18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull BC One Cypher Portugal 2024 decorreu em Lisboa

 

O Palácio Baldaya, em Lisboa, foi no último fim-de-semana palco da Qualificação para o Red Bull BC One Cypher Portugal. Registando uma participação recorde de 90 B-Boys e B-Girls, esta competição garantiu o apuramento para a Final Nacional que reúne a 13 de abril a elite da modalidade na cidade do Porto.

Modalidade que se estreia este ano em Paris, o breaking apresenta no nosso país uma curva claramente ascendente. O crescimento do número de praticantes é acompanhado também por uma melhoria da qualidade. Foi isso mesmo que se verificou durante o Qualifier para o Red Bull BC One Cypher Portugal 2024, que juntou em Lisboa (17 de março) um número recorde de 90 participantes.

 

Com casa cheia, o ambiente no Arcade Dance Center, que está inserido no polo cultural do Palácio Baldaya,transpirava energia e entusiasmo. Cruzando diferentes gerações, o Qualifier garantiu o apuramento de oito B-Boys e cinco B-Girls. À alemã B-Girl Frost e os B-Boys Speedy e DeNiro coube a missão de avaliar a qualidade, criatividade e dinâmica dos atletas presentes. Juntamente com um conjunto de wildcards com créditos firmados na modalidade, são já conhecidos os 24 atletas (TOP16 B-Boys + TOP8 B-Girls) apurados para a Final Nacional do Red Bull BC One, que decorre a 13 de abril na cidade do Porto. Bem no coração da Invicta, a Boîte Porto recebe a competição a partir das 18h30 (entrada livre). Max Oliveira é o host de serviço, o som será entregue ao DJ Godzi e a avaliação das batalhas é assegurada por um trio de respeito: os B-Boys Found Kid e Ronnie e a B-Girl Valentine. Em causa está o apuramento para a Final Mundial do Rio de Janeiro (a 7 de dezembro).

O Red Bull BC One tem sido nas últimas duas décadas o grande palco internacional do breaking, uma das várias formas de expressão das danças urbanas. Este movimento cultural nasceu nos anos 80 do século passado nas ruas de Nova Iorque e rapidamente conquistou o mundo. A maior e mais prestigiada competição mundial de breaking 1v1 tem envolvido ao longo dos anos as referências da cena nacional, com os B-Boys Bruce Almighty e Lagaet e a B-Girl Vanessa a levarem bem longe as cores de Portugal. No ano passado, os cobiçados troféus da edição nacional do Red Bull BC One foram erguidos pelo B-Boy Found Kid (Maia) e pela B-Girl Valéria (Aveiro). Já os títulos mundiais foram para a B-Girl Ami (Japão) e para o B-Boy Hong10 (Coreia do Sul).

 

ATLETAS APURADOS:

TOP16 B-BOYS

8 wildcards

8 qualifier

 

Ciclone

Sore

 

Deeogo

Alex

 

Luís

Viegas

 

Mucha

Hercules

 

Myhre

Titas

 

Rafex

Lil Maniak

 

Ruben

Nex

 

XXL

Wes

 

 

 

 

TOP8 B-GIRLS

 

3 wildcards

5 qualifier

 

Vanessa

Leo

 

Cat

Anna

 

Valerya

Megaboss

 

 

Ana

 

 

Blanckes

 

 

CALENDÁRIO:

QUALIFIER- 17/3 . 16h | ARCADE DANCE CENTER - Lisboa

 

FINAL NACIONAL - 13/4  | BOÎTE PORTO -abertura 17h . início 18h30 . entrada livre

FINAL MUNDIAL - 7/12 | JEUNESSE ARENA - Rio de Janeiro - Brasil

 

Fotos: Samantha Rodríguez | Red Bull Content Pool

 

Periodicidade Diária

domingo, 19 de maio de 2024 – 05:01:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...