>
Guilherme Mota e Melissa Mais, ambos da Guilhabreu MTB Team, ganharam hoje, em Aguada de Cima, Águeda, a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM). Melissa Maia ganhou todas as corridas já disputadas e Guilherme Mota impôs-se em duas das três.
Os homens de elite completaram 99,1 quilómetros, que terminaram com uma discussão ao sprint. Guilherme Mota foi o mais rápido, deixando o colega de equipa Renato Ferreira no segundo lugar. O terceiro, a 6m11s, foi Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech).
A prova feminina teve 70,9 quilómetros, distância suficiente para Melissa Maia aplicar a lei da mais forte. A ciclista do Guilhabreu MTB Team marcou uma profunda diferença para a concorrência. A segunda classificada, a estoniana Maaris Meier (SAGIPER/NSCP Mortágua), gastou mais 24m12s. Celina Carpinteiro (CDASJ/Cyclin’Team/Município de Albufeira) foi a terceira classificada, a 24m33s.
Nas categorias de veteranos evidenciaram-se os masters 30 Rui Carvalho (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) e Marilyne Marques (Demo BTT/O’Baga Fruit), o master 35 Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), os masters 40 David Vaz (e Ângela Gonçalves (Saertex Portugal/Edaetech), o master 45 Tiago Lopes (Vasconha BTT Vouzela), o master 50 António Marques (BTT Seia), o master 55 Vítor Graça (BTT Conceição de Faro), o master 60 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team) e o master 65 Orlando Sebastião (BTT Conceição de Faro).
O melhor paraciclista foi Ricardo Mendes (Clube de Ciclismo de Vila Flor). Nas bicicletas de assistência elétrica distinguiram-se Carlos Brás (BTT Conceição de Faro) e Cátia Santos (SicóTrilhos Abiul). O Guilhabreu MTB Team ganhou a geral coletiva absoluta e o BTT Conceição de Faro foi a melhor equipa em masters.
A quarta e última prova da Taça de Portugal de XCM realiza-se em Lagos, no dia 6 de outubro.