18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dakar 2017: Gerard de Rooy mantém-se na luta pelo comando

 

 

Ton van Genugten posicionou o Team PETRONAS De Rooy IVECO entre os cinco primeiros na 8ª Etapa, enquanto Gerard de Rooy perdeu sete minutos e caiu para o 3º posto, mas está apenas a dois minutos de distância do comandante da prova. 

 

As más condições meteorológicas estão a ter um efeito negativo no Dakar 2017, obrigando a organização, pelo terceiro dia consecutivo de competição, a anular parte de uma Etapa . A classe dos Camiões foi a mais afectada, pois a sua competição acabou logo a seguir ao primeiro controlo de passagem, já que, em consequência das chuvas torrenciais, a Estrada nº 9 em Jujuy ficou bloqueada por uma avalanche e a caravana teve de parar quando estava a caminho do bivouac montado em Salta.

 

Ton van Genugten foi o homem do dia no Team PETRONAS De Rooy IVECO, tendo cortado a meta com apenas 3m49s de diferença em relação ao vencedor da Etapa, Martin van der Brink. Ao volante do IVECO Trakker #507, o holandês continua num bom ritmo nas estradas mais difíceis da América do Sul, mas lamenta as seis horas perdidas na lama em especiais anteriores e que o estão a manter afastado dos lugares da frente na Classificação Geral.

 

Já Gerard de Rooy sofreu mais um furo e perdeu o 1º lugar, um contratempo que, contudo, não causou grandes danos, pois o experiente holandês chegou ao fim da jornada com apenas sete minutos de desvantagem para o vencedor. Ocupa agora o 3º posto à Geral, estando com o seu IVECO Powerstar #500 a apenas a 2m20s de distância do líder dos Camiões.

 

Por seu turno, Wuf van Ginkel e o seu IVECO Powerstar #525 terminaram muito perto do top 10, com mais 10m42 do que o mais rápido na 8ª Etapa. Van Ginkel procura agora subir na Geral e manter-se entre os 20 primeiros do Dakar 2017.

 

No final do dia seria Federico Villagra o responsável pelo melhor resultado da IVECO, ao conquistar o 2º lugar da Etapa depois de uma luta taco-a-taco com Martin van der Brink, este apenas 17s mais rápido do que o argentino. Villagra beneficiou também do atraso de Mardeev e subiu ao 4º posto da Geral.

 

A organização estava a tentar contornar os problemas resultantes da avalanche que bloqueou a caravana na Estrada nº 9, para que fosse possível prosseguir o caminho até Buenos Aires, mas entretanto veio a público a decisão de anular a 9ª Etapa, entre Salta e Chilecito, que integrava os duros 406 km da “Super Especial de Belen”.  

 

Classificação da 8ª etapa – Dakar 2017

1. Martin van der Brink (Renault)                    1h55m20s

2. Federico Villagra (IVECO)                          +17s

3. Eduard Nikolaev (Kamaz)                           +42s

4. Dimitry Sotnikov (KAMAZ)                           +2m42s

5. Ton van Genugten (IVECO)                        +3m49s

-----------

9. Gerard de Rooy (IVECO)                            +7m13s

-----------

11. Wuf van Ginkel (IVECO)                           + 10m42s

 

Classificação Geral – Dakar 2017

1. Dmitry Sotnikov (Kamaz)                             17h52m20s

2. Eduard Nikolaev (Kamaz)                           +1m46s

3.Gerard de Rooy (IVECO)                            +2m20s

4. Federico Villagra (IVECO)                          +29m06s

5. Pascal de Baar (Renault)                             +45m34s

-----------

20. Ton van Genugten (IVECO)                     +6h04m25s

-----------

22. Wuf van Ginkel (IVECO)                           +7h18m17s


 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 04:40:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...