47ºs Campeonatos Internacionais de Portugal - Atletas portugueses em Campo

No segundo dia dos 47ºs Campeonatos Internacionais de Portugal, cumprem-se os jogos eliminatórios do torneio que conta com 167 atletas em representação de 34 países. Esta sexta-feira discutem-se as eliminatórias de Singulares Masculinos e Senhoras, Pares Mistos e Pares Masculinos e Senhoras.

O Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha serve de palco para o torneio que junta atletas vindos de todo o Mundo em busca de um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres. O Comandante Vicente Moura, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, marcou presença no segundo dia da competição e elogiou a organização e a Federação Portuguesa de Badminton:

A Federação Portuguesa de Badminton está de parabéns mais uma vez pela grande capacidade de organização que mostra ter, mais uma vez neste 47º Campeonatos Internacionais. Estão neste Centro de Alto Rendimento os melhores jogadores da Europa e do Mundo, numa última tentativa de marcar presença nos Jogos Olímpicos de Londres. Os jogadores portugueses têm tido boas prestações mostrando que valeu a pena o investimento neste Centro e o bom trabalho que a federação está a fazer com os novos talentos. Espero que a Telma e o Pedro integrem a comitiva olímpica.

Os Internacionais começaram esta quinta-feira com as duas rondas de qualificação e prolongam-se até ao próximo domingo, 29 de abril, dia em que se discutem as finais nas cinco variantes – Singulares Masculinos, Singulares Senhoras, Pares Masculinos, Pares Senhoras e Pares Mistos.

Durante a manhã foram disputadas as eliminatórias da variante de Pares Mistos, Singulares Masculinos e Singulares de Senhoras. Na vertente de Pares Mistos as quatro duplas portuguesas cederam contra as seleções belga, dinamarquesa e alemã.

Nos Singulares Masculinos o destaque vai para Pedro Martins (1º Cabeça de Série) e para Nuno Santos, os dois portugueses que garantiram um lugar nos 1/16 de final.

Luís Carvalho, Secretário Técnico da Federação Portuguesa de Badminton comentou os dois dias de provas dos Internacionais: “Até agora o torneio tem-se realizado dentro das expectativas. O Nuno Santos apurou-se para o quadro principal deixando de fora o lituano Kestutis Navickas que aqui procurava uma vaga para Londres. Para a Telma Santos este torneio não é decisivo uma vez que as suas principais adversárias estão em competição num torneio na India e só após estes resultados terá o veredicto final. Neste torneio a competição feminina está mais equilibrada e mais forte do que a competição masculina.”

Telma Santos é a única representante portuguesa na variante de Singulares Senhoras, tendo garantido um lugar nos 1/16 de final, depois de derrotar a compatriota Sofia Setim, uma das atletas mais novas do torneio (14 anos).

O jogo com a top nacional (Telma Santos) foi difícil porque ela é muito rápida e tem mais experiência. Ainda tenho que melhorar muitas coisas para ser como ela. A Telma e o Pedro são dois ídolos, porque ambos vão aos jogos olímpicos, feito que eu também quero realizar no futuro.”, explica Sofia Setim, a junior portuguesa depois do jogo com a cabeça de série lusa.
 
alt

Sofia Setim

Presentes em competição, durante esta tarde, vão estar os atletas portugueses: Tomás Nero e Catarina Cristina, Miguel Pinto e Daniela Conceição, Bruno Carvalho e Sónia Gonçalves - Pares Mistos; Pedro Martins e Nuno Santos – Singulares Masculinos; Telma Santos – Singulares Senhoras; Rafael Lopes e Tomás Nero, Gonçalo Pereira e Gonçalo Sousa, Délio Gonçalves e Miguel Pinto, Bruno Carvalho e Manuel Leitão – Pares Masculinos; Sónia Gonçalves e Ana R. Santos, Filipa Lamy e Vânia Leca, Dalila Belém e Ana Reis, Daniela Conceição e Catarina Cristina – Pares Senhoras. 
  

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...