>
No próximo dia 29 de Março, pelas 12h00, a Academia Equestre João Cardiga (AEJC), acolhe mais um grupo de utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), que integram o programa “Jogos a Cavalo”, cujo principal objetivo é facultar sessões gratuitas de Equitação Terapêutica a utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA.
“Jogos a Cavalo” é uma experiencia piloto, que dará a possibilidade a cerca de uma centena de pessoas com deficiência, de conhecerem e experimentarem a Equitação.
Ao longo dos 25 anos de trabalho da AEJC, no âmbito da Equitação inclusiva - “Equitação Para Todos” e da Equitação desportiva de competição(Paradressage), esta instituição sabe melhor que ninguém, que a escassez de oportunidades, para a prática equestre desportiva adaptada é uma realidade nacional, que importa reverter. Impõem-se transformações no sentido de impulsionar o desporto equestre adaptado, bem como o acesso aos benefícios
da equitação a TODOS. Comungando dos mesmo valores, a AEJC, em parceria com os Jogos Santa Casa, criaram este projeto, durante o período experimental de um ano.
A iniciativa tem como principais objetivos: Dar a conhecer a Equitação Terapêutica e Desporto Equestre Adaptado aos utentes do CMRA; Sensibilizar para o potencial da equitação como atividade desportiva;Sensibilizar para a Equitação quanto ao seu potencial terapêutico, em termos motores, motivacionais, educacionais e/ou recreativos para melhorar a qualidade de vida e Promover a equitação inclusiva e também servirá como modelo de captação de novos talentos para a equitação desportiva.