14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Algarve Classic Festival 2019

 

O maior evento de “Historic Racing” da Península Ibérica, o Algarve Classic Festival, regressa em 2019, entre os dias 01 e 03 de novembro. No décimo ano consecutivo os organizadores do evento querem subir mais uma vez a fasquia, com 12 competições de clássicos de renome internacional de campeonatos de toda a Europa. Com a presença já garantida de 300 equipas, a animação dentro e fora de pista está garantida, uma vez que a animação no Paddock e a exposição de clássicos torna este espaço uma verdadeira joalharia ao ar livre, enquanto se pode interagir com os pilotos e proprietários de verdadeiras relíquias.

Organizado pela Race Ready e Autódromo Internacional do Algarve, a Hertz insere-se este ano como patrocinadora oficial do evento daquele que já é um marco indissociável da agenda de desporto motorizado e social no sul da Europa. O Algarve Classic Festival, além de juntar inúmero público português, estrangeiros vindos de todos os cantos do mundo (especialmente da Europa) também fazem questão de marcar presença nestes quatro dias repletos de plena ação, com os motores dos clássicos a ecoarem pelo Paddock num verdadeiro museu vivo com carros extramente valiosos em pista e a esbanjarem um charme inigualável.

No que respeita a competições, a competição Pre-'63 GT by DK Engineering regressa ao Algarve Classic Festival, depois de ter sido criada há exatamente 10 anos atrás como uma corrida especial para GT´s Pré-63 na Silverstone Classic. Depois do ano passado se estrearem no Algarve e logo com um Ferrari 250 GTO na grelha, regressam este ano naquela que é uma das grelhas mais valiosas da competição.


A Fórmula Júnior Historic Racing Association (“FJHRA”) regressa ao Algarve após alguns anos de interrupção. A competição que fez a sua primeira corrida no Mónaco em 1993 e desde então que apresenta uma fantástica grelha, recriando a época 1959-1963 na qual esta era a categoria suporte da Fórmula 1. Esta competição passa por alguns dos melhores Classic Festival do mundo e regressa agora ao Algarve com sempre corridas muito competitivas. A não perder!


Também do agrado do público serão certamente os turismos até 1966, conhecidos como U2TC, com as famosas disputas entre os Ford Cortina Lotus, os Alfa Romeo GTA ou os irrequietos Mini Cooper S e onde se irão incluir os sempre espetaculares Group 1 Portugal. A não perder são também os campeonatos GT & Sports Cars Cup para Grande Turismos, com modelos em estado original anteriores a 1965, mas a já reconhecida competição Iberian Historic Endurance, que durante o ano percorre diversas pistas europeias, chega também al Algarve a prometer lutas interessantes.


A competição para Sport-Protótipos e GT’s até 1971, também organizada pela Peter Auto, onde competem viaturas tão queridas do público português, como o Chevron B8, Ford GT40, Lolas T70, entre outros modelos do antigo Campeonato Mundial de Marcas até 1974, mas também GT e Turismos dos anos 70, como os Ferrari 365 GTB/4 Daytona, os Porsche RSR ou os BMW635 CSL. Estes são os carros mais espetaculares do evento, quer pela sua velocidade quer pelo som, que faz estremecer o público de emoção.


O MRL 50's Sports Cars mostra os Pre-61 Sport Cars, que inclui modelos como os Jaguar C e D-Type ou os Lotus 11 e 15, numa corrida de duas horas no final do dia de Sábado, criando uma atmosfera inebriante, com o desaparecer do sol e os bólides a terem que acender as luzes a criar um cenário edílico que faz lembrar as 24 horas de Le Mans.


Estarão também presentes os divertidos e aguerridos Fórmula Ford, o Campeonato Nacional de Clássicos e o Campeonato Nacional de Legends, mas a completar uma jornada recheada para os amantes deste tipo de automóveis não nos podemos esquecer que também irão ao Algarve os sempre competitivos e aguerridos Super Seven by Toyo, que disputam cada volta ao segundo e certamente vão encerrar com chave de ouro uma plateia de competições fantásticas.

Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “são 10 sinuosos anos de um evento que é uma peregrinação dos Fãs dos Clássicos ao Algarve, mas é uma década de prazer e orgulho. Numa época do ano onde a região oferece um clima único na Europa para corridas, é sempre gratificante recebermos mais de 500 Pilotos de todo o mundo para desfrutarem deste fantástico circuito e conduzirem verdadeiras pérolas, para satisfação do publico especialista. Quero também destacar o clima sempre intimista que se gera entre espectadores e equipas, que é de louvar e recebe sempre uma crítica positiva por parte de quem nos visita.”

Para Paulo Pinheiro, diretor do Autódromo Internacional do Algarve, “o Algarve Classic Festival é já um marco no calendário de eventos do Autódromo Internacional do Algarve. Após 10 sucessivos anos de evento o resultado da adesão registada, quer de concorrentes quer de espetadores, é cada vez maior. Considerado por muitos dos 500 pilotos que todos os anos desfilam pelo AIA, como um dos seus eventos preferidos, é com um enorme agrado que eu e toda a equipa proporcionaremos a todos os visitantes a oportunidade única dos espetadores poderem revisitar a evolução automobilística e a beleza que os distingue da atualidade.”
 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de novembro de 2019 – 14:51:43

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...