13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fórmula Ford Portugal - Race 1 e 2 - Estoril 2019

 

  • Primeira corrida da temporada com atraso de 3 horas devido ao forte nevoeiro que se fez sentir durante a manhã;
  • Corrida 1 disputada em molhado com António Almeida a dominar, e o Rookie António Correia como a grande revelação, num fantástico 2º lugar;
  • Na segunda corrida, António Almeida vence novamente após grande luta com Fernando Mayer Gaspar.

 

A primeira corrida da temporada de Formula Ford no Circuito do Estoril começou com um atraso de 3 horas devido ao forte nevoeiro que se fez sentir durante toda a manhã. Depois da qualificação, onde António Almeida da categoria ZETEC fez o melhor tempo, a pergunta era se o mesmo iria conseguir manter a supremacia durante as aguardadas corridas.

 

A primeira corrida disputada em piso molhado começou com uma boa partida de António Almeida seguido de Vasco Ferreira, mas com as difíceis condições climatéricas Vasco acabou por fazer um peão logo na 1ª volta, o que possibilitou a João Silva iniciar uma forte perseguição a António Almeida e lutar pelo primeiro lugar.

 

 

No entanto, João Silva perde o controle do carro e fica na gravilha, permitindo a António Almeida respirar na frente da corrida.

 

O grande destaque da primeira corrida foi para o jovem Rookie António Correia, estreante na competição, da categoria Funspeed. Além de ter feito a melhor volta da corrida, partindo de 7º lugar da grelha, foi recuperando posições, acabando por se terminar no 2º lugar com apenas 3 segundos de diferença do primeiro classificado, subindo assim ao lugar mais alto do pódio na classe. O piloto do Fundão dizia “…nunca tinha corrido à chuva. Iniciei a prova com alguma precaução, mas assim que fui ganhando confiança, consegui ir subindo posições até me aproximar do primeiro classificado. Foi uma excelente estreia…”

 

A luta pelo 3º lugar foi bastante acesa entre Rui Andrade da categoria Funspeed, que também participa na F4 Espanhola e os experientes Vitor Sampaio em Zetec e Paulo Vieira em VJ16. O jovem piloto Rui Andrade acabou por levar a melhor, e garantir o 3º lugar da corrida e o 2º lugar da categoria. Vítor Sampaio conseguiu o 2º lugar da ZETEC e por fim Paulo Vieira o primeiro lugar em VJ16. Vasco Ferreira, apesar do azar sentido no inicio da prova, ainda conseguiu subir ao 3º lugar do pódio em ZETEC.

 

Na segunda prova do dia, o sol veio dar um ar da sua graça e permitir uma prova totalmente diferente com uma corrida de cortar a respiração.

 

 

António Almeida, tal como na primeira corrida do dia, liderou desde o inicio, mas Fernando Mayer Gaspar, não lhe deu descanso durante os 15 minutos em pista, acabando mesmo por subir ao 1º lugar na 4ª volta. No entanto, António Almeida, consegue voltar a ultrapassar o carro preparado pela G-TECH, acabando por garantir assim a primeira posição e o lugar mais alto do pódio na categoria ZETEC, com Fernando Mayer Gaspar em segundo, a apenas 9 décimas de diferença. Vítor Sampaio, termina num merecido 3º lugar, com uma corrida que denota uma excelente evolução.

 

Paulo Vieira, em VJ16, António Correia em Funspeed e Rui Silva na categoria Zetec criaram uma bela luta no meio da grelha, lutando pelo terceiro lugar, acabando por ser o Gentlemen Driver a levar a melhor e a receber o primeiro prémio da sua categoria.

 

O Rookie António Correia que surpreendeu tudo e todos na primeira prova com a pista molhada, acabou por descer assim para 5º, mas mesmo assim conseguiu vencer novamente a categoria.

 

Para o organizador da Fórmula Ford, Diogo Ferrão: Duas corridas bastante disputadas em condições muito diferentes, a primeira em molhado e segunda em seco. Foram duas provas complicadas em termos de afinações para as equipas, mas gostei especialmente das disputas leais em pista que irão ser continuadas agora no circuito de Braga dentro de um mês.

 

Os pequenos formulas sem asas regressam às pistas para a segunda prova de 2019 nos dias 4 /5 de Maio, em Braga – Festival of Speed.

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 17 de julho de 2019 – 11:21:57

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...