18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Agenda de Ciclismo - Grande atividade depois das férias

 

Terminado o mês de férias por excelência, a atividade velocipédica intensifica-se. Entre quarta-feira e domingo corre-se a Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. Na sexta-feira disputa-se o Campeonato Nacional de Madison e no sábado o Troféu Internacional Anadia 2020, em Sangalhos. Entre sexta e domingo realiza-se mais uma edição do Festival Bike, em Santarém, que, entre outros eventos, inclui o Passeio das Pontes – Jogos Santa Casa.

 

A 26.ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, prova-rainha do calendário nacional de sub-23, será disputada por dez equipas – seis portuguesas e quatro espanholas -, ao longo de 612,9 quilómetros, entre quarta-feira e domingo.

 

A prova arranca em Águeda, com uma etapa de 118,4 quilómetros, em formato de circuito, terminando à quarta passagem pela meta. Adivinha-se um dia de protagonismo para os ciclistas mais rápidos.

 

O figurino será completamente distinto no segundo dia, que alberga a etapa-rainha da competição, 136,4 quilómetros entre Oliveira do Hospital e o Colcurinho, no mesmo concelho. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria. A subida para a meta é longa – 18 quilómetros com inclinação média de 5,6 por cento – e guarda troços de dificuldade acima da média. Os últimos 2500 metros de subida têm uma inclinação média de 10,6 por cento. As diferenças estabelecidas neste dia

não serão fáceis de contornar nos restantes.

 

A terceira etapa, na sexta-feira, terá 151,5 quilómetros, unindo Águeda a Abrantes. No sábado há jornada dupla. Pela manhã uma ligação de 79,9 quilómetros, entre Abrantes e Castelo de Vide. Durante a tarde um contrarrelógio de 8,4 quilómetros em Castelo de Vide. A competição termina no domingo, em Santarém, integrando a programação do Festival Bike. A derradeira etapa tem início e final no Centro Nacional de Exposições e Material Agrícola (CNEMA) e uma extensão de 118,3 quilómetros.

 

O trabalho tendo em vista a qualificação do ciclismo português de pista para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, prossegue no próximo fim de semana, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

 

Na sexta-feira corre-se o Campeonato Nacional de Madison, fundamental para que os ciclistas portugueses continuem a soma pontos que permitam almejar a participação na Taça do Mundo 2018/2019 nesta disciplina olímpica. A prova realiza-se às

19h00.

 

No sábado disputa-se o Troféu Internacional Anadia 2020, competição de classe 2 UCI, que engloba as disciplinas olímpicas de omnium e de madison, mais uma oportunidade para os corredores portugueses se baterem pelo máximo de pontos possível, tendo como meta a escalada nos rankings internacionais.

 

O Troféu Internacional Anadia 2020, além das disciplinas olímpicas, vai contar com provas de scratch e corrida por pontos. O evento decorre entre as 10h30 e as 14h20 e entre as 17h00 e as 18h10. A entrada do público é livre e gratuita, tal como na véspera, no Campeonato Nacional.

 

O CNEMA volta a ser o ponto de encontro dos adeptos e praticantes de todas as vertentes de ciclismo. Durante três dias, entre sexta-feira e domingo, realiza-se o Festival Bike, em 2018 mais cedo no calendário, deixando o mês de outubro para

instalar-se no primeiro fim de semana de setembro.

 

O programa, como sempre, é rico e variado – durante a semana divulgaremos em detalhe as iniciativas da Federação Portuguesa de Ciclismo no certame -, contemplando, por exemplo, a segunda prova da Taça de Portugal de Maratona BTT, no sábado

e o Passeio das Pontes – Jogos Santa Casa, no domingo. São dois eventos que, no conjunto, deverão juntar cerca de mil participantes.

 

Mais eventos oficiais

8 de setembro: XCO Juvenil de Vila Flor

8 de setembro: Prémio de Ciclismo “Fafe, Sala de Visitas do Minho”, Fafe

8 de setembro: Passeio Agrícola em BTT, Vila do Conde

8 de setembro: 6.º Encontro de Escolas de Monte Redondo, Leiria

8 de setembro: Troféu Hipermercados Jumbo, Autódromo do Estoril

8 de setembro: 4.ª Prova da Taça de Ciclismo de Estrada da Madeira, Seixal, Porto Moniz

8 de setembro: 3.º Encontro de Escolas de Ciclismo do Funchal

9 de setembro: 9.º DHI da Penha, Guimarães

9 de setembro: 15.º XCO de Creixomil, Barcelos

9 de setembro: XV Clássica CPT de Lamego

9 de setembro: 50.º Grande Prémio de Ciclismo de Gondomar

9 de setembro: Prémio de Ciclismo da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, Coimbra

9 de setembro: Granfondo de Santarém Specialized, Santarém

9 de setembro: Passeio de Cicloturismo da Alpiagra, Alpiarça

9 de setembro: Grande Prémio de Ciclismo de Sobral de Monte Agraço

9 de setembro: Encontro de Escolas de BTT de Queluz, Sintra

9 de setembro: 6.ª Prova da Taça da Madeira de Estrada, Camacha

9 de setembro: Encontro de Escolas de Ciclismo do Faial, Açores

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:35:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...