali feminino do mundo

 

A piloto Elisabete Jacinto completou hoje a sexta e última especial do 26º Rallye Aïcha des Gazelles. A portuguesa concluiu esta tarde os 235 quilómetros que compunham a segunda jornada maratona desta prova de navegação tendo validado corretamente todos os 11 pontos obrigatórios da etapa final que foi cumprida ao longo de dois dias sem interrupções.

 

O percurso da jornada maratona, cumprido entre Mhamid e Foum Zguid, teve como grandes desafios a travessia das dunas do Erg Chegaga e a passagem pelo lago seco Iriki. Apesar da grande complexidade desta etapa a equipa 402, composta por Elisabete Jacinto e France Clèves, conseguiu ultrapassar todas as dificuldades completando com sucesso o trajeto proposto.

 

Neste momento, as equipas aguardam as classificações finais que serão dadas amanhã pelo meio-dia, altura em que serão consagradas as grandes vencedoras deste rali. Recorde-se que Elisabete Jacinto iniciou a sexta e última etapa desta prova em sétimo lugar entre as participantes da categoria Expert.

 

Na chegada ao acampamento em Foum Zguid,Elisabete Jacinto reconheceu que esta derradeira especial foi uma das mais complexas de todo o rali: “esta etapa maratona foi muito complicada. Houve uma tempestade de areia o que tornou a travessia do Erg Chegaga ainda mais difícil. Não conseguíamos encontrar as referências necessárias para podermos avançar e para piorar a situação a neblina foi uma constante ao longo dos dois dias. Todas estas situações transformaram a navegação numa tarefa exaustiva. Ontem, no meio das dunas, tivemos um percalço com uma das equipas Expert pois bati-lhes na traseira. Mas, felizmente foi só um pequeno toque e ficou tudo bem”, revelou a portuguesa.

 

Com a conclusão da sexta jornada termina também o Rallye Aïcha des Gazelles, a maior prova de navegação em todo-o-terreno do mundo. A comitiva inicia agora a sua viagem até Essaouira onde se fará a cerimónia de encerramento da 26ª edição deste grande evento feminino.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...