Desafio Total Mazda 2016 - Quase dezena e meia de pilotos em busca de um título

 

 

9ª temporada do Desafio/Total Mazda promete ser um estrondoso sucesso

Quase dezena e meia de pilotos em busca de um título

 

A menos de um mês do arranque de nova temporada do Desafio Total/Mazda, perspetiva-se um interesse acrescido e uma competitividade bem saudável para esta iniciativa da Mazda Motor de Portugal e da Total. Depois do excelente conjunto de resultados alcançado nos últimos anos, em 2016 o Desafio apresenta um acréscimo significativo de Mazda Proto em competição directa, antecipando-se um campeonato repleto de surpresas e emoção. Estão confirmadas 13 equipas na procura de suceder à dupla João Rato/João Ratinho, que garantiram os troféus de Piloto e Navegador da época passada.

 

No que se refere a João Rato, o piloto alentejano tudo irá fazer para defender com sucesso aquele que foi o seu terceiro título no Desafio Total/Mazda, resultado da excelente preparação do seu Mazda Proto, e isso inclui vencer ainda mais provas do que no ano passado, quando subiu ao lugar mais alto dos pódios de quatro das cinco provas da temporada.

 

Para o impedir de alcançar esse inédito resultado a lista provisória de inscritos para o Desafio Total/Mazda 2016 inclui vários nomes que já fazem parte da história desta iniciativa singular no panorama do todo-o-terreno nacional. Como, por exemplo, Etelvino Carvalho, laureado em 2013 e que secundou o vencedor de 2015, ou Bruno Oliveira, vencedor da edição de estreia do Desafio (2008), ou ainda Rui Lopes, pilotos que terminaram o ano transacto no 3º e 4º lugares, respectivamente. Isto para além do agora regressado a tempo inteiro João Pais, vencedor do Desafio das temporadas de 2009 e 2010.

 

Outros pilotos que irão assumir os comandos dos Mazda Proto com o kit de carroçaria CX-5 são Durval Costa, Francisco Gil ouPedro Dias da Silva, nomes também bastante conhecidos das diversas temporadas do Desafio, sendo esta a nona consecutiva. Mas também há estreantes, como Bruno Rodrigues, Floriano Roxo, Jorge Cardoso, Miguel Sardo ePedro Pristas. Outropiloto que está a equacionar o regresso é Paulo Pinto, num projecto que está ainda por confirmar.

 

Acrescente-se o crescente envolvimento da Rede de Concessionários Mazda para com o Desafio Total/Mazda 2016, com o apoio às diferentes equipas: a Hydraplan deverá apoiar 5 pilotos, a Elpídio e Horacio terá 3 pilotos a defender as suas cores, mais um do que a Julião & Filhos, enquanto a Ascendum, a Auto Júlio, a Auto S. Cristóvão e a Santogal F inscrevem um carro cada.

 

Antevê-se, por tudo o acima, uma 9ª edição memorável desta iniciativa conjunta da Mazda Motor de Portugale daCepsa Portuguesa, representante no nosso país da marca de Lubrificantes Total, mantendo-se, também, os dois já habituais parceiros, EuropAssistance e Avivar.

 

Em termos de participantes e como se refere acima, à data encontram-se confirmadas 13 equipas e pelo menos 1 outra o deverá fazer em breve, todas aos comandos de Mazda Proto. Dotados do kit de carroçaria CX-5 que a Mazda disponibiliza, numa associação da imagem KODO inerente ao visual do modelo, este SUV/crossover de enorme sucesso comercial no nosso mercado tem colorido, nos dois últimos anos, não só algumas das provas do Nacional de TT, como também a festa de encerramento da disciplina, em Fronteira. A luta pela vitória e, também, pelos melhores lugares à geral será, assim, bastante renhida nas cinco provas que compõem o Calendário:

 

Data

Prova

Organizador

30 Abril a 01 Maio

Baja TT de Reguengos

S. A. Reguenguense

17 a 18 Junho

Baja TT do Pinhal

Escuderia Castelo Branco

09 a 10 Setembro

Baja TT de Idanha-a-Nova

Escuderia Castelo Branco

27 a 29 Outubro

Baja TT Portalegre 500

ACP Motorsport

25 a 27 Novembro

24 Horas TT Vila de Fronteira

ACP Motorsport

 

Em termos de Pontuações, atribuem-se pontos ao top 10, com 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, para os lugares do pódio das quatro Bajas e 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos aos restantes; nas 24 Horas de Fronteira deste ano os pilotos terão de atingir o final da prova para alcançar a totalidade de pontos em jogo: a vitória valerá 50 pontos, o 2º lugar 36 e o 3º 30 (mais 5 pontos do que uma vitória numa baja). As restantes pontuações têm a mesma estrutura das bajas tradicionais, mas com pontos a dobrar.

 

O Pacote de Prémios prevê a distribuição de 53.500 euros, montante que integra, entre outros prémios, 1.500 euros por cada vitória numa Baja, valor que duplica em Fronteira, para depois, no final do ano, se atribuírem 6.500 euros ao ‘Campeão’. Destacam-se, ainda os Prémios Prestigio para “Melhor Concessionário Mazda” e o “Melhor Preparador”, ambos inerentes à equipa que vier a sagrar-se vencedora.

 

Lista de Inscritos (provisória) no Desafio Total/Mazda 2016

 

Bruno Oliveira/Paulo Marques

Bruno Rodrigues/Ricardo Claro

Durval Costa/Vítor Fragoso

Etelvino Carvalho/João Penedo

Floriano Roxo/Nuno Roxo

Francisco Gil/Fernando Rasteiro

João Pais/Pedro Marcão

João Rato/João Ratinho

Jorge Cardoso/Joaquim Norte

Miguel Sardo/Francisco Nascimento

Paulo Pinto/NN (a confirmar)

Pedro Dias da Silva/António Saraiva

Pedro Pristas/Gonçalo Pires

Rui Lopes/Luís Ferreira

 

Palmarés do Desafio Total/Mazda

 

Ano   Piloto                      Navegador

2015  João Rato            João Ratinho

2014  Carlos Pinto         Miguel Sanchez

2013  Etelvino Carvalho  Nuno Gonçalves

2012 João Rato            José Motaco

2011 João Rato            José Motaco

2010 João Pais             João Rato

2009 João Pais             -

2008 Bruno Oliveira       -

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...