13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

ABIMOTA prepara os dois primeiros laboratórios de bicicletas no Brasil

A ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, que possui o único Laboratório acreditado para Ensaios de bicicletas e componentes na Península Ibérica, venceu um concurso público internacional para preparar a acreditação dos dois primeiros laboratórios de bicicletas federais no Brasil. Apesar de ainda incipiente, o mercado brasileiro está em franco crescimento, sobretudo na área das bicicletas de desporto, fruto do espírito olímpico que já se sente no país. Manaus (capital do estado federal da Amazónia) e Teresina (capital do estado federal do Piauí) serão os primeiros municípios brasileiros a dispor de testes de acordo com as normas internacionais por serem também aqueles onde se concentra maior produção industrial na área das bicicletas.

 

Depois de, no ano passado, ter realizado a capacitação das equipas responsáveis pela montagem destes dois novos laboratórios, a ABIMOTA foi a entidade escolhida no âmbito de um concurso internacional lançado pelo projeto Econormas da Mercosul – Mercado Comum do Sul, do qual fazem parte Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (membros plenos) e Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru (membros associados). Este projeto faz parte do Programa Indicativo Regional (PIR) 2007-2013 para a cooperação da União Europeia com o Mercosul, inserindo-se o concurso na vertente RTyPECs, que visa promover a convergência normativa e regulamentadora e o fortalecimento das competências regionais de avaliação da conformidade de produtos.

 

Entre 23 de agosto e 15 de setembro, os técnicos da ABIMOTA estarão, assim, no Brasil com duas missões: acreditação dos dois laboratórios – que, neste momento, se encontram em fase de montagem – pela norma NP EN ISO 17025, relativa aos requisitos gerais de competência para Laboratórios de ensaio e calibração, que visa a harmonização de critérios. E, ainda, montar e validar procedimentos específicos dos testes a componentes e bicicletas, o que contribuirá para tornar os produtos mais confiáveis e tornar as trocas comerciais facilitadas, beneficiando a economia dos estados da Amazónia e do Piauí.

 

Este projeto reforça o volume de negócios do Laboratório de Ensaios da ABIMOTA (LEA) proveniente dos mercados internacionais, que representam já 20% da faturação. Recorde-se que a internacionalização dos seus serviços, em particular nas áreas das bicicletas, componentes e capacetes, faz parte da estratégia da associação até 2020. O plano passa por consolidar a participação da ABIMOTA em redes internacionais de ID+I e de normalização.

Periodicidade Diária

sábado, 20 de julho de 2019 – 22:03:45

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...