18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Givec Maratona BTT 5 Cumes

 

No último domingo, 25 de setembro, a Av. da Liberdade, em Barcelos, voltou a colorir-se de betetistas para a 12.ª edição da Givec Maratona BTT 5 Cumes. As condições atmosféricas excelentes para a prática desportiva e também para assistir à prova trouxeram muito público para a partida realizada no Centro Histórico de Barcelos, onde o cenário é sempre uma das características realçadas pelos betetistas que vêm até aqui de diversos pontos do país, mas também de outras nacionalidades, notando-se o número crescente de espanhóis em cada edição da prova. Bruno Lopes é emigrante na Bélgico e regressou este fim-de-semana a Portugal propositadamente para fazer a Maratona 5 Cumes. No final, a dureza da prova deixava tanto de cansaço como de entusiasmo, descrevendo-a como uma maratona fantástica que gostou de fazer, prometendo voltar.

 

O balanço feito pelo diretor da prova a esta edição dos 5 Cumes foi “muito positivo, com os participantes a elogiarem a qualidade organizativa, a logística e a marcação do percurso. A par destas características, a escolha dos bonitos e desafiantes trilhos que tinham acabado de percorrer, foram os pontos mais referidos pelos participantes ao cruzarem a linha da meta”.

 

David Ferreira realça ainda a logística da prova, envolvendo mais de 200 pessoas entre bombeiros, GNR, PSP e muitos voluntários sem os quais não seria possível a realização deste evento. “Mais uma vez ficou evidenciado o espírito do associativismo, fundamental em todas as atividades realizadas e a parceria com outras instituições, do concelho como escolas e grupos de escuteiros, a quem os Amigos da Montanha agradecem”.

 

A beleza natural do concelho para a prática de atividades como esta foi salientada pelo presidente da autarquia barcelense, Miguel Costa Gomes. “Existem excelentes condições para um evento como este, as pessoas gostam, sentem-se bem. Depois temos a riqueza institucional que permite esta dinamização, como é o caso dos Amigos da Montanha que realizam iniciativas, como esta, de grande promoção do município de Barcelos”, refere.

 

E a riqueza ambiental foi algo que os Amigos da Montanha evidenciaram nesta edição dos 5 Cumes, lançando o desafio de plantar uma árvore por cada inscrito na Givec Maratona BTT 5 Cumes. Assim, a 26 de novembro, serão plantadas 2 200 árvores de espécies autóctones – sobreiros, medronheiros e carvalho – numa ação de reflorestação no Monte do Cresto que este verão foi atingido pelo fogo. Este é um monte mítico para os 5 Cumes por representar o único cume - S. Gonçalo - totalista das 11 edições desta prova. Os Amigos da Montanha promovem diferentes ações de sensibilização, promoção e valorização ambiental e todas as atividades realizadas pela associação têm uma preocupação ambiental.

 

Supera-te à conquista dos 5 Cumes é o desafio lançado pela prova. Os cumes são o elemento diferenciador desta mítica maratona que os participantes identificam como uma sensação de conquista, de evolução de etapas "palpáveis" e não apenas indicativas ou com controlo por tempo. Os atletas optaram por duas distâncias: a Maratona 5 Cumes, com 80 km, e a Meia Maratona 3 Cumes, com 49m km. A prova dos 80km teve o primeiro cume no Monte de S. Gonçalo, seguido do Monte Lousado, Busto (Vila Verde), S. Lourenço, terminando no Alto da Corujeira. Os participantes da meia-maratona cumpriram os cumes de S. Gonçalo, Portela e Alto da Corujeira. Como habitual, o percurso escolhido trouxe novidades, com a introdução de novos trilhos e cumes, alguns deles em zonas onde o trajeto já não passava há vários anos. Os atletas percorreram trilhos de dezassete freguesias, duas delas já no concelho vizinho de Vila Verde.

 

Os colegas de equipa (UCVNF/F.C. Famalicão/BikeWorld) Humberto Castro e José Rodrigues discutiram a vitória ao sprint. Humberto Castro saiu vencedor (3:37:12) de Barcelos e Francisco Rosa (Barcelos Team Portugal), com o tempo de 3:39:40, ocupou o terceiro lugar do pódio da geral dos 5 Cumes que seria o mesmo para a categoria Masters A.

 

Em Masters B, Pedro Dias (EDV/VianaCycles) saiu vencedor do escalão, com Artur Ferreira (Casa da Costura/Fisicorpus) e José Joaquim Cardoso (Alde’a/Isabelinha BTT) a ocuparem o segundo e terceiro lugares respetivamente.

 

O pódio de Masters C teve a assinatura de Manuel Joaquim Pinto (Mouquim/Afacycles/ Eugénios/Bragauto), que ocupou o lugar mais alto, José Manuel Santos Oliveira (Garagem Paciência Bike Team) e José Manuel Costa Santos (Olivtec/Golden Project/Reunidas), nos segundo e terceiro postos, respetivamente.

 

No pódio do escalão Elite Paulo Santos (Olivtec/Golden Project/ Reunidas) ocupou o primeiro lugar, acompanhado de Hugo Frade (ACR Maceirinha) em segundo lugar e Rui Souto, em terceiro.

 

Na Maratona 5 Cumes feminina, a barcelense Fátima Melo (MGB /Specialized) venceu pelo terceiro ano consecutivo com o tempo de 4:32:48. Patrícia Gregório Almeida (Deutsche-Bank - Viana do Castelo) foi a segunda com o tempo de 5:12:16 e Sílvia Iglesias terceira 5:19:01. As atletas, todas do mesmo escalão, repetiram o pódio na categoria Masters Feminino.

 

Na meia-maratona 3 Cumes, Nuno Macedo (Peruf Race Team) subiu ao primeiro lugar do pódio com o tempo de 2:07:33. Fernando Manuel Martins (Irmandade/Dias Alumínios) foi segundo classificado (2:09:34) e Nuno Miguel Martins (Bikebox/Okpneus/MartinsSpeed) fechou o pódio com o tempo de 2:10:10. O pódio repetiu-se para o escalão Masters A.

O pódio de Masters B ficou preenchido com Carlos Silva (Amigos do Caneco) no primeiro lugar, Pedro Jorge Santos (Bikemania Sport) na segunda posição e Henrique Mendes (Silvares Com Vida), em terceiro.

Em Masters C, Joaquim Batista (Aguça BTT) foi o vencedor do escalão, seguido de José Carlos Carvalho (Café Costa Bike Team) e Armindo Francisco Barbosa (BTTPortela).

 

No escalão de elites, triunfou Daniel Esteves (Bilabikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira), seguido de José Ricardo Ferreira (Bits & Bikes) e Simão Pedro Pereira (Bikemania Sport).

 

No pódio feminino Alice Sousa (Bikemania Sport) repetiu a vitória de 2015 com o tempo de 2:53:26. Virgínia Miranda (Aguça BTT) ocupou o segundo lugar (3:05:34) e Cristina Oliveira (Bikemania Sport) fechou o pódio, com o tempo de prova de 3:07:31, um pódio que se repetiu no escalão Masters.

No escalão Elite Feminina Cristina Vilas-Boas (Creixomil BTT) também repetiu a vitória de 2015. Vânia Vilaça (Arca BTT/Agrolemenhe) foi a segunda classificada do escalão, seguida de Mónica Serrano (Grupo BTT Rampinhas).

 

António Júlio da Costa (Maximus Team) foi o vencedor na categoria de paraciclismo 3 Cumes, seguido de Dionísio Lopes.

 

De manhã, o programa da Givec Maratona BTT 5 Cumes contou ainda com uma aula de zumba, pela instrutora Luciana Silva, e um passeio pedestre que deu a conhecer alguns pontos turísticos de Barcelos.

 

Antes da cerimónia de entrega de prémios, houve dança com a Arca Dance Studio a colaborar com os Amigos da Montanha e abrilhantar o programa do dia.

 

No sábado, 24 de setembro, foram os mais novos a ter destaque no BTT. Integrado no programa da Maratona BTT 5 Cumes, o Percurso BTT Júnior permitiu aos mais jovens conhecerem também alguns trilhos de Barcelos.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:27:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...