18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Francisco Abreu e José Carlos Pires ganharam a primeira corrida do CPV 2023

- Francisco Abreu e José Carlos Pires conheceram um fim de semana aziago com um 1º e um 11º lugar, respetivamente, na primeira e segunda corridas do CPV
- Demasiadas contrariedades impediram que o BMW M4 GT4 preparado e assistido pela Speedy Motorsport, com as cores da CANON, KAIZEN INSTITUTE, BRISA, GTS, STORYTELLERS, ARANGO, SONNIC, MADEIRA MOTORES, DUNE E CLUB SPORT MARÍTIMO, saísse vencedor nas duas corridas disputadas em Portimão.
- Uma atraso na entrada em pista na primeira corrida, um abalroamento e duas penalizações polvilharam as duas corridas da dupla da Speedy Motorsport
 
Francisco Abreu e José Carlos Pires conheceram um fim de semana agridoce na estreia do BMW M4 GT4 com as cores da CANON, KAIZEN INSTITUTE, BRISA, GTS, STORYTELLERS, ARANGO, SONNIC, MADEIRA MOTORES, DUNE E CLUB SPORT MARÍTIMO, assistido pela Speedy Motorsport. Depois de rubricarem as “pole position” para as duas corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade, a dupla da Speedy Motorsport conquistou uma saborosa vitória na primeira corrida, onde surgiu o primeiro contratempo.
 
José Carlos Pires arrancou para a primeira corrida determinado, porém, não pôde aproveitar a “pole position” devido a um atraso o tempo de entrada em pista. Quando o piloto do BMW M4 GT4 estava a caminho do circuito, acendeu-se o semáforo vermelho e José Carlos Pires e muitos outros pilotos ficaram retidos na via das boxes.
 
Perante esta situação, o piloto da Speedy Motorsport foi forçado a uma enorme recuperação, pois partiu muito atrás. Com um ritmo impressionante, José Carlos Pires revelou a sua inteligência tática e rapidez de raciocínio. A janela de troca de pilotos abriu mais cedo e, aproveitando um “Safety Car”, entrou nas boxes e entregou o BMW M4 GT4 a Francisco Abreu.
 
O excelente trabalho de José Carlos Pires facilitou a vida a Francisco Abreu que, imprimindo um ritmo demolidor, ultrapassou vários adversários para reclamar uma saborosa vitória com uma vantagem que explicou a superioridade da dupla de pilotos da Speedy Motorsport.   
 
A segunda corrida prometia mais um excelente espetáculo, uma vez mais, com o BMW M4 GT4, desta feita pilotado por Francisco Abreu, na “pole position”. O arranque foi excelente, mas um piloto perdeu o ponto de travagem no final da reta da meta e acertou em cheio no carro da Speedy Motorsport. Segunda contrariedade do fim de semana que deixou o piloto madeirense no 24º lugar no final da primeira volta.
Mais uma recuperação extraordinária, desta feita de Francisco Abreu, que chegou ao 6º lugar em apenas 10 voltas. Porém, tudo se iria precipitar aquando da troca de pilotos: primeiro um problema no limitador de velocidade fez o BMW M4 GT4 exceder a velocidade limite nas boxes que originou um “drive through”. Terceira contrariedade que atirou o carro da Speedy Motorsport para o oitavo lugar.
 
A quarta contrariedade veio na forma de um erro da equipa que não cumpriu a totalidade do “handicap” na paragem para troca de pilotos. Quando o BMW M4 GT4 já estava no sexto posto – posição em que cortou a linha de meta – nova penalização, agora em tempo, empurrou a equipa para um cinzento 11º posto final.
 
Contas feitas, a dupla Francisco Abreu e José Carlos Pires saiu de Portimão com duas “pole position”, uma vitória e uma volta mais rápida (na segunda corrida). Como a pontuação do Campeonato de Portugal de Velocidade diz que os pilotos têm de deitar as duas piores pontuações, este resultado menos positivo na segunda corrida não muda os objetivos da dupla do BMW M4 GT43 com as com as cores da CANON, KAIZEN INSTITUTE, BRISA, GTS, STORYTELLERS, ARANGO, SONNIC, MADEIRA MOTORES, DUNE E CLUB SPORT MARÍTIMO: lutar pelo título de 2023.
 
A próxima prova a contar para o Campeonato de Portugal de Velocidade 2023 será realizada no Circuito de Jarama, Espanha, nos dias 10 e 11 de junho.
 
Francisco Abreu– “Fim de semana que começou muito bem e foi-se complicando, particularmente para as corridas, pois, na qualificação, estivemos perto da perfeição com duas “pole position”. A primeira corrida já foi complicada devido a termos entrado em pista tarde, obrigou a um grande esforço, mas conseguimos com garra e inteligência tática reclamar uma saborosa vitória. Na segunda corrida e depois de ter sido abalroado por um piloto que estava, certamente, desatento e só travou em cima do BMW, tudo se precipitou. Perdi muito tempo, tentei recuperar e estávamos no bom caminho para chegar aos primeiros lugares quando fomos atingidos com duas penalizações que nos empurraram para o 11º lugar. Temos de melhorar em algumas questões para evitar estas contrariedades. Estávamos rápidos, provámos isso com duas excelentes recuperações, mas as penalizações acabaram com a segunda corrida. Vamos já colocar o foco na próxima jornada em Jarama, circuito que conheço muito bem, e tentar retificar este resultado menos brilhante.”
 
José Carlos Pires– “A exibição da equipa na qualificação augurava tudo de muito bom para as corridas, mas quando as coisas têm de correr mal... correm mal! Foram demasiadas contrariedades para um fim de semana só. Na primeira corrida falhamos o tempo de entrada em pista e foi necessário forçar mais do que o necessário para conseguir uma vitória, saborosa, claro, mas em esforço. Ser abalroado na primeira curva e depois receber duas penalizações que só podem ser atribuídas à nossa equipa, acabaram com um 11º lugar que não espelha, de forma nenhuma, o nosso andamento. Seja como for, temos de retirar pontos positivos deste fim de semana no AIA: rubricámos duas ‘pole position’, ganhámos a primeira corrida com uma recuperação excelente e rubricámos a volta mais rápida na segunda manga. Temos de nos focar na próxima jornada, sabendo que todos temos de melhorar para evitar tantas contrariedades e perseguir o nosso objetivo: vencer o campeonato.”
 
Calendário do Campeonato de Portugal de Velocidade
06 – 07 maio                                            Portimão
10 – 11 junho                                           Jarama
14 – 16 julho                                            Vila Real
25 – 26 novembro                                  Estoril
 
Calendário do Iberian SuperCars
06 – 07 maio                                            Portimão
10 – 11 junho                                           Jarama
14 – 16 julho                                            Jerez
25 – 26 novembro                                  Estoril
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:52:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...