Equipa Portugal - Resultados de qualidade no fecho da Taça do Mundo

 

 

A Equipa Portugal fechou hoje a participação na Taça do Mundo de Pista 2018/2019, em Hong Kong, com os melhores resultados do ano nas disciplinas olímpicas de Madison e de omnium.

 

João Matias e Rui Oliveira ficaram a um passo do pódio em madison, terminando na quarta posição, apenas a dois pontos das medalhas. Os corredores da Equipa Portugal estiveram ativos ao longo dos 30 quilómetros da corrida, pontuando em sete dos doze sprints.

 

Colocada em posição de pódio ao longo de grande parte da prova, a dupla nacional apenas baqueou no último sprint, com pontuação a dobrar. João Matias e Rui Oliveira não conseguiram qualquer ponto no 12.º sprint, acabando o madison com 19 pontos.

 

Numa prova de grande equilíbrio, o pódio foi totalmente ocupado por equipas que tiveram a capacidade de pontuar na derradeira oportunidade. Venceram os neozelandeses Thomas Sexton e Campbell Stewart, com 33 pontos, seguidos pelos australianos Sam Welsford e Kelland O’Brien, com 29, e pelos franceses Benjamin Thomas e Florian Maitre, com 21.

 

Maria Martins competiu pela terceira vez na carreira no concurso olímpico de omnium na Taça do Mundo e voltou a melhorar os resultados anteriores. Em Hong Kong, num pelotão de 24 corredoras com grande qualidade, a corredora portuguesa foi a sexta classificada.

 

A representante da Equipa Portugal começou a competição de omnium com o quinto lugar em scratch, seguindo-se a sexta posição na corrida tempo. O arranque de excelente nível permitiu a Maria Martins colocar-se nas posições cimeiras, chegando à corrida pontos no quinto lugar da geral, depois de ser a 11.ª em eliminação.

 

Numa corrida por pontos disputada à média de 48,265 km/h, Maria Martins não somou qualquer ponto, mas manteve-se no grupo principal, perdendo apenas uma posição na geral. Deste modo, conseguiu o melhor resultado feminino de sempre para Portugal na Taça do Mundo de Pista, com o sexto lugar em omnium, com 82 pontos.

 

A holandesa Kirsten Wild, campeã mundial da disciplina, venceu o omnium, com 137 pontos. A francesa Laurie Berthon foi a segunda, com 114, e a australiana Alexandra Manly fechou o pódio, com 112.

 

A próxima grande competição internacional com participação da Equipa Portugal é o Campeonato do Mundo, que vai realizar-se em Purszkow, Polónia, entre 27 de fevereiro e 3 de março. Nos próximos dias serão conhecidas as quotas de participação de cada país.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...