Boas Festas

12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Fernando Xavier chegou ao final das 6 Horas de Braga com vitória na Classe

 

 

A ideia germinava já há algum tempo, isso após a “partida” de José Luis Nascimento, há umas semanas a esta parte, quando Fernando Xavier e Pedro Nascimento resolveram preparar o Datsun 1200 para a maior prova em Portugal em termos de duração, com a participação nas 6 Horas de Braga.

 

Esta foi a forma de prestar homenagem a José Luis Nascimento que foi quem construi este carro,  e participar nesta prova-maratona com o Datsun . Se assim foi pensado, assim foi concretizado, e a verdade é que o Datsun 1200 da Pronash foi inscrito, juntando-se depois a Nascimento e a Xavier , o piloto de Braga -  Arnaldo Marques, que já tem uma larga experiencia ao volante dos Datsun 1200.

 

 

A “aventura “ começou logo nos treinos com alguns  contratempos, que levaram a tripla de pilotos a ter de partir da ultima fila da grelha, mas nada que assustasse Fernando Xavier, que nos dizia “ o primeiro turno vai ser feito pelo Arnaldo Marques, que conhece bem a pista e os Datsun 1200,e vai conseguir recuperar, e a verdade é que no final da primeira hora de corrida, o Datsun 1200 estava de “pedra e cal” na 22ª posição da geral, e não eramos os ultimos em pista…”.

 

 

Só que depois de ter acabado o seu primeiro turno, Arnaldo Marques passou o volante, a Fernando Xavier, que começou a ter problemas na caixa de velocidades, como nos explicou o que se passou “ começei a ver a corrida complicada, pois acabamos por ficar apenas com a 4ª velocidade, pois as outras já se tinham ido.Estava fora de questão mudar a caixa, pois isso significava perder meia hora nas boxes, e depois pelo projecto, não tinhamos nada a perder, e toca a andar, até o carro parar”.

 

 

A verdade é que nada disso aconteceu, e o Datsun 1200 no final da segunda hora conseguiu subir duas posições estando na 20ª posição à geral, tendo já percorrido 55 voltas. Na terceira hora, seria o turno de Pedro Nascimento, que conseguiria manter  a mesma posição. Depois da quarta hora de corrida, o Datsun 1200 continuava a rodar só com a 4ª velocidade, e subia um pouco mais em termos de classificação geral, ascendendo  ao 16º lugar da geral.Uma hora mais tarde,  seria a subida ao 15º lugar da geral, para depois cortar a linha de chegada  na 13ª posição à geral.

 

Por isso a alegria era mais do que muita quando Arnaldo Marques aparcou o Datsun 1200 no parque fechado do circuito Vasco Sameiro,e por isso Fernando Xavier dizia-nos “ nunca pensei que iriamos conseguir acabar esta corrida, os problemas com a caixa de velocidades poderiam agravar-se, mas felizmente que o carro aguentou-se até ao fim.Penso que esta foi a melhor homenagem que podiamos ter feito ao José Luis Nascimento, até sou de opinião que ele “lá em cima” teve o seu dedo nesta corrida “, disse-nos.

 

Assim Fernando Xavier, Pedro Nascimento e Arnaldo Marques ficaram com a 13ª posição à geral, 2ª nos Clássicos até 1300 e primeiro lugar na classe 2.

 

 


 

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017 – 11:55:22

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...