18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Open de Portugal de Xadrez já supera os 250 inscritos

 

 

A uma dezena de dias do início do Open de Portugal 2018, tudo se conjuga para que este venha a ser o maior torneio de xadrez jamais realizado no nosso país. A cada dia que passa, a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), organizadora deste megaevento, que se realiza entre 3 e 9 de fevereiro, no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, tem vindo a receber novas inscrições, de tal forma que o lote de xadrezistas no Open subiu para os 252.
 
Os jogadores presentes no Open virão dos quatro cantos do Mundo, estando para já representados 40 países. Será mais um recorde, pois nunca um torneio de xadrez no nosso pais movimentou xadrezistas de tantas proveniências.
 
Os números enchem de orgulho a FPX, mas o objetivo da garantia da qualidade da prova também está claramente atingido, pois o Open reúne 18 grandes mestres, 26 mestres internacionais, duas grandes mestres femininas, três mestres internacionais femininas e 16 mestres FIDE. Todos estes titulados conferem à competição o estatuto de Open mais forte do mundo do mês de fevereiro.
 
O número 1 da prova é o grande mestre russo Anton Demchenko, jogador com 2671 pontos Elo na lista internacional de janeiro, que o colocam na 73.ª posição do ranking mundial. Demchenko é um dos quatro grandes mestres do “clube dos 2600” presentes no Open, juntamente com Tigran Ghamarian (França, 2614), Aleksandar Indjic (Sérvia, 2614) e Samuel Sevian (Estados Unidos, 2614). Este último, de apenas 17 anos, é considerado como um dos maiores talentos do xadrez mundial, ocupando o quarto lugar do ranking de Sub-18.
 
Como não podia deixar de ser, o contingente português no torneio conta com quase todos os melhores xadrezistas lusos em atividade, com destaque para os grandes mestres Luís Galego e António Fernandes e os mestres internacionais Rui Dâmaso e André Ventura Sousa.
 
O Open servirá também para atestar a evolução das nossas maiores esperanças. Neste particular, destacamos os Sub-16, liderados por José Francisco Veiga, o recém-coroado mestre FIDE (no Open de Sevilha, neste mês de janeiro), mas com os também promissores Bruno Martins, José Guilherme Santos e Daniel Fidalgo.
 
O calendário do Open de Portugal 2018 é o seguinte:

 

1.ª Jornada – 3 de fevereiro, às 14.30 horas

2.ª Jornada – 3 de fevereiro, às 19.30 horas

3.ª jornada – 4 de fevereiro, às 14.30 horas

4.ª Jornada – 4 de fevereiro, às 19.30 horas

5.ª Jornada – 5 de fevereiro, às 19.30 horas

6.ª Jornada – 6 de fevereiro, às 19.30 horas

7.ª Jornada – 7 de fevereiro, às 19.30 horas

8.ª Jornada -  8 de fevereiro, às 19.30 horas

9.ª Jornada – 9 de fevereiro, às  19.30 horas

 
No dia 10 de Fevereiro (Sábado) jogar-se-á, também no pavilhão do Casal Vistoso, a partir das 10 horas, o Open de Portugal na variante de partidas semirrápidas.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:02:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...