18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Vaz recebe Medalha Municipal de Mérito da Câmara de Loures

 
João Vaz distinguido com a Medalha Municipal de Mérito da Câmara de Loures
Campeão Nacional, Europeu e MundialJoão Vaz – Atleta da Natação Adaptada - que conta com um currículo de exceção a nível Nacional, Europeu e Mundial, foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito no passado dia 26 de julho, numa Cerimónia que teve lugar nos Paços do Concelho de Loures.
 
Presentes estiveram, além do homenageado, Ricardo Leão - Presidente da Câmara, Sónia Paixão – Vice-Presidente, várias Entidades locais, parceiros/patrocinadores, familiares e amigos que acompanham este super atleta que compete com as cores do Sporting Clube de Portugal e que mostra uma determinação e uma enorme capacidade de entrega á modalidade.
 
A Medalha foi entregue a João Vaz pelo Vereador Tiago Matias.
Curriculo
João Vaz, é atleta de natação do Sporting Clube de Portugal, registando um palmarés notável.
 
Campeão do Mundo por três vezes, alcançou por nove vezes o título de Vice-campeão Mundial.
 
Conquistou por dez vezes o título de Campeão Europeu. É Vice-Campeão Europeu trinta e quatro vezes, contando ainda com quinze medalhas de bronze.
 
Conta com duzentas e cinco medalhas, conquistadas em provas nacionais, e setenta e nove medalhas em provas internacionais perfazendo um total de duzentas e oitenta e quatro medalhas. É o atleta mais medalhado do Sporting Club de Portugal.
 
Bateu 100 recordes nacionais, vinte e nove recordes europeus e três recordes mundiais. Recebeu por nove anos consecutivos o Prémio Stromp: de Mérito Europeu em 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021 e de Mérito Mundial em 2014, 2016, 2018 e 2022.
 
Em 2015 foi agraciado com um voto de louvor e recebeu a medalha da cidade de Lisboa, pela Câmara Municipal de Lisboa.
 
Foi considerado um dos três melhores nadadores de natação adaptada em 2016 pela Federação Portuguesa de Natação. Ganhou o prémio de melhor atleta de natação pela mesma  Federação em 2017, 2018 e 2019. Recebeu a medalha de prata de Mérito Desportivo em 2019 e um Diploma de Mérito Desportivo em 2022.
 
Em Janeiro de 2019 foi nomeado para o prémio de Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal.
 
Em 2021, foi o melhor atleta senior no campeonato Europeu da DSISO, em Ferrara, Itália. Em Outubro de 2022, classificou-se no terceiro lugar do ranking mundial ao sagrar-se campeão mundial na prova de 200 metros bruços e conquistar mais três medalhas de prata e uma de bronze, no 10º Campeonato do Mundo realizado em Albufeira.
 
Já este ano, participou no Americano Tri21 - 2° Campeonato Internacional das Américas para Atletas com Síndrome de Down 2023 que se cumpriu entre os dias 21 e 25 de Março, em Buenos Aires, na Argentina, onde conquistou 7 Medalhas (5 Ouro e 2 Prata) e no VIRTUS GLOBAL GAMES em Vichy, França, de 5 a 9 de Junho, onde conquistou 7 medalhas (3 Ouro, 3 Prata e 1 Bronze).
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 – 12:40:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...