18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Contas finais elegeram campeões

Emoções, talento, espectáculo e consagrações. No palco privilegiado da praia da Lagoa de Albufeira, o Surf Clube de Sesimbra organizou, em simultâneo, no último sábado, a 3ª e derradeira etapa do Circuito Hurricane/SCS 2014 e a 2ªetapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa 2014. Duas competições, acompanhadas de perto por mais de meio milhar de espectadores, que reuniram, nas três especialidades em concurso, 82 participantes.

 

Em mais uma jornada de grande promoção da modalidade, com o carimbo de qualidade do SCS, a variante do Surf reservou sete provas (Open e Sub-18 – masculino e feminino, Sub-16, Sub-14, Sub-12), a que se somaram duas categorias de Skimboard (Open e Sub-16) e uma competição de Bodyboard Open.

 

Uma dezena de provas pontuáveis para os dois rankings envolvidos no SCS Wave Fest 2014 powered by www.scs-surfshop.com que, perante um cenário de céu nublado, mas com a temperatura da água convidativa e vento de Noroeste a proporcionar ondas de meio metro muitas vezes intercaladas com sets maiores, fecharam as contas da edição 2014 do Circuito Hurricane/SCS. Tal como habitualmente, a organização não deixou de destacar as melhores ondas ‘rasgadas’ pelos atletas. Três distinções premiadas com a marca "Seventy One Percent".

 

Surf

Chegar, ver, surfar e vencer. Foi assim a estreia do caparicano Miguel Costa na categoria de Surf Open. Contudo, nas contas do Circuito Hurricane/SCS, foi Nuno Carvalho, surfista que representa as cores do SCS, conterrâneo de Miguel Costa, a somar os pontos necessários se fixar no topo do ranking e assim assegurar o título, refira-se que Nuno Carvalho foi o 3.º classificado na etapa.

 

Nos Sub-18, a vitória pertenceu ao estorilista João Maló. Um triunfo que veio reforçar o seu bom momento competitivo. Quanto ao escalão etário dos Sub-16 sobressaiu o nome de Manuel Sampaio. O surfista de Carcavelos lutava pelo triunfo final do circuito do emblema sesimbrense e conseguiu. Venceu a etapa e o objectivo concretizou-se de forma incontestada. Por sua vez, nos Sub-14 as atenções dividiram-se. Por um lado, havia a questão do triunfo final do ranking e no outro a vitória na etapa. Gonçalo Mota acabou, fruto do segundo lugar na etapa, por conquistar o lugar final mais desejado do circuito do SCS, mas foi Guilherme Ribeiro quem esteve em particular destaque. O jovem caparicano de 12 anos, exibiu um surf talentoso e muito crescido, arrecadando sem mácula o merecido triunfo na etapa. Aliás, Guilherme Ribeiro foi um dos protagonistas maiores do evento, já que além dos Sub-14, levou ainda para casa o troféu de vencedor dos Sub-12.

 

Miguel Costa

 

Na competição nas ondas da praia da Lagoa, o SCS vincou a cada vez maior adesão de jovens, não só no masculino, mas também das surfistas. E, neste particular, veio da linha do Estoril a estrela maior. Kathleen Barrigão dominou as duas competições reservadas às ‘meninas’ (Open e Sub-18) com dois triunfos inteiramente justificados. Nas contas do ranking 2014, coube à promissora surfista sesimbrense Ana Almeida, que havia ficado em 3.º no Open, festejar a conquista do título.

 

Open

  1. Miguel Costa
  2. Diogo Rodrigues
  3. Nuno Carvalho
  4. Emanuel Embaixador

Feminino Open

  1. Kathleen Barrigão
  2. Marta Faleiro
  3. Ana Almeida
  4. Madalena Vieira

Feminino Sub-18

  1. Kathleen Barrigão
  2. Rita Brito
  3. Marta Ramirez
  4. Filipa Marquês

Sub-18

  1. João Maló
  2. Vasco Diniz
  3. Afonso Brito
  4. Gonçalo Xorincas
  5. Vasco Nicolau

Sub-16

  1. Manuel Sampaio
  2. Vasco Nicolau
  3. Simão Teixeira
  4. Gonçalo Vieira

Sub-14

  1. Guilherme Ribeiro
  2. Gonçalo Mota
  3. José Pereira
  4. Guilherme Novais

Sub-12

  1. Guilherme Ribeiro
  2. Afonso Candeias
  3. Tiago Bettencourt
  4. Vasco Cordeiro

Finalistas Bodyboard Open

Bodyboard


A especialidade criada por Tom Moorey, em 1971, tem no concelho sesimbrense praticantes de eleição e isso veio a revelar-se mais uma vez nesta competição. Manuel Gomes assegurou a vitória na etapa enquanto Bruno Franco, 3º classificado do Open, reuniu os pontos suficientes para chegar ao topo do ranking e conquistar o título.



Open

  1. Manuel Gomes
  2. Diogo Ferreira
  3. Bruno Franco
  4. Rodrigo Carrajola

 

Skimboard

 

Open e Sub-16 foram as duas provas em discussão nesta variante. O experiente Emanuel Embaixador chamou a si as melhores manobras e garantiu o triunfo na derradeira etapa do circuito local. Ricardo Dias, quedou-se pelo 3º posto da classificação do Open, mas acabou a celebrar a vitória no ranking.

 

Nos Sub-16 Francisco Vitoriano foi um vencedor total. Primeiro na etapa e semelhante desfecho nas contas finais do circuito.

Emanuel Embaixador

Open

  1. Emanuel Embaixador
  2. Valentin Ysnairsky
  3. Ricardo Dias
  4. Bernardo Lopes
  5.  

Sub-16

  1. Francisco Vitoriano
  2. Miguel Silva
  3. Miguel Marques
  4. Gonçalo Ramos

 

As melhores ondas

 

À margem das classificações das competições realizadas, o júri do evento voltou a premiar as melhores ondas nas três modalidades. Bruno Franco, com uma onda pontuada de 5.50 (Bodyboard); Emanuel Embaixador, onda de 7.00 (Skimboard), e Guilherme Ribeiro, onda de 6.50 (Surf) foram os distinguidos com os respectivos prémios patrocinados pelo "Seventy One Percent".

 

A entrega de prémios está agendada para o dia 18 de Outubro às 21h00, no Contraste Coffee Bar, em Sesimbra

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:51:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...