12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Rui Costa é o grande vencedor do Troféu Mini Portugal

 

 

·        Duarte Aguiar, Luís Sepúlveda, Nuno Vinagre e André Marques vencem as duas corridas sprint e a prova de resistência

·        Várias trocas de líderes em desafios muito animados

·        Sete vencedores diferentes em 11 corridas

 

Três corridas, duas de sprint e uma de endurance, foram os pontos altos da última jornada do Troféu Mini Portugal que teve a sua primeira temporada em 2017. Apenas os desafios mais curtos atribuíram pontos para a competição que Rui Costa venceu. Um segundo e um terceiro lugares nos confrontos matinais chegaram para que o piloto que habitualmente anda com o Mini #55 se tornasse no primeiro vencedor deste troféu que a RaceReady trouxe para o desporto automóvel nacional.

 

Os endiabrados Mini voltaram a reunir-se, desta feita para a derradeira ronda de 2017. Pela primeira vez, o número destes icónicos modelos ingleses atingiu a dezena e a RaceReady decidiu criar corridas próprias, sem a companhia dos restantes concorrentes que participam no CSS Group 1b.

 

Foi, então, neste acto de emancipação que as equipas formaram a grelha de partida. Depois da velocidade demonstrada na qualificação, a equipa constituída por Luís Sepúlveda, Duarte Aguiar, André Marques e Nuno Vinagre, assumiu que estava no Estoril para ganhar. Assim o fez. Mas não teve tarefa nada fácil. O líder do troféu, Rui Costa, foi um osso duro de roer. A comprová-lo estão os 141 milésimos que separaram primeiro e segundo numa decisão que só ficou clara no momento em que se agitou a bandeira de xadrez. O último lugar do pódio ficou para a equipa de Nuno Santos, Manuel Cabica, Hugo Araújo e Daniel Esteves. Pela primeira vez na competição, esta equipa estreou-se com o terceiro lugar.

 

A segunda corrida sprint voltou a ser ganha pela formação liderada por Luís Sepúlveda. Mas o resultado foi ainda mais apertado. Francisco Albuquerque e Francisco Guedes terminaram na segunda posição a uns míseros 86 milésimos de segundo dos vencedores. Se a primeira corrida quase teve de ser resolvida em foto-finish, esta fez com que o público tivesse de suster um pouco mais a respiração até perceber quem tinha, de facto, ganho. Como se não bastasse, na entrada para a última volta, os sete primeiros estavam separados por apenas um segundo. Parecia uma partida lançada, mas era a chegada ao momento de todas as decisões.

 

Na luta pela vitória no Troféu Mini Portugal, Rui Costa, ao ser terceiro, fechou as contas a seu favor, enquanto o seu principal adversário não foi além do quinto posto, depois de ter sido sexto no confronto inaugural.

 

A fechar o fim-de-semana de corridas, os Mini do troféu voltaram a partilhar a pista com os concorrentes do CSS Group 1b para uma prova com duas horas de duração. Aí, os Mini voltaram a estar como peixe na água. A equipa de Santos/Cabica/Araújo/Esteves começou na frente. Entretanto, Francisco Albuquerque e Francisco Guedes assumiram o comando. Mas a 20 minutos do final, a formação do Mini #7 sofreu um drive through, situação normal neste tipo de corridas, e cedeu a liderança e a vitória à estrutura de Sepúlveda/Aguiar/Marques/Vinagre que, assim, conseguiu um hattrick. Depois de um mau início, devido a uma fuga de gasolina no Mini, esta formação recuperou e ainda chegou ao primeiro lugar.

 

Os Mini mostraram-se, ainda, dotados de níveis de fiabilidade foram do comum. Na primeira corrida de sprint apenas um carro não completou a distância. Na segunda foram só dois que não o fizeram.

 

Para Diogo Ferrão, líder da RaceReady, a temporada de estreia da competição foi animadora. “O Troféu Mini Portugal nasceu este ano e tem crescido progressivamente. O formato das corridas e a forma como é possível correr com estes carros tão especiais criam um modelo de sucesso. A política de custos controlados e o equilíbrio entre os Mini potenciam o espectáculo nas corridas. Este ano, o número de inscritos esteve sempre a crescer e em 2018 o crescimento irá continuar”, afirmou.

 

 


 

sexta-feira, 24 de novembro de 2017 – 09:26:44

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...