18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Voleibol Sentado em Braga

 

[]
 

O Voleibol Sentado esteve presente no Parque de Exposições de Braga (Palácio de Exposições), como modalidade de demonstração, no decorrer do XI Torneio de Atletismo de Pista Coberta, competição destinada a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de escolas e instituições, organizada pela Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga (CLDE Braga) em colaboração com a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI) e a Associação de Atletismo de Braga (AAB).

Carlos Dias, Coordenador Nacional do Voleibol Escolar, explanou os objectivos do XI Torneio de Atletismo de Pista Coberta:
"Esta iniciativa da CLDE Braga - Desporto Escolar, com a colaboração da ANDDI e da Associação de Atletismo de Braga, surge como resposta a algumas solicitações que foram apresentadas no sentido de dar continuidade à experiência dos anos anteriores, de realizar uma competição de Atletismo para esta população especial, com características de estabelecer a superação, mas sem classificações.
Nesta edição, contámos com a participação de cerca de 430 alunos, oriundos de 27 escolas e instituições.
Este Torneio para muitos dos presentes foi uma primeira experiência de competição de atletismo, enquanto para outros foi uma oportunidade de renovar a experiência, aperfeiçoar anteriores prestações e rever amigos de outras escolas.
Os grupos de alunos/atletas estão divididos por sexo, escalão etário e tipo de deficiência e com as regras e adaptações necessárias às diferentes condicionantes dos atletas participantes".



Foto: ANDDI

O convite à Federação Portuguesa de Voleibol surgiu na continuidade de outras iniciativas anteriores e teve como objectivos a divulgação da modalidade e a promoção de uma actividade física demonstrativa/ocupacional para os alunos que estariam fora de competição.

"Todo o leque de actividades desenvolvidas para este tipo de população são consideradas como nucleares para o desenvolvimento de competências físicas e mentais, bem como, de uma forte componente social, de integração no meio e promoção de competências afectivas. O entusiasmo e a forma como abraçaram o Voleibol Sentado dá indicadores claros que o prazer de jogar e a promoção de algumas competências socioafectivas e físicas estão de mãos dadas. É uma modalidade muito bem recebida por todos os agentes educativos. Este torneio é um dos momentos mais esperados para muitos dos nossos alunos e este ano o Voleibol Sentado fez parte integrante deste momento festivo", concluiu.

O Voleibol Sentado, membro do Comite Paralimpico de Portugal (CPP), tem já agendadas mais actividades para o próximo mês:
5 de Março (sábado) - Demonstração - Olisipíadas Lisboa
9 de Março (quarta-feira) - Dia Paralímpico na Escola CPP - Gondomar
12 de Março (sábado) - Demonstração - Olisipíadas Lisboa
15 de Março (terça-feira) - Coloquio Dia Paralímpico na Escola CPP - Gondomar
16 de Março (quarta-feira) - Actividade (prática com os alunos das escolas envolventes) no Dia Paralímpico na Escola - CPP Gondomar
23 de Março (quarta-feira) - Actividade conjunta com a AVAL - Castro Verde
31 de Março (quinta-feira) - Demonstração no estabelecimento de ensino Infancoop - Caldas da Rainha

O processo de inscrição no Voleibol Sentado pode ser efectuado através do site oficial, onde está disponível toda a informação sobre este projecto federativo: www.fpvoleibol.pt/voleibolsentado

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:45:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...