IVECO no top 5 das Classificações Gerais do Africa Eco Race e do Dakar 2018

 

Gerard De Rooy mantém uma performance consistente no África Eco Race aos comandos do seu IVECO Powerstar, mantendo a liderança entre os camiões na linha de chegada de cada Etapa e também a 5ª posição na Classificação Geral.

 

Por seu turno, Federico Villagra, também ele ao volante de seu IVECO Powerstar, mantém a 2ª posição na Geral do Dakar 2018 depois de garantir a vitória de Etapa 3 e o 2º lugar na seguinte.

 

Os concorrentes do África Eco Race completaram as duas últimas etapas em território marroquino, antes do dia de descanso de domingo último. Não exigindo demasiado do seu IVECO Powerstar (nº 400) nestas Especiais, de modo a evitar furos e danificar o camião nos trilhos pedregosos e rápidos, Gerard De Roy teve uma abordagem cuidadosa que deu os seus frutos. Apesar de um erro de navegação na Especial nº 5, ele terminou-a na 5ª posição, sendo o primeiro caminhão a cruzar a linha de meta, estreitando o fosso que o separa da viatura do líder Vladimir Vasilyev.

 

Após esse dia de descanso, os concorrentes atravessaram a fronteira para a Mauritânia, seguindo-se as 6ª e 7ª Especiais, onde Gerard de Rooy foi, de novo, o primeiro camião a cruzar a linha de chegada, garantindo o 5º lugar na Classificação Geral.

 

 

Numa prova que já acabou para Wuf Van Ginkel, o holandês De Rooy mantém os olhos postos no no pódio: na 8ª Etapa, que inclui uma Especial de 439 km, as dunas irão dar-lhe a oportunidade de melhorar a sua posição à Geral.

 

Já na América do Sul, a 4ª Etapa do Dakar 2018 – uma ronda que teve início e acabou em San Juan de Marcona (Peru) – mostrou ser a mais difícil até à data: a altitude de 2.000 metros, em conjunto com o calor, as dunas e a navegação, tornaram-na particularmente demolidora para os concorrentes. Apesar disso, a IVECO cruzou a linha de meta no 2º lugar, mantendo a posição no pódio à geral.

 

 

Federico Villagra, vencedor da Especial nº 3, acabou a Etapa 4 no 2º lugar, batendo-se taco a taco pela liderança com Nikolaev na primeira parte da Especial. O piloto argentino perdeu tempo na segunda parte, mas consegui aumentar a sua vantagem para o 3º classificado para duas horas, assegurando, com isso, o 2º lugar à geral, estando 36m56s atrás do adversário russo.

 

 

Quanto a Ton Van Genugten, que mostrara uma grande consistência ao terminar no top 5 as duas primeiras Especiais da prova, sofreu um revés na Especial nº 3, com um acidente que lhe custou mais de 1h30. Na Especial seguinte voltou a ter um dia difícil devido a problemas com a caixa de velocidades, fazendo-o cair na classificação, isto depois de se ter batido pela liderança nos primeiros quilómetros da Especial. O IVECO Powerstar nº 509 ocupa agora a 11ª posição à geral, a 4h30 de Nikolaev.

 

 

Já Artur Ardavichus teve uma tortuosa Etapa 2 e perdeu mais tempo na Especial seguinte, depois de ter de parar para ajudar o seu colega de equipa Van Genugten, na sequência do acidente deste último. Na Etapa fez um excelente arranque e estava com o melhor tempo da Especial, mantendo-se, consistentemente, entre os melhores, subindo do 12º ao 5º lugar, até à chegada ao último waypoint, altura em que perdeu mais de uma hora, levando-o a terminar a Especial na 11ª posição, a 1h44m47s do líder.

 

A caravana do Dakar segue, agora, para mais uma Etapa que deverá ser tão dura como a 4ª, com 267 km cronometrados em areia e dunas. A luta pela liderança está ainda em aberto e os IVECO Powerstars são grandes candidatos.

 

Africa Eco Race 2018

 

Classificação Geral após a 7ª Etapa

1. Vladimir Vasilyev (Mini)        22h51m28s

2. Mathieu Serradori  (LCR 30)        + 16m23s

3. Pascal Thomasse (Optimus)         + 2h2m6s

4. Remy Vauthier (Optimus)         + 3h42m52s

5. GERARD DE ROOY (IVECO)         + 3h45m


Rally Dakar 2018

 

Classificação Geral após a 4ª Etapa

1. Eduard Nikolaev (Kamaz)        12h22m27s

2. FEDERICO VILLAGRA (IVECO)     + 36m55s

3. Siarhei Viazovich (Maz)          + 2h22m23s

4. Martin Macik (Liaz)            + 2h22m57s

5. Teruhito Sugawara (Hino)        + 2h56m34s

10. ARTUR ARDAVICHUS (IVECO)      + 4h12m31s

11. TON VAN GENUGTEN (IVECO)    + 4h30m29s

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...