Na véspera da partida para a terceira edição do Campeonato do Mundo, que terá lugar no Egipto, de 17 a 21 de setembro, Danilo Ferreira tomou a decisão sobre os 10 finalistas que estarão presentes na prova internacional; Vanessa Simão e Fausto Coelho não viajam para o Cairo.
A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas encontra-se a ultimar os preparativos para o III IHF Wheelchair Handball World Championship (evento destinado à vertente de ACR4) no Rio Maior Sports Center e viaja, já este domingo, para a terra dos faraós com muita ambição na bagagem. Neste âmbito, Danilo Ferreira, técnico que comanda os destinos de Portugal, sabendo de antemão que só poderia viajar com 10 atletas, deixou de fora desta jornada os atletas Vanessa Simão e Fausto Coelho, numa estreia absoluta para um dos casos nos trabalhos da Seleção Nacional, durante esta semana.
Danilo Ferreira, técnico de 50 anos, abordou a exclusão de dois atletas mas acredita que estes serão uma excelente opção de futuro: “Foi a primeira que [Fausto Coelho] trabalhou connosco e correspondeu à expectativa que tínhamos sobre a qualidade dele e que irá acrescentar muito à Seleção Nacional; a Vanessa Simão voltou a juntar-se a nós após uma paragem e será, certamente, uma opção de futuro porque temos poucas mulheres na equipa e a sua qualidade dá-nos garantias.”
Portugal parte rumo ao Cairo em menos de 24 horas e segue com muitas expectativas para a sua primeira participação nesta vertente, que decorre de 17 a 21 de setembro, na capital egípcia. Danilo Ferreira aponta ao top-3 na estreia sabendo do peso da responsabilidade ao ser detentor da medalha de ouro da Europa e do Mundo mas na vertente de ACR6.
Em 2022, em Leiria, no Pavilhão Desportivo de Pousos, Portugal fazia história, ao ser coroado Campeão do Mundo e da Europa, na vertente de ACR6, após deixar pelo caminho Países Baixos, Roménia e Índia, saíndo da competição com um registo incólume e um orgulho imenso de todos os portugueses. Agora, para o Egipto, Danilo Ferreira parte com oito jogadores, que fizeram parte desta corrida dourada, mantendo a base do grupo de trabalho, com atletas experientes e com o objetivo de alcançar o top-3 desta vertente da modalidade. O processo de consolidação desta vertente está a ser construído minuciosamente, com sessões bi-diárias de treino, para que Portugal possa alcançar os mesmos níveis de 2022, numa vertente totalmente diferente da modalidade, que representa um novo desafio.
O Selecionador Nacional considerou ainda que esta foi uma excelente semana de trabalho: “Todo o grupo esteve empenhado e focado em assimilar o que pretendíamos dentro do espaço dos treinos da Seleção porque existem algumas dinâmicas diferentes do ACR6 [com o qual estamos habituados a trabalhar] e estamos focados no que pretendemos fazer neste Campeonato do Mundo.”
A comitiva lusa vai rumar à cidade de Cairo, capital do Egito, este domingo, dois dias antes do jogo de estreia, contra a Índia – seleção que Portugal derrotou por duas vezes no Campeonato do Mundo e da Europa, em Leiria, em 2022. Para o dia 18 de setembro, estão agendados os dois últimos duelos do Grupo B, contra Egito e Chile.
Nelson dos Santos e Flávio Carvalho, dupla de árbitros portugueses, estarão no Cairo também em representação da bandeira portuguesa como uma das duplas de arbitragem nomeadas para o Campeonato do Mundo.
IHF Wheelchair Handball World Championship 2024
Calendário – Grupo B (hora portuguesa):
17.09.2024 – 17h00 – Índia x Portugal, Youtube
18.09.2024 – 10h30 – Portugal x Egito, Youtube
18.09.2024 – 15h00 – Portugal x Chile, Youtube