15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

APD Braga domina também no andebol

No passado sábado, dia 4 de maio, o Pavilhão Municipal de Ferreiros, em Braga, foi palco da 4ª Concentração de Andebol em Cadeira de Rodas, organizada pela APD Braga e Federação de Andebol de Portugal (FPA), com apoio da Associação de Andebol Braga (AAB).
 
As concentrações de Andebol em Cadeira de Rodas (ACR), de 4 e de 7, realizam-se no âmbito do projeto Andebol4All, da FPA. A 4ª Concentração Nacional foi totalmente dominada do ponto de vista desportivo pela APD de Braga, vencedora nas competições de ACR 4 e ACR 7. De folga nesta concentração ficou a equipa algarvia da Parasport.
 
A Associação de Andebol de Braga mostrou-se satisfeita pela qualidade da organização e pela superioridade dos minhotos no panorama nacional. “Tratou-se de uma jornada de muito interesse para a modalidade. Esperamos que esta concentração seja o primeiro de muitos outros eventos de Cadeira de Rodas que se venham a realizar na área da nossa Associação”, conclui Manuel Moreira – Presidente da Associação de Andebol de Braga.
 
Em simultâneo foi realizada uma ação direcionada ao Curso de Treinadores de grau I, organizado pela ABB, cujo encerramento coincidiu com o evento.
 
OAndebol em Cadeira de Rodas,pode ser praticado por pessoas com deficiência física com comprometimentos nos membros inferiores, lesionados medulares, amputados, sequelas de poliomielite e outras disfunções que os impeçam de correr e saltar como um indivíduo sem limitações físicas. A prática desportiva por parte das pessoas com deficiência é um importante fator no processo de inclusão social, permitindo a estes cidadãos reabilitarem-se nos domínios motor, cognitivo, afetivo – social e psicológico.
 
Classificações Finais:
 
ACR 4 (4 Jogadores)
1º APD Braga
2º APD Paredes
3º APD Porto
4º Ass. Amigos Rovisco Pais
 
ACR 7 (7 Jogadores)
1º APD Braga
2º APD Paredes
3º APD Porto
4º Ass. Amigos Rovisco Pais
 
APD Braga pauta pela diferença
 
O Departamento de Desporto da Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação Distrital de Braga (APD Braga), tem assumido uma importante missão na integração das pessoas com deficiência, através da prática desportiva.
 
As conquistas do mais antigo polo desportivo a norte de Portugal, são reconhecidas pelos feitos alcançados ao longo dos anos, nas modalidades de basquetebol e atletismo em cadeira de rodas. A prática desportiva do andebol em cadeira de rodas marca uma nova etapa neste projeto de inclusão social da APD Braga.

No entender de Manuel Vieira – Vice-presidente da APD Braga – a inexistência de apoios públicos para a prática desportiva adaptada, comprometem a sustentabilidade deste projeto. O dirigente da Instituição bracarense apela à união de esforços, “Devemos todos dar as mãos, criar sinergias e trabalhar num só sentido. Só desta forma a conseguiremos uma sociedade mais justa e inclusiva no futuro”.
  

Periodicidade Diária

sábado, 17 de abril de 2021 – 02:36:19

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 3h do Estoril

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...