15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Baja TT do Pinhal - Pedro Dias da Silva lidera Desafio Total/Mazda e luta pelo “top ten”

 

 

O Desafio Total/Mazda 2016 tem este fim-de-semana a sua segunda prova do ano, a Baja TT do Pinhal, organizada pela Escuderia de Castelo Branco. Novamente – tal como em Reguengos de Monsaraz – com 12 Mazda Proto presentes, a competição promovida pela Mazda e pela Total representa um ponto incontornável nesta ronda do Campeonato Nacional de TT, e tal ficou amplamente provado logo neste primeiro dia de corrida, com duas passagens pelo troço de 7,23 km que constituíam a etapa de abertura.

 

Regressado ao Desafio Total/Mazda após uma jornada de ausência forçada, Pedro Dias da Silva assumiu as despesas da corrida e alcançou o melhor tempo no cúmulo das duas passagens pela especial de Ribeira de Sertã, tendo mesmo conseguido um espectacular sétimo tempo à geral na segunda passagem, terminando o dia com o nono posto na prova, líder entre os concorrentes ao Desafio. O piloto de Tomar, ex-campeão Nacional de Ralis de Grupo N – acompanhado nesta prova por outro ex-Campeão de navegadores, José Janela – esclarecia no final que “correu muito bem e a cada quilómetro gosto mais do carro que vou afinando. Não tivemos tempo para testar portanto andamos a afinar em prova, mas está a correr bem e amanhã será certamente mais um dia de evolução...

 

Vencedores da anterior ronda, Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira voltaram a assumir uma posição de destaque ontem na Sertã ao alcançarem a segunda melhor marca no somatório de tempos das duas passagens pelo troço, alcançando, paralelamente o 10º lugar à geral. A dupla que lidera a classificação do Desafio Total/Mazdaterminou o dia a 12,9s do líder, tendo esta etapa corrido “sem problemas nenhuns. Andámos bem, mas com algumas cautelas. A verdadeira corrida começa amanhã e aí sim queremos atacar forte”, referiu Pedro Oliveira.

 

O terceiro melhor do Desafio (14º à geral) foi Etelvino Carvalho que teve um dia sem problemas de maior mas o resultado da etapa reflecte alguns percalços, nomeadamente na segunda volta “em que, na passagem da terra para o asfalto tivemos uma ligeira saída de frente e perdi cerca de 10 segundos para voltar à pista. O carro está bom e amanhã queremos imprimir um bom ritmo.

 

Com 12 carros na partida e igual número no final do dia, a caravana Mazda foi protagonista numa especial sinuosa e com diversas armadilhas. Sinal positivo deixaram ainda João Pais (com um andamento controlado para não correr riscos), Pedro Salgueiro (a gerir o esforço e a poupar material para a etapa de amanhã) Rui Lopes (muito satisfeito com o andamento),  Floriano Roxo (muito agradado com o carro e sem cometer erros), Jorge Cardoso (sem preocupações e com vontade de andar) e Francisco Gil (a apostar na fiabilidade).

 

Mesmo sem grandes sobressaltos, diversos pilotos revelaram, ao invés, alguma insatisfação relativamente à sua performance, nomeadamente João Rato (com o motor sempre em modo de segurança), Tiago Avelar (apenas com tracção traseira) e Bruno Rodrigues (com uma primeira passagem de reconhecimento por não ter treinado a especial)

 

Classificação Após a 1ª Etapa

 

1º Pedro dias da Silva/José Janela (Mazda Proto), 14m20,12s

2º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (Mazda Proto), 14m32,93s

3º Etelvino Carvalho/João Peneda (Mazda Proto), 14m52,99s

4º João Pais/ Pedro Marcão (Mazda Proto), 15m14,36s

5º Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto)15m31,11s

6º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Mazda Proto), 15m32,31s

7º João Rato/Vítor Hugo (Mazda Proto), 15m40,57s

8º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (Mazda Proto), 16m14,26s

9º Rui Lopes/Luís Ferreira (Mazda Proto), 16m23,44s

10º Floriano Roxo/Nuno Roxo (Mazda Proto), 16m30,05s

11º Bruno Rodrigues/Jorge Claro (Mazda Proto), 16m46,48s

12º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto), 17m52,74s

 

Programa da Prova

 

2ª Etapa, dia 18 de Junho

10h45 – SS1, 179,95 Km

15h30* - SS2, 94,33 Km

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 23 de outubro de 2020 – 10:45:13

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...