14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Caramulo Motorfestival recebe mais de 30 mil visitantes

Este fim-de-semana, mais de 30 mil pessoas foram até à Serra do Caramulo para participarem na 8.ª edição do Caramulo Motorfestival, um evento dedicado aos automóveis e motociclos. Veículos emblemáticos, como os portugueses Edfor (1937) e Alba (1952) e o espanhol Pegaso Z-102B (1953), clássicos e desportivos e motos de luxo encheram as ruas e subiram a mítica Rampa do Caramulo, registando um número recorde de participações na prova.

 

A edição deste ano contou com a participação de equipas compostas por membros de vários países nomeadamente Espanha, França, Reino Unido (Escócia), Suiça, Holanda e Brasil. O cantor Rui Veloso, um apaixonado por automóveis, também marcou presença e fez a Rampa do Caramulo ao volante do seu clássico Citroën DS.

 

Com um programa variado, que incluiu a rampa do campeonato nacional de montanha, uma feira de automobília, um rali de automóveis clássicos, passeios e concentrações de vários tipos de viaturas, exposições temporárias e quatro aviões acrobatas, o Caramulo Motorfestival fez as delícias não só aficcionados dos automóveis e motociclos, mas também das famílias.

 

De acordo a organização, “esta edição do Caramulo Motorfestival foi extraordinária. No ano em que o Museu do Caramulo celebra 60 anos tivemos a melhor programação de sempre e a maior adesão por parte de participantes e visitantes, demonstrando que o evento está mais vivo do que nunca!”

 

No Sábado, o Motorfestival prestou uma homenagem aos Bombeiros que combateram os incêndios no Caramulo, fazendo uma subida da rampa com alguns bombeiros e crianças na centenária auto-bomba Delahaye de 1913. Ainda durante o evento, num desafio lançado a todos os participantes e graças ao movimento cívico, foram angariados fundos para a aquisição de mais 8 mil árvores, juntando-as assim às 5 mil árvores oferecidas pela organização do evento e pelo Targa Clube, e que vão contribuir para a reflorestação da Serra do Caramulo, gravemente afetada pelos incêndios das últimas semanas.

 

Este ano o Prémio João Lacerda 2013, um prémio de carreira com o nome do fundador do Museu do Caramulo, uma das figuras mais relevantes da história do automobilismo em Portugal, distinguiu Ernesto “Nené” Neves.

 

No âmbito do Caramulo Motorfestival foi ainda inaugurada a exposição temporária “Rush”, do artista João Louro. A exposição pensada à volta de nove peças de arte, algumas inéditas, produzidas expressamente para esta exibição estará patente no Museu do Caramulo até 26 de Janeiro de 2014.

 

No que concerne a classificações Pedro Salvador, conquistou a primeira posição na Rampa do Caramulo (Campeonato de Portugal de Montanha). Salvador Patrício Gouveia ficou em primeiro lugar na prova Regularidade da Rampa Histórica do Caramulo, e nas restantes categorias os vencedores foram Carlos Fernandes, na Categoria Circuito; Joaquim Rino, na Categoria Fórmulas; António Nogueira, na Categoria GT; e Mário de Pais Sousa Jr, na categoria de Rali.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 – 20:20:34

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Campeonato Nacional WABBA Portugal & Hercules Olympia Portugal

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...