14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça de Portugal de XCO - David Rosa e Raquel Queirós ganham em Valongo

 

David Rosa (Massi) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) venceram hoje a quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Valongo.

 

A corrida de classe 1 internacional, pontuável para o ranking de apuramento olímpico, foi encarada com grande espírito competitivo pelos corredores. Na prova de elite masculina, Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) assumiu o protagonismo, comandando a corrida desde o início, primeiro na companhia de Gonçalo Amado (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e, já mais perto do final, a solo.

 

 

David Rosa optou por uma estratégia diferente, partindo mais lento e fazendo uma prova em recuperação. À entrada para a sexta e última volta, Mário Costa seguia na frente, com David Rosa já a menos de um minuto, no segundo lugar. Só que os azares acontecem. Mário Costa caiu e furou. David Rosa, que já vinha em crescendo, manteve a pedalada forte e triunfou. Gonçalo Amado foi o segundo classificado, a 57 segundos. Mário Costa, apesar do percalço, ainda fechou o pódio, a 1m14s.

 

Após a prova de Valongo, Mário Costa mantém-se no comando da Taça de Portugal na categoria de elite. João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) segue como melhor sub-23.

 

 

Depois de ter brilhado na Taça do Mundo, Raquel Queirós, sub-23 de primeiro ano, confirmou o domínio na época nacional de elite. A corredora da Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão venceu com uma margem de 2m18s sobre a espanhola Lara Lois (Extol-la Gramola Team) e com 3m57s sobre a estoniana Maaris Meier (Maiatos), segunda e terceira, respetivamente. Este resultado faz de Raquel Queirós a número um incontestável nos rankings femininos de elite e de sub-23.

 

Valongo foi palco para Tiago Sousa e Ana Santos, ambos da AXPO/FIrstBike Team/Vila do Conde, reforçaram o comando em juniores, uma vez que ambos ganharam as provas desta manhã. João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor cadete em Valongo, mas André Rocha (ACDRRBTT/LROPTICAS/RJGROUP) resistiu na geral da Taça. Mariana Líbano (Maiatos) impôs-se entre as cadetes, com Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) a segurar a primazia na geral.

 

Entre os veteranos, sobressaíram os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), os masters 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) e o master 50 António Sousa.

 

Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o único paraciclista presente.

 

A AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a melhor equipa na jornada de Valongo, passando para o comando do ranking coletivo.

 

A Taça de Portugal de XCO termina em Avis, no dia 15 de setembro. Antes, a 21 de julho, disputa-se o Campeonato Nacional, em Souto de Santa Maria, Guimarães.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de outubro de 2019 – 06:03:33

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...