14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

União Humanitária dos Doentes com Cancro assinala Dia Nacional do Não Fumador com Rastreios aos Pulmões

 

A União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) assinala o Dia Nacional do Não Fumador, 17 de Novembro, com rastreios aos pulmões das 12h00 às 18h00, no Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, em Lisboa.

 

A UHDC promove esta campanha de prevenção do cancro do pulmão com o objetivo de alertar a população para os malefícios do tabaco e evidenciar os efeitos nocivos que o monóxido de carbono tem sobre o organismo. A associação sem fins lucrativos incentiva as pessoas a não fumar e a adotar um estilo de vida saudável, de forma a contribuir para a diminuição dos índices de mortalidade do cancro em Portugal.

 

Cláudia Costa, porta-voz da UHDC, refere que “o tabagismo é o principal fator de risco para o cancro do pulmão, a principal causa de morte por doença oncológica nos países ocidentais. Nesse sentido, o primeiro passo para diminuir este risco deve ser deixar de fumar. Par além disso, a probabilidade de cancro do pulmão em fumadores é 15 vezes superior à dos não fumadores.”

 

Em Portugal, segundo um estudo do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Outubro deste ano  cerca de 90% dos casos do cancro do pulmão estão associados ao tabagismo. O Relatório doObservatório das Doenças Respiratórias indica-nos que em 2013 morreram 4336 portugueses por cancro da traqueia, dos brônquios e do pulmão, o que representou um aumento de 35,7% em relação a 2007.

 

"O consumo do tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir" e "Não Fume! Por si. Pela sua família. Pela sua Saúde e pela dos que o rodeiam" são os lemas deste rastreio.

 

Data: 17 de Novembro 2015

Hora: entre as 12h00 e as 18h00

Local: Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, na Rua da Quinta do Loureiro à Av. de Ceuta, Lote 11 - Loja 2, em Lisboa, para serem rastreadas.

 

Sobre a União Humanitária dos Doentes com Cancro

 

A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos. Fundada em 7 de Abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema “Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós”, a União tem como primeiro objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas, beneficiando assim milhares de doentes com cancro mais carenciados.

 

A União foi pioneira no nosso país na criação de 4 diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Em termos de saúde pública, a União é membro efetivo do Grupo Técnico Consultivo da Direcção-Geral da Saúde.

Periodicidade Diária

domingo, 25 de agosto de 2019 – 12:13:24

Pesquisar

 

20 de agosto

2005 - 2019, são 14 anos


- quase 3 milhões de fotos

de cerca de 60 desportos diferentes

 

- aproximadamente 46.000 notícias

de cerca de 225 desportos diferentes

 

- e muito mais
 

tudo

Ao Serviço do Desporto em Portugal

Obrigado aos nossos leitores!

 

 

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...