>
A quinta edição do Estágio Judo Total realiza-se durante os dias 18 e 19 de julho nas instalações do Centro Desportivo Nacional do Jamor (Edifico das Piscinas).
Grande responsável pelo Judo Adaptado em Portugal, o Clube Judo Total (CJT) pretende levar o Judo a cidadãos portadores de qualquer “deficiência” ou limitação. Os estágios organizados pelo Clube vão ao encontro desse objetivo ao mesmo tempo que cultiva o espírito de grupo.
Após o sucesso das edições anteriores, o CJT espera a participação de 83 pessoas nesta edição, dos quais 61 são judocas, sendo 25 portadores de deficiência conhecida.
A abertura do estágio terá início às 8h30 e contará com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Manuel Costa e Oliveira.
O programa do estágio é constituído por 6 blocos de judo(ministrados por mestres de renome como Fernando Seabra, Jerónimo Ferreira e Ricardo Valentim)e outras atividades como canoagem, crossfit e meditação.
Durante o estágio também decorrerá palestras e apresentações de interesse. Uma dessas apresentações será sobre o IBSA - Campeonato da Europa de Judo para Cegos que se realiza em novembro próximo, no Pavilhão Municipal de Odivelas.
Tendo em vista essa competição, a Federação Portuguesa de Judo em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa já preparam a elaboração de workshops de sensibilização para o início de setembro.