18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Supertaça Compal renovada

Prova integra seis equipas este ano

Já está em fase adiantada a organização da 3ª Edição da Supertaça Compal, que regressa a Angola, de 14 a 18 de Fevereiro. A prova deste ano tem várias novidades, sendo que as mais visíveis têm a ver com o facto de o Torneio se disputar em duas cidades angolanas diferentes – Benguela (fase de grupos) e Luanda (final) –, bem como contar com a participação de seis equipas.
 
Para além dos campeões de Portugal e Angola, FC Porto Ferpinta e Petro de Luanda, respetivamente, estarão também presentes o CAB Madeira, vencedor da Taça de Portugal, Libolo que conquistou a Taça de Angola, a estreia absoluta do Maxaquene, campeão moçambicano, e ainda o 1º de Agosto, sendo que os últimos dois beneficiaram, a título experimental, da criação dos “wild card”, outra inovação na competição de 2012. Mais um país a participar num evento que não pára de crescer em qualidade, tornando-se cada vez mais numa competição de referência nos países de língua oficial portuguesa.

Os azuis e brancos vão tentar pela segunda vez conquistar o troféu, depois da primeira experiência na passada temporada, se bem que este ano ostentem o título de campeões nacionais. A outra equipa portuguesa a marcar presença é o CAB Madeira, que tão brilhantemente venceu a última edição da Taça de Portugal.

O Petro de Luanda, treinado pelo nosso conhecido Alberto Babo, surpreendeu tudo e todos, e na temporada passada alcançou o desejado título de campeão de Angola. Depois ter estado presente na 1ª edição, sem grande sucesso, o Petro tem a responsabilidade de defender a posição conquistada nas provas angolanas. O Libolo volta a participar na competição, uma vez mais na condição de vencedor da Taça de Angola, uma equipa a ter conta depois da boa imagem que deixou na última edição, disputada em Lisboa.

De facto, a grande novidade deste ano é a inclusão através da criação de “wild cards” da equipa do Maxaquene, pelo facto de ter sido campeão de Moçambique na última temporada, o que faz aumentar para três os países envolvidos na disputa de um troféu. Que uma vez mais reúne os campeões nacionais da temporada passada, bem como os vencedores das respetivas Taças do país.

O segundo “wild card”, a título experimental, deste ano foi atribuído à equipa angolana do 1º de Agosto, treinada pelo Selecionador Nacional português Mário Palma, de modo a que lhe permita defender o título alcançado, em Lisboa, na passada edição da Supertaça Compal. A sua inclusão eleva para três o número das equipas angolanas que partem à conquista do Troféu deste ano.

As seis equipas participantes foram dividas em dois Grupos, sendo que no Grupo A faz parte o Petro de Luanda, campeão em título angolano, o Libolo, vencedor da Taça de Angola, e o CAB Madeira, igualmente vencedor da Taça, mas de Portugal.

No Grupo B ficaram incluídos o FC Porto Ferpinta campeão português, a equipa do Maxaquene vencedora do último campeonato moçambicano, e por último o 1º de Agosto a equipa convidada a participar este ano em mais uma edição da Supertaça Compal.

A fase de grupos disputa-se entre os dias 14 e 16 de Fevereiro, na cidade de Benguela, com as equipas a regressarem depois a Luanda para a realização dos jogos de atribuição dos lugares entre o 1º e o 6º. A grande final será no domingo, dia 19, naquele que se espera que venha a ser mais um memorável encontro e o culminar de mais uma grande jornada de basquetebol. Que só volta a ser possível pelo imprescindível apoio da Sumol+Compal, que continua a apostar no basquetebol como meio de divulgação da marca e canal de ligação dos países de língua oficial portuguesa.

Grupo A:
Petro de Luanda
Libolo
CAB Madeira

Grupo B:
FC Porto Ferpinta
Maxaquene
1º de Agosto


Calendário dos jogos:

Dia 14/02 3ª Feira - Benguela

17h00 - FC Porto x Maxaquene
19h00 - CAB x Petro de Luanda

Dia 15/02 4ª Feira - Benguela
17h00 - Petro de Luanda x Libolo
19h00 - FC Porto x 1º de Agosto

Dia 16/02 5ª Feira - Benguela
17h00 - Libolo x CAB
19h00 - Maxaquene x 1º de Agosto

Dia 18/02 Sábado - Luanda
17h00 - Jogo de atribuição de 5/6 lugares
19h00 - Jogo de atribuição de 3/4 lugares

Dia 19/02 Domingo - Luanda
16h00 - Jogo de atribuição de 1/2 lugares

  

Últimas notícias

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 08:50:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...