>
Arranque da época de ciclocrosse e disputa do título de enduro em destaque
O próximo fim de semana velocipédico ficará marcado pelo arranque da época portuguesa de ciclocrosse, em Vouzela, e pela disputa do Campeonato Nacional de Enduro BTT presented by Shimano, em Sintra.
A temporada portuguesa de ciclocrosse começa com cunho internacional. A primeira das cinco provas pontuáveis para a Taça de Portugal corre-se no próximo domingo, em Vouzela, sendo também pontuável para o ranking UCI como prova de classe 2.
Os primeiros a entrar em pista serão os infantis e os juvenis, às 9h00. Às 9h40 competem os masters masculinos. As masters femininas e os cadetes de ambos os géneros ouvem o tiro de partida às 10h40. Os juniores de ambos os géneros entram em liça às 12h00. Às 13h15 inicia-se a prova feminina de elite, enquanto a corrida masculina do mesmo escalão está agendada para as 14h45.
A internacionalização do ciclocrosse português prosseguirá, uma semana depois, com a corrida da Taça de Portugal a realizar em Melgaço a ser uma prova de classe 1 UCI. A Taça de Portugal irá completar-se com corridas nacionais em Ansião (23 de novembro), Ílhavo (24 de novembro) e Vila Real (8 de dezembro).
Se a época de ciclocrosse está a iniciar-se, a de enduro BTT aproxima-se do final. No domingo corre-se o Campeonato Nacional da disciplina, em Colares, Sintra. Após os treinos de sábado, é mesmo no domingo que a ação sobe de nível, logo a partir das 8h00.
Os concorrentes vão encontrar cinco percursos especiais cronometrados e uma “power stage”. Estão em disputa 12 títulos para utilizadores de bicicletas convencionais e dez títulos para praticantes de enduro em bicicleta de assistência elétrica.
Mais eventos oficiais
19 de outubro: Rota das Adegas, Santarém
20 de outubro: 3 Horas Resistência BTT da Subportela, Viana do Castelo
20 de outubro: IX Raid BTT da Trofa
20 de outubro: Campeonato do Algarve de XCO, Conceição de Faro
20 de outubro: Encontro de Escolas das ilhas do Faial e do Pico, Faial, Açores
20 de outubro: 4 Horas BTT das Furnas, Açores