13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Seleção Nacional representada por 9 canoístas em Poznan

 

Taça do Mundo da Polónia marca, em 2019, o arranque da época internacional de velocidade.

Fernando Pimenta vai competir em K1 500, K1 1000 e K1 5000 metros.

 

A Polónia é palco do arranque internacional da canoagem portuguesa de velocidade em 2019, com a realização, entre 23 e 26 de maio, da Taça do Mundo de Poznan.

 

A Seleção Nacional vai estar representada por 9 canoístas, cinco masculinos e quatro femininos, que vão disputar 11 provas em águas polacas, com o foco no Mundial, agendado para Szeged, na Hungria, de 21 a 25 de agosto.

 

 

Fernando Pimenta, campeão de K1 1000 e de K1 5000 no Campeonato do Mundo realizado, em 2018, em Montemor-o-Velho, vai competir nestas duas distâncias em Poznan, além de entrar na competição de K1 500. De referir que João Ribeiro também vai participar na prova de K1 500. Quanto ao setor feminino, Joana Vasconcelos assume o K1 200, enquanto Teresa Portelavai competir no K1 500.

 

Nas tripulações, o K4 500 mantém os elementos, Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, que estiveram na embarcação no Mundial de Montemor-o-Velho, a exemplo do que acontece no K4 500 Feminino com Joana Vasconcelos, Teresa Portela, Francisca Laia e Francisca Carvalho. 

 

O principal objetivo é, neste momento, aferir como é que estamos em relação aos atletas estrangeiros”, refere Fernando Pimenta, com o canoísta do Sport Lisboa e Benfica a lembrar que, na Taça de Mundo da Polónia, “vai estar

mais do que uma embarcação por país, o que permite competir com mais atletas de grande nível”. “Este ano, esperamos e queremos estar no nosso melhor no Campeonato do Mundo”, reforça.

 

Após admitir que as Taças do Mundo “acabam por ser os testes mais importantes” para o Campeonato do Mundo, Emanuel Silva opta por desvalorizar os resultados obtidos nestas competições. “Temos de estar conscientes que

estamos a seguir um planeamento para Agosto. Aí é que tem de estar, como se costuma dizer, “a carne toda no assador”. O apuramento olímpico é a parte mais importante desta época”, assinala o canoísta do Sporting Clube

de Portugal.

 

O principal objetivo é aferir a forma em que me encontro”, diz João Ribeiro, com o atleta do Sport Lisboa e Benfica a assumir que “o foco está todo no K4, que é onde vamos tentar o apuramento olímpico”. “Vamos testar outras embarcações, mas o foco principal será o K4”, prossegue, antes de antecipar que “as outras equipas também não estarão, ainda, no seu melhor”.  “Vamos estar todos mais ou menos ao mesmo nível”, prevê.

 

Teresa Portela também defende que o principal propósito de competir em Poznan passa por “ver como é que estamos”. “São as primeiras competições internacionais e vão dar para perceber o que é preciso melhorar até Agosto”, realça a canoísta do Sport Lisboa e Benfica, explicando, de pronto, que “os resultados na Polónia não vão dar respostas definitivas”. “Ainda faltam alguns meses muito importantes até ao Mundial”, refere.

 

São as primeiras competições internacionais da época e é sempre bom lá estar, pois a prova mais importante deste ano, o Campeonato do Mundo em Agosto, que dá o apuramento olímpico, está a chegar”, destaca Joana Vasconcelos. A canoísta do Sport Lisboa e Benfica considera que a Taça do Mundo de Poznan vai ser “boa para afinar os barcos”, lembrando, então, que “ainda há muito trabalho pela frente”. Ainda assim, garante, “queremos sempre tirar bons resultados em todas as competições”.

 

 

SELEÇÃO NACIONAL DE VELOCIDADE EM POZNAN

 

Kayak Masculino

K1 500 metros            Fernando Pimenta

K1 500 metros            João Ribeiro

K1 1000 metros          Fernando Pimenta

K1 5000 metros          Fernando Pimenta

K2 500 metros            Emanuel Silva/Messias Baptista

K4 500 metros            Emanuel Silva/João Ribeiro/Messias Baptista/David Varela

 

Kayak Feminino

K1 200 metros            Joana Vasconcelos

K1 500 metros            Teresa Portela

K4 500 metros            Joana Vasconcelos/Teresa Portela/Francisca Laia/Francisca Carvalho

 

Kayak Misto

K2 500 metros            Francisca Laia/David Varela

 

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 26 de junho de 2019 – 08:19:11

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...