18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Histórico Miguel Vieira nos Jogos Paralímpicos Rio'16

 

 

Miguel Vieira marca presença nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 que se realizam em setembro. É um feito histórico e inédito, pela primeira vez Portugal vai ter um Judoca Luso nas Paralímpiadas.

 

O Atleta do Clube Judo Total, foi o Primeiro Judoca Português a participar numa Competição Internacional de Judo para Cegos e em 2013 ganhou a medalha de Ouro num Open Internacional de Judo Paralímpico. Em novembro participou no Campeonato Europeu de Judo para Cegos realizado em Odivelas e cumpre agora o seu grande sonho.

 

Este feito foi possível devido ao trabalho, esforço e dedicação de Miguel Vieira, mas também do apoio incansável que recebeu do seu Treinador Fernando Seabra, do Mestre Jerónimo Ferreira que o acompanha Internacionalmente e que, na sua qualidade de Treinador da Federação Portuguesa de Judo, acompanha de perto toda a sua preparação.

 

É também devido uma palavra de grande reconhecimento à FPDD - Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência recente co-organizadora do Campeonato da Europa de Judo para Cegos e Pessoas de Baixa Visão que decorreu em Portugal.

 

Notável todo o contributo do CPP - Comité Paralímpico de Portugal por todo o acompanhamento que tem feito ao desenvolvimento do Judo Adaptado português protagonizando uma estratégia de afirmação do Desporto Adaptado que exibe resultados de grande dimensão por todos reconhecida, apoiando desde o início toda a atividade do Miguel Vieira.

 

Por fim, o Clube Judo Total, pioneiro do Judo Adaptado em Portugal, ao ter levado esta vertente da modalidade a cidadãos portadores de qualquer “deficiência” ou limitação.

 

Naturalmente que a FPJ - Federação Portuguesa de Judo sente um enorme orgulho  em todo este processo e nos brilhantes resultados do Judoca Miguel Vieira.

 

Declarações:

 

Miguel Vieira

Grandes coisas faz Deus por nós e por isso estamos alegres! Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Dias como este, momentos de grande satisfação pela conquista como Atleta de Judo Português e em Portugal. É agora o fruto de muita luta, dedicação, momentos bons e maus, derrotas e vitórias, lesões e recuperações, dias bons para treinar e maus, até chegarmos a este momento. Estou muito feliz por saber que estarei nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016! Sim, no Brasil! E Portugal estará comigo nesta batalha, assim como a minha terra natal, Angola. Agradeço a Deus pela conquista de ser o primeiro judoca português, na vertente do Judo Paralímpico, a chegar aos Jogos. É com muito orgulho que continuarei a dar tudo de mim para defender as cores desta nação. Estou muito feliz e partilho este momento com toda minha família, amigos e amigas, que comigo têm carregado esta batalha além fronteiras.

Ao meu Clube, Colegas de luta e Mestres do Clube Judo Total e da Federação Portuguesa de Judo, à equipa médica, aos fisioterapeutas e a todos os meus colegas da seleção olímpica que têm contribuído muito para a minha conquista até este momento. De coração, muito obrigado a todos, juntos vivemos estes momentos hoje, mas pensando que daqui para frente contarei com o vosso apoio em tudo para a minha preparação até o dia em que fisicamente estarei no Brasil!

 

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Eng. José Manuel A. Costa e Oliveira

A presença do Judoca Miguel Vieira nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro de 2016 representa um marco histórico no Judo Nacional e, na generalidade, do Desporto Português.

O Miguel Vieira, cego total, já representa um número muito significativo dos Judocas cegos totais e de baixa visão, de quem muito se espera a nível Nacional e Internacional. A Federação Portuguesa de Judo está particularmente orgulhosa pela ida do Miguel Vieira aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro de 2016 comprovando, de forma inequívoca, toda a grande dimensão do Judo, modalidade em que todos podem progredir e se sentir bem na sua prática. O Miguel é o início de um grande e glorioso futuro.

 

Mestre Jerónimo Ferreira

Estamos todos muito satisfeitos com este acontecimento, que não é fruto do acaso, mas de um trabalho árduo que o Miguel tem vindo a desenvolver nestes últimos tempos. Considero que é um marco importante para o Judo Paralímpico Português, como também para o Judo em geral, pois este atleta treina regularmente com todos os atletas da seleção e é sempre um incentivo para todos.

Por outro lado queremos fazer passar a mensagem de que é possível, desde que se queira. Vamos aproveitar a oportunidade para incentivar todos na prática desportiva, e se for Judo ainda melhor, independente da sua dificuldade.

Um agradecimento especial a FPJ, que sem o seu apoio não seria possível.

 

Chefe de Missão aos Jogos Paralímpicos Rio 2016 – Prof. Rui Oliveira

“Enquanto Chefe da Missão aos Jogos Rio 2016 é para mim um enorme orgulho saber que o Judo estará presente. Este momento histórico que viveremos em conjunto, é a recompensa do trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Judo, mas principalmente pelo atleta, demonstrando que o esforço, dedicação e superação compensam sempre.

Juntar à nossa Missão a modalidade do Judo, em que Portugal participará pela primeira vez, será certamente um ânimo acrescido para todos aqueles que integrarão a Missão.

 

Presidente do Comité Paralímpico de Portugal – Dr. Humberto Santos

“A primeira participação do Judo Português nos Jogos Paralímpicos é resultado do desenvolvimento de um processo sinérgico, em que muitos trabalharam arduamente para que se concretizasse, nomeadamente a Federação Portuguesa de Judo, treinador e em particular o atleta a quem saúdo efusivamente.

Estendo esta saudação aos que com ele diretamente contribuíram para este resultado. O lema do CPP “Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva” a concretizar-se a cada dia que passa.

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:42:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...