15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dakar 2017 - Movimento triplo para os Peugeot 3008DKR

 

No final de uma Etapa perigosa devido a várias armadilhas de navegação, os três PEUGEOT 3008DKR alcançaram a sua 4ª tripla neste Dakar, aumentando a distância para os demais na Classificação Geral, onde mantêm os primeiros três lugares. Peterhansel e Cottret assinaram a sua 3ª vitória em Especiais e reassumiram a liderança. Infelizmente, o desporto voltou a ver-se marcado com um acidente com o piloto de motos Simon Marcic.

 

• Esta 10ª Etapa foi extremamente difícil em termos de navegação. Muitos concorrentes andaram perdidos para conseguirem validar os Waypoints, tendo a dupla Peterhansel/Cottret mesmo atingido um piloto de motos que surgiu em sentido contrário numa trilha estreita. O vencedor daedição de 2016 desta prova parou de imediato para prestar os primeiros socorros ao motard ferido, apenas regressando à corrida no momento em que a tripulação do helicóptero médico chegou ao local, cerca de 15 minutos depois. Após a subtração do tempo passado com o motociclista por razões de segurança, e embora muito afetadas pela situação, a equipa do PEUGEOT nº 300 conquistou a sua 3ª vitória em Especiais e reassumiu a liderança à geral, com 5m50s de avanço sobre o 2º classificado. Simon Marcic sofreu uma fratura da fíbula da tíbia.

 

• Como aconteceu com a maioria dos restantes, a dupla Loeb/Elena não conseguiu evitar algumas das armadilhas de navegação desta Etapa. Em várias ocasiões, ele perdeu muito tempo para validar alguns Waypoints, tendo terminado o dia com o 2º tempo mais rápido na Especial, após um final de prova brilhante.

 

• Tendo conseguido realizar uma muito boa navegação, o duo Despres/Castera completou esta quarta tripla do Team Peugeot Total. Neste momento ainda não estão a ser consideradas quaisquer ordens de equipa.

 

 

TIPOLOGIA DO TERRENO:zonas de trial, pistas, charcos

CONDIÇÕES DE PILOTAGEM:inúmeras dificuldades de navegação.

TEMPERATURAS:entre 23 ºC e 43 ºC

VELOCIDADE MÉDIA:95,5 km/h

VELOCIDADE MÁXIMA:176,5 km/h

 

CLASSIFICAÇÂO NA 10ª ETAPA

1. PETERHANSEL Stéphane (FRA) / COTTRET J-P. (FRA), PEUGEOT 3008DKR, 4h47m0s

2. LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, +7m28s

3. DESPRES Cyril (FRA) / David CASTERA (FRA), PEUGEOT 3008DKR, +10m1s

4. AL RAHJI Yazeed (SAU) / GOTTSCHALK Timo (GER), Mini, +19m3s

5. TERRANOVA Orlando (ARG) / SCHULZ Andreas, Mini, +20m12s

 

CLASSIFICAÇÂO GERAL APÓS A 10ª ETAPA (provisória)

1. PETERHANSEL Stéphane (FRA) / COTTRET J-P. (FRA), PEUGEOT 3008DKR, 24h58m43s

2. LOEB Sébastien (FRA) / ELENA Daniel (MON), PEUGEOT 3008DKR, +5m50s

3. DESPRES Cyril (FRA) / David CASTERA (FRA), PEUGEOT 3008DKR, +25m40s

4. ROMA Nani (ESP) / HARO Bravo (ESP), Toyota Hilux, +1h0m55s

5. DE VILLIERS Giniel (ZAF) / VON ZITZEWITZ Dirk (ZAF), Toyota Hilux, +1h42m54s

 

EM DIRETO DO BIVOUAC

 

Bruno Famin

 

«Foi uma Etapa muito complicado como, aliás, se temia. E mesmo com esta nova tripla que nos é muito favorável, era o típico dia onde poderíamos deitar tudo a perder. Esta Etapa foi especialmente longa e difícil, em que os carros tinham que passar por zonas impensáveis. Como vimos com o acidente do Stéphane Peterhansel com o motociclista Simon Marcic, foi uma Etapa muito perigosa. Acho que quem definiu o percurso foi um pouco longe demais na definição dos Waypoints em lugares impensáveis, resultando em situações muito perigosas. O Stéphane e o Jean-Paul ficaram muito afetados por tudo isto, mas felizmente que o prognóstico não é grave. No entanto, penso que há que fazer uma reflexão para garantir que tal situação se repita o mínimo possível. Ao nível da Classificação Geral, a luta contínua. O Stéphane aumentou a sua diferença para o Sébastien para 6 minutos, pilotos que andaram realmente muito rápido hoje, o Stéphane na primeira parte, o Sébastien na segunda. O início da Etapa de amanhã [hoje] anuncia-se ainda complicado. A algumas centenas de quilómetros da meta, acho que podemos deixar os nossos leões lutarem entre eles. Eles estão a divertir-se, mesmo que a festa se tenha visto um pouco prejudicada por este acidente.»

 

Stéphane PETERHANSEL (PEUGEOT 3008DKR #300)

Vencedor da Etapa / 1º da Geral

 

 

«Foi um dia muito complicado. Primeiro porque em termos de navegação foi muito difícil. Todos estavam constantemente perdidos no labirinto dos leitos de rios secos. A determinada altura em que também estávamos perdidos, um motard também estava, aparecendo em sentido oposto ao nosso, saindo de trás de um pequeno arbusto. Travei a fundo e ele caiu e batemos nele, ficando debaixo do carro. Saímos então do cockpit e vimos que estava consciente, mas aparentemente tinha uma fratura exposta da tíbia/perónio. Ficamos com ele até o helicóptero médico chegar mas depois disso foi difícil concentrar e encontrar um bom ritmo. Felizmente, estivemos menos perdidos do que os outros e encontrámos um bom ritmo no final. Foi-nos descontado o tempo que passámos com o motard, pelo que ganhámos a Especial. Estamos na liderança, o que é sempre bom a apenas dois dias da chegada.»

 

Sébastien LOEB (PEUGEOT 3008DKR #309)

2º na Etapa / 2º na Geral

 

 

«Perdemo-nos por três ou quatro vezes. Entrámos num vale e apercebemo-nos de que não era a pista certa. Perdemos muito tempo em várias ocasiões. Foi muito complicado e não muito divertido. Alguns Waypoints escolhidos estavam em zonas que não são adequadas a este tipo de carros e às vezes era quase impossível alcançá-los. Fizemos, depois, uma grande segunda parte da Especial, estando sempre no ritmo certo. Nada é impossível, mas se o Stéphane não tiver problemas parece complicado, especialmente porque a Etapa de amanhã começa com uma secção de off-road.»

 

Cyril DESPRES (PEUGEOT 3008DKR #307)

3º na Etapa / 3º na Geral

 

 

«O nosso ritmo de corrida viu-se um pouco quebrado com o cancelamento da Especial de ontem. No entanto, conseguimos atacar nos primeiros quilómetros. Imaginei que seria uma Especial complexa para se encontrar boas referências e também as saídas dos rios ideais. O David fez um trabalho muito bom na primeira parte da Especial, mas na segunda senti um golpe de calor, pelo que não ataquei tanto quanto os meus colegas de equipa. No final perdemos um pouco de tempo neste dia.»

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 28 de novembro de 2020 – 11:35:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...