14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Metro da Alameda com rastreios à Diabetes

 

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) promove, a 12 de Novembro entre as 09h00 e as 19h00, rastreios gratuitos na Estação de Metro da Alameda.

 

Esta acção, que decorre por antecipação ao Dia Mundial da Diabetes, pretende alertar e sensibilizar a população para a Diabetes Tipo 1 e Tipo 2.

 

Como comenta Carlos Neves, presidente da AJDP “mais de um milhão de portugueses tem Diabetes, mas cerca de metade não sabe que tem. É importante informar as pessoas sobre esta condição e descortinar alguns mitos que, infelizmente, ainda existem relativamente à Diabetes. Apelamos a todos que passem no Metro da Alameda e participem neste rastreio de Glicemia.

 

A iniciativa conta com a colaboração de voluntários da AJDP e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e, ainda, com o apoio da Bayer.

 

Rastreios à Diabetes no Metro da Alameda

Local: Estação de Metro da Alameda

Data: 12 de Novembro

Hora: 09h00 e as 19h00

 

A diabetes

 

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal  13,1% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%).

 

A Diabetes tipo 1 afectava, em 2014, 3.365 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2014 foram detectados cerca de 18 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

 

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2014 do Observatório Nacional da Diabetes

 

 

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens diabéticos a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org/index.phpou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos?ref=ts

Periodicidade Diária

quarta-feira, 13 de novembro de 2019 – 09:56:51

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...