13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Francisco Esperto triunfa na segunda corrida do Kia Picanto GT Cup em Vila Real

 

 

·         Numa corrida imprópria para cardíacos, autor da pole-position venceu pela primeira vez na temporada;

·         Na estreia no Kia Picanto GT Cup, Henrique Nogueira foi 5º da geral e vencedor da categoria Júnior;

·         Sete pilotos em posição de discutir o triunfo mantiveram incerteza sobre o resultadoem prova marcada pelo elevado número de ultrapassagens

 

Rica em motivos de interesse e plena de entusiasmo, a segunda corrida do Kia Picanto GT Cup em Vila Real foi, acima de tudo, uma homenagem ao desporto motorizado. Munidos de um maior conhecimento quanto aos segredos da pista com os quilómetros acumulados na corrida de sábado, os pilotos do mais recente Troféu monomarca da Velocidade Nacional arriscaram como até aqui não se tinha visto na procura pelo melhor resultado.

 

 

Concluídos os 20 minutos de prova, o autor da pole-position Francisco Esperto alcançou o que mais ambicionava. Apoiado pelo concessionário Kia “Auto Avenida”, o piloto do carro nº 9 saiu vencedor de uma “bonita corrida”, mas nunca teve espaço para respirar, recebendo a bandeirada de xadrez na companhia de um lote de cinco pilotos determinados em chegar ao pódio.

 

 

Entre eles encontrava-se o estreante Henrique Nogueira, 5º da geral e o melhor Júnior desta corrida, “satisfeito com o resultado obtido” na primeira vez em que participou numa prova de Velocidade. Mas também o ‘Opportunity’ Henrique van Uden, que após ver goradas as inúmeras tentativas de ultrapassagem a Francisco Esperto, destacou a “sabedoria e experiência” do seu adversário.  

 

Salientando “o calor tremendo” que se fazia sentir, bem como a “energia incrível transmitida pelo público”, Hugo Marcos concluiu no 3º posto uma “corrida renhida” cujos festejos estiveram sempre em dúvida dado o excelente andamento de Filipe Serra, 4º da geral. Apesar de ter ficado de fora do pódio, o piloto da “SGS Car” voltou a salientar a excelência do resultado, tendo em conta que o fim-de-semana em causa marcava a sua estreia em circuitos e no traçado de Vila Real.

A pressionar este grupo estava o jovem Mariano Pires, 2º classificado da categoria Júnior, focado em acumular “experiência e quilómetros importantes” para a sua formação enquanto piloto.

 

AO RUBRO

 

A diferença inferior a dois segundos entre estes seis concorrentes no final da corrida espelha a competitividade de uma prova que, tudo apontava, teria também em Hugo Araújo um dos seus protagonistas. Mas as expectativas do piloto apoiado pelo concessionário Kia “Cardan” de “retirar pontos” aos seus adversários acabariam por sair defraudadas quando a caixa de velocidades do carro nº 99 cedeu logo na segunda volta.

 

Se Francisco Esperto soube guardar a vantagem sobre os pilotos que se encontravam imediatamente atrás de si, João Santos, 7º, e José Supico, 8º, alcançaram o objetivo confesso de se sentirem “mais à vontade” com o circuito vilarealense. Enquanto Supico destacou o facto de ter melhorado consideravelmente os seus tempos por volta, o piloto apoiado pela Corvauto salientou o facto de se ter preservado“a mecânica do carro”.

 

Seguiram-se Rui Meireles, que viu serem acrescentados 30 segundos ao seu tempo no final da prova por conduta anti-desportiva na forma como geriu as ultrapassagens, e Leonor Espinhal, que aproveitou a confusão gerada entre alguns pilotos para se divertir “o triplo” e subir posições.

 

Já Nuno Caetano mostrava-se satisfeito com “a boa recuperação” realizada após um toque que comprometeu o seu desempenho. O 11º lugar acabou por ser o resultado possível, com a corrida a chegar ao fim numa altura em que se aproximava do pelotão.

 

Mais atrás ficaram o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, “entusiasmado” com este primeiro contacto com o Kia Picanto GT Cup nas ruas do concelho a que preside, e Francisco Marrão — vítima da postura mais intempestiva de alguns pilotos nesta segunda corrida, mas capaz de retirar conforto no pódio alcançado no sábado na categoria Pro.

 

Surpreendido com o elevado número de ultrapassagens e a grande proximidade entre os concorrentes das duas categorias, nas quais se incluíam alguns estreantes, João Seabra destaca o espetáculo deixado em pista nesta estreia do Kia Picanto GT Cup no Circuito de Vila Real:

 

“Visível aos olhos de outros pilotos e, sobretudo, ao coração do fantástico público que acudiu às ruas de Vila Real, o Kia Picanto GT Cup provou ser uma competição emocionante e divertida com base num pequeno grande carro de corridas”.

 

O diretor-geral da Kia Portugal aplaude, também, a forma corajosa como os pilotos se debateram em pista, mas alerta que, a exemplo do que sucedeu nesta segunda corrida, os excessos serão penalizados por todos os que defraudarem o caráter do Troféu:

 

“Quero dar os parabéns a todos os pilotos que deram corpo à maior lista de inscritos do ano, enaltecendo o espetáculo que proporcionaram nesta estreia nos circuitos. Mas reforçar igualmente que devem continuar a ter em consideração o espírito de fair-play do campeonato, lutando de forma justa e respeitando sempre os seus adversários”, conclui.

 

Uma opinião partilhada por Tiago Raposo Magalhães, para quem a segunda corrida do Kia Picanto GT Cup em Vila Real foi o corolário de um fim-de-semana fantástico para a imagem da competição:

 

“Foram 20 minutos marcados por lutas de deixar os cabelos em pé, com seis carros a discutirem a primeira posição até ao fim da prova.  Mas não posso deixar de notar que esta segunda corrida, talvez pela confiança crescente dos pilotos ao volante, ficou marcada por alguns excessos que tiveram de ser assinalados”.

 

Para o responsável da CRM Motorsport, o grande vencedor foi mesmo o Kia Picanto GT Cup — um carro que já provou o seu valor nos circuitos, depois de fazer o mesmo na montanha e nos ralis.

 

“Os resultados têm sido positivos em toda a linha, com a Kia a fazer uma excelente aposta neste projeto e a provar, mais uma vez, que é uma marca inovadora, arrojada e dinâmica”,salientou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 16 de novembro de 2018 – 02:07:44

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...