18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Silk Way Rally - 6ª Etapa: Peugeot é líder à chegada ao dia de descanso

 

À chegada da 6ª Etapa do Silk Way Rally, na véspera do dia de descanso, são os PEUGEOT 2008 DKR de Cyril DESPRES / David CASTERA e Sébastien LOEB / Daniel ELENA que ocupam os dois primeiros lugares da Classificação Geral. O excelente trabalho das equipas técnicas da Peugeot Sport, durante a curta noite anterior, permitiu igualmente ao PEUGEOT 2008 DKR de Stéphane PETERHANSEL / Jean-Paul COTTRET continuar em competição. O Team Peugeot Total espera, a partir de agora, confirmar as suas boas prestações na segunda parte do rali.

 

·         Esta manhã, ventos violentos à partida para a 2ª parte da Etapa e um alerta de tempestade declarado na chegada a Almaty obrigaram os organizadores a anularem uma parte dos 411 km do percurso inicialmente programado. Os concorrentes atingiram o bivouac de Almaty pela estrada de assistência, após terem percorrido uma secção cronometrada de 111 km.

 

 

·         O PEUGEOT 2008 DKR #104 vitorioso ontem teve a pesada tarefa de abrir a estrada. Mesmo se Cyril DESPRES e David CASTERA encontraram algumas dificuldades e terminaram a Etapa no 15º lugar, mantiveram, no entanto, a sua posição de líderes da prova.

 

 

·         Sébastien LOEB / Daniel ELENA aproveitaram os erros de outros concorrentes para ganhar tempo aos seus adversários diretos. Ao terminar a Etapa no t3º lugar, a dupla reforçou o seu 2º posto, agora a somente 8 minutos dos seus colegas de equipa.

 

 

·         Ontem, o PEUGEOT 2008 DKR #100 de Stéphane PETERHANSEL e Jean-Paul COTTRET viria, finalmente, a atingir o bivouac da Etapa 5 a meio da noite, com mais de 6 horas de atraso para os líderes, acumuladas pelas penalizações e pelos numerosos problemas mecânicos que os atrasaram. A equipa técnica do Team Peugeot Total canalizou, então, todos os seus esforços para recuperar a máquina em menos de 7 horas, concentrando-se na suspensão dianteira esquerda e traseira direita e no circuito de refrigeração do motor. Após análise, nenhum dano irremediável foi encontrado na viatura, pelo que, assim, o PEUGEOT 2008 DKR alinhou esta manhã à partida para esta 6ª Etapa, sob o olhar orgulhoso do Diretor da Equipa, Bruno FAMIN, tendo mesmo assinado o 2º melhor tempo da Especial, conformando as performances desejadas.


 

 

TIPOLOGIA DO TERRENO

Pistas em terra.
Muitas zonas fora-de-pista sem vegetação

 

 

CONDIÇÕES DE CONDUÇÂO

Navegação à vista.

 

 

METEOROLOGIA

Vento e um sol radioso.

 

VELOCIDADE MÉDIA

93,3 km/h

 

 

 

Bruno FAMIN, Diretor do Team Peugeot Total / Diretor da Peugeot Sport

«Chegámos ao dia de descanso com dois PEUGEOT 2008 DKR nas duas primeiras posições. Isso é, evidentemente, uma grande satisfação, mas considero que o mais duro está para fazer. O percurso na China anuncia-se muito complicado, com especiais longas e difíceis, pelo que deveremos continuar mobilizados e eficazes. Tal como o soubemos fazer esta noite, quando a equipa trabalhou sem descanso para permitir ao Stéphane e a Jean-Paul partirem esta manhã. O Team Peugeot Total é uma equipa técnica e desportiva excecional, em que a performance é a única coisa que a move.»

 

 

Cyril DESPRES - 15º lugar na Etapa / 1º lugar da Geral

«Foram muitos os concorrentes que andaram muito bem! Tivemos a pesada tarefa de abrir a estrada hoje, numa Especial com muitas zonas fora-de-pista. Fizemos um bom trabalho, ao conservarmos a liderança da Classificação Geral. O programa que nos espera na segunda parte do rali é atrativo, com muita areia e dunas, um verdadeiro rally-raid!»

 

 

Sébastien LOEB 3º lugar na Etapa / 2º lugar da Geral

«Neste tipo de etapa, é claramente uma vantagem partir de trás, pois as linhas estão já traçadas. Alcançámos rapidamente os primeiros e foi uma boa jornada para nós, pois ganhámos tempo aos nossos principais adversários. Ser 2º classificado no dia de descanso dá-nos confiança para o que vem a seguir.»

 

 

Stéphane PETERHANSEL 2º lugar na Etapa / 71º lugar da Geral

«Dia de regresso após o acidente de ontem: foi preciso retomar a confiança e reentrar no ritmo. Aproveitámos a nossa posição à partida para ganhar tempo, graças aos rasgos deixados na pista. O fora-de-pista foi inexistente para nós, pois os melhores camiões partiram à nossa frente e isso permitiu-nos assinar um bom tempo. Todos os mecânicos da equipa mobilizaram-se ontem durante toda a noite para nos permitirem partir e lutar pela vitória na Etapa! Terminar em 2º deu-nos uma enorme satisfação. O nosso objetivo agora é ajudar o Cyril e o Sébastien, para termos uma vitória da Peugeot à chegada a Pequim.»

 

 

CLASSIFICAÇÔES DO DIA

 

Classificação Provisória – 6ª Etapa (Balkhash - Almaty)

1. Damen Scott Jefferies (USA) / Max Brien Eddy Jr. (USA), Jefferies Buggy, 1h11’22’

2. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 1m28s

3. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +1min46s

4. Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS), MINI, + 2m42s

5. Evgeny Firsov (RUS) / Vadim Filatov (RUS), Toyota Pick up, + 3m51s

15. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 8min08s

 


 

Classificação Geral Provisória após a 6ª Etapa

1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 11h06’35’’

2. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +8’

3. Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS), MINI, + 9’50’’

4. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (DEU), MINI, + 12’50’’

5. Aidyn Rakhimbayev (KAZ) / Anton Nikolaev (RUS), MINI, +14’58’’

71. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 9h11’29’’

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:02:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...