>
Como forma de promover a inclusão social através da prática desportiva, a Câmara Municipal de Palmela está a dinamizar a prática da modalidade de Boccia no Concelho, dirigida não só a pessoas portadoras de deficiência, mas também à população sénior.
Para os próximos meses, em parceria com a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal, estão agendadas ações de sensibilização e formação de técnicos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, bem como a dinamização de Boccia Sénior.
Paralelamente, a Palmela Desporto, E.M. estabeleceu um protocolo com a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal para o desenvolvimento da modalidade, estando a dinamização do ensino e treino a cargo de técnicos desta instituição. Numa fase inicial, a prática decorrerá na Piscina Municipal de Pinhal Novo, apenas dirigida a pessoas portadoras de deficiência. Posteriormente, a intenção é dinamizar atividades de experimentação dirigidas à população sénior, nomeadamente, aos participantes no 50+ - Programa de Exercício.
O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia. O objetivo deste desporto é colocar as bolas de cor (seis azuis, contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador para dentro do recinto de jogo. Não há limite de idade para a prática da modalidade, é um jogo misto e pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras.