18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Carlos Sá fez palestra motivacional na ES Amares

Carlos Sá, um dos melhores e mais completos ultramaratonistas do Mundo esteve presente na Escola Secundária de Amares a convite do grupo de Geografia para uma palestra motivacional no passado dia 2 de Junho.

 

Não é todos os dias que se tem o privilégio de privar com os maiores nomes da atualidade seja em que área for, mas a convite do grupo de Geografia do Agrupamento de Escolas de Amares, tal foi possível e os alunos estiveram com um dos nomes maiores do Desporto Nacional da atualidade, e uma referência mundial na modalidade de ultra trail.

 

Atualmente Carlos Sá é detentor do recorde do mundo da ascensão e descida ao Aconcágua (montanha mais alta da América e também a maior fora dos Himalaias, com 6960 metros). Foi ainda em duas ocasiões 4º e 5º classificado na mais importante e emblemática ultramaratona do Mundo (Ultra Trail do Mont Blanc - prova com 170 km’s que atravessa 3 países em torno do maciço do Monte Branco), tendo também alcançado dois 4º lugares e melhor europeu  na ultra duríssima Marathon des Sables (250 km’s em autonomia total no deserto marroquino. Carlos Sá é reconhecido em todo o mundo pelos feitos alcançados nos últimos anos com grandes resultados tanto na selva como no deserto, em alta montanha ou na estrada, mas é sobretudo a vitória na mítica Badwater (prova com 217 km’s de extensão que percorre o deserto no Vale da Morte dos EUA, reconhecida como a prova física mais dura e extrema à face da Terra), que mais atenção lhe trouxe. A sua vitória correu mundo sobretudo às extremas condições com que se realizou. A temperatura mínima foi de 35ºC, tendo grande parte da prova decorrido com mais de 50ºC e com uma temperatura ambiente de cerca de 76ºC um metro acima do asfalto,

 

Ao longo das suas múltiplas viagens adquiriu conhecimentos e experiência que agora partilhou com os alunos da Escola Secundária de Amares. Na sua palestra Carlos Sá após um vídeo que mostra algumas das suas atividades outdoor em vários ambientes existentes à face da Terra e estudadas pelos alunos na disciplina de Geografia, motivou-os para a prática do desporto realçando a importância de uma alimentação equilibrada assim como de hábitos de uma vida saudável para um quotidiano mais feliz. Tendo o seu exemplo de vida como suporte (chegou a pesar 96 kg’s fruto de uma vida sedentária e a fumar dois  maços de tabaco por dia), evidenciou a importância da escola no futuro de cada um (o próprio voltou a estudar para terminar o 9º ano já depois dos 30 anos de idade e com dois filhos). Destacou ainda a montanha como um ambiente de eleição para as atividades ao ar livre e a necessidade de serem preservadas, assim como alguns dos recursos naturais que em regiões como aquela onde a escola está implantada existem em abundância (caso da água), mas que escasseiam noutras zonas zonas do globo (caso dos desertos).

 

Ao longo da sessão os alunos tiveram ainda oportunidade de colocar várias questões/curiosidades ao atleta, havendo a noção que mais tempo houvesse e o diálogo seria muito mais duradouro. Tudo acabou com uma efusiva e concorrida sessão de autógrafos e de fotografias para mais tarde recordar um momento seguramente único na vida dos presentes, ou não tivessem privado com um dos maiores nomes do desporto nacional na atualidade, e uma das maiores referências das ultras maratonas a nível mundial.

 

Como curiosidade este atleta de excelência só no ano de 2014 já participou  na The Coastal Chalenge (250 km’s em 6 etapas na selva da Costa Rica), na Ultra Caballo Blanco (México), na Marathon des Sables (Marrocos), no Azores Trail Run e na Quixote Legend Ultra Trail (154 km’s em 3 etapas em Espanha), esperando-se grandes desafios para os próximos meses.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:38:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...