13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Equipa Portugal - Trio português apura-se para a final de DHI

 

Os três portugueses que participaram hoje na prova de qualificação de downhill (DHI) no Campeonato do Mundo de BTT, em Lenzerheide, Suíça, asseguraram a passagem à final, marcada para domingo.

 

Francisco Pardal, Emanuel Pombo e Vasco Bica conseguiram ficar entre os 80 apurados, com destaque para a prestação de Pardal, que foi o 20.º mais rápido entre os 104 participantes. O melhor luso, atual campeão europeu de elite, desceu em 3’11’’474, a 8,268s do mais veloz, o neozelandês Brook MacDonald, que completou a descida em 3’03’’206.

 

Emanuel Pombo foi o 59.º na manga de qualificação, a 18,901s do mais rápido. Vasco Bica terminou na 72.ª posição, a 21,894s.

 

A Equipa Portugal também depositava expectativas no desempenho do campeão europeu júnior, Tiago Ladeira, mas o corredor sofreu uma queda nos treinos, contraindo uma lesão num dedo que o impediu de alinhar na respetiva manga de apuramento.

 

Marta Branco participou na prova de sub-23 femininas de cross country olímpico (XCO), não alcançando o objetivo de terminar na volta da vencedora. A ciclista portuguesa foi a 39.ª, a duas voltas da primeira classificada, a suíça Alessandra Keller, que foi acompanhada no pódio pela compatriota Sina Frei e pela italiana Marika Tovo, segunda e terceira, respetivamente.

 

“No DHI conseguimos algo de inédito, a qualificação de três corredores para a final, numa competição a eliminar. O Francisco Pardal fez um excelente top 20 e todos, de uma forma geral, deram boas indicações. Só foi pena a queda do Tiago. No XCO, a Marta Branco esteve ao nível a que nos habituou na sua época de estreia em sub-23. Fez uma boa corrida, mas o ritmo na frente, marcado pela vencedora, não permitiu chegar ao final. A vencedora é uma das melhoras corredores do mundo na categoria de elite. Competiu aqui em sub-23 e o seu ritmo acabou por eliminar cerca de metade do pelotão”, afirma o selecionador nacional, Pedro Vigário.

 

A participação lusa no Campeonato do Mundo prossegue neste sábado, estando a cargo de Mário Costa, que compete na prova de elite de XCO, a partir das 14h30.

 


 

quinta-feira, 20 de setembro de 2018 – 16:06:44

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...