Os 58ºs Campeonatos Internacionais de Portugal, decorrem na cidade termal de Caldas da Rainha, de 8 a 12 de Março no Centro de Alto Rendimento de Badminton. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Badminton, é uma prova pontuável para o Ranking Mundial, tendo tido um crescimento notável quanto ao número de atletas participantes e países representados.
Este ano o torneio superou todas as expectativas com mais de 400 atletas inscritos, oriundos de 50 países, que vão competir por títulos em cinco categorias da modalidade: Singular Homem, Singular Senhora, Par Homem, Par Senhora e Par Misto e só nos dois primeiros dias de competição irão realizar-se mais de 200 jogos. O elevado nível de competitividade é garantido pela participação de muitos atletas com posição significativa no Top 100 do Ranking Mundial da Badminton World Federation em Seniores, incluindo o português Bernardo Atilano (89º do Ranking Mundial).
Para representar a Seleção Nacional neste evento foram convocados pela Equipa Técnica Nacional liderada pelos treinadores Diogo Silva e Fernando Silva, 12 atletas que têm dado provas do seu talento em competições nacionais e internacionais. Perante uma realidade desportiva cada vez mais competitiva, com atletas de todo o mundo a prepararem-se muito bem e as suas federações a apostarem no desporto olímpico e nas suas classificações para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Portugal conseguiu garantir a participação de atletas nas cinco categorias.
No primeiro dia da competição, dia 8 de Março, joga-se a primeira ronda de qualificação de singulares homens e singulares senhoras e Adriana Gonçalves, Beatriz Roberto, Bruno Carvalho, David Silva, Diogo Glória, Gabriel Rodrigues, Madalena Fortunato e Sónia Gonçalves são alguns dos atletas lusos que irão tentar a classificação para o Quadro Principal. No dia 9 de Março continuarão a jogar-se as rondas de qualificação, nomeadamente na vertente de pares mistos: Bruno Carvalho e Catarina Martins, Gabriel Rodrigues e Beatriz Roberto, David Silva e Marta Sousa, Rodrigo Almeida e Mariana Neves, Adriana Gonçalves e Simão Ferreira e pares homens e pares senhoras: Diogo Glória e Gabriel Rodrigues, Madalena Fortunato e Beatriz Roberto,
No dia 10 de Março, no Quadro Principal, Portugal já tem garantida a participação de 3 atletas lusos em duas categorias da modalidade com os atletas Bernardo Atilano (Singular Homem), e Adriana Gonçalves e Sónia Gonçalves (Par Senhora).
Dos atletas portugueses em competição destacam-se os nomes de Bernardo Atilano e Madalena Fortunato atualmente integrados na Bolsa de Solidariedade Olímpica do Comité Olímpico de Portugal. A Bolsa de Solidariedade Olímpica é um instrumento complementar ao Projeto Paris 2024 e direcionada para atletas que ainda não estão integrados nas classificações Elite ou pré Elite, mas que de acordo com as Federação reúnem valor desportivo que torna expectável o seu apuramento para os próximos Jogos Olímpicos.
Entre os atletas estrangeiros encontra-se o espanhol Pablo Abian, um dos principais favoritos da prova e atualmente o #90 no ranking mundial, que conta no seu vasto currículo desportivo com 4 participações nos Jogos Olímpicos e inúmeras medalhas em competições internacionais.
Os melhores atletas em prova são os cabeça de série:
SH – Bernardo Atilano (Portugal) nº 89 BWF World Rankings
SS - Yaelle Hoyaux (França) nº65 BWF World Rankings
PH - Rory Easton e Zach Russ (Inglaterra) nº55 BWF World Rankings
PS - Jessica Pugh (Inglaterra) e Rachel HONDERICH (Canadá) nº49 BWF World Rankings
PM - Callum Hemming e Jessica Pugh (Inglaterra) nº 38 BWF World Rankings